sábado, 11 de novembro de 2023

FRANCISCO SOUTO NETO no ano 1998 (PARTE 21).

 

Francisco Souto Neto em 1998 aos 55 anos.

 

Francisco Souto Neto em 2015.

 

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2 de setembro de 2023:

80 ANOS ESTA NOITE

PARTE  21

recordando 

o ano de 1998

 

 

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FRANCISCO SOUTO NETO no ano de 1998, através de antigos recortes de velhos jornais (e de algumas fotografias).

10 de agosto de 2013

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O ANO DE 1998

 

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Francisco Souto Neto em 1998.

No ano seguinte ao falecimento de minha mãe, afastei-me das atividades sociais. Eu estava aposentado há sete anos. Tânia Dallegrave Góes, com apoio de Ana Cristina Rank, ocupava agora a gerência do Espaço Cultural Banestado, e me convidou para fazer parte da Comissão Julgadora do XIV SBAI – Salão Banestado de Artistas Inéditos. Foi um dos dois únicos convites que aceitei em todo ano. Mantive durante 1998 a minha coluna “Expressão & Arte”, já no seu 11º ano de publicação nas páginas do Jornal Indústria & Comércio. Entretanto sem entusiasmo publiquei apenas um assunto por semana e reduzi minha coluna a um canto de página.

No dia 20 de março minha amiga Anita Zippin surpreendeu-me com uma crônica muito sensível, que ela intitulou "Um álbum para Edith", subtitulada com "Coloquei o tempo na palma da mão, e ele escorreu, em busca de salvação". 

 

Essa crônica, que está colada acima, foi um homenagem à memória de minha mãe, falecida no ano anterior, escrita com tal delicadeza que me sensibilizou profundamente. Por esse motivo, coloco-a em meio a este meu texto de abertura para o ano de 1998, para que possa ser lida por quem quiser mergulhar nas palavras de Anita, escritas com tanta amizade e empatia.

1998 foi um ano em que pouco saí, preferindo ficar em casa para receber as visitas de muitos amigos.


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RECORTES

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Souto Neto refere-se no Jornal I&C ao falecimento de Poty Lazzarotto

1ª ILUSTRAÇÃO ACIMA – Francisco Souto Neto publica no Jornal I&C de 3 a 5 jul. 1998, na sua coluna “Expressão & Arte” a matéria “Poty e os tesouros mais autênticos”. Legenda da ilustração original: “Em agosto de 1990 na Galeria Banestado, tempos felizes. Em pé, Alice Varajão, Francisco Souto Neto e Marly Meyer Araújo; sentados, Poty Lazzarotto e Vera Munhoz da Rocha Marques. À direita, pregadas nas portas do armário, duas colunas ‘Expressão & Arte’, do Jornal I&C. Foto Clarissa Lagarrigue”. 

Endereço da coluna acima, acrescido de algumas das belas fotografias tiradas na ocasião:

http://fsoutoneto.wordpress.com/2013/07/23/expressao-arte-por-francisco-souto-neto-curitiba-3-a-5-jul-1998-p-b6/


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Crônica de Anita Zippin: “Na xícara de Dom Pedro II”

2ª ILUSTRAÇÃO ACIMA – Anita   Zippin visita Souto Neto e escreve a crônica denominada “Na xícara de Dom Pedro II”, na qual a autora revela as impressões da sua visita, que publica no Jornal Indústria & Comércio de 24 de julho de 1998:

Na xícara de Dom Pedro II

Anita Zippin

“Aprender a ver é a mais longa aprendizagem de todas as artes (Edmond Goucourt)”

Na xícara de D. Pedro II… a tarde abençoava o diálogo entre dois verdadeiros amigos, onde a conversa pura, sincera, foi a tônica de um lugar encantador.

Na xícara de D. Pedro II… cintilavam os cristais, bem como o espelho centenário emoldurado pelas mais belas telas, todas com história especial para contar ou para guardar no lugar especial ao lado esquerdo do peito, onde os amigos fazem morada.

Na xícara de D. Pedro II… a câmera fotográfica passeava pelo denso e luxuoso tapete, a marcar o momento onde duas pessoas iriam largar as encenações necessárias à sobrevivência e iriam falar em paz, sobre a bondade, a verdade, o amor aos ancestrais, o respeito pelas expressões culturais, o encanto pela Sétima Arte.

Na xícara de D. Pedro II… o Palácio Iguaçu começava a acender as luzes para que a bandeira verde e amarela tremulasse, talvez desejando a todos os que ali permaneciam trabalhando, a melhor das inspirações em momentos de decisão.

Na xícara de D. Pedro II… um piano se calava, saudades de quem o afagava ou mesmo aplaudia aqueles que ali vinham colocar a inspiração no ar, a senhora que hoje é uma lembrança, doce lembrança que ocupa todos os espaços, desde os luxuosos móveis até o simpático jardim com plantas exóticas.

Na xícara de D. Pedro II… os amigos comemoraram o encontro, bem como a alegria de estarem a conversar ao redor de um delicioso café e “petit four” a lembrar os tradicionais cafés de Buenos Aires, não sem antes passarem, em pensamento, pela Praça 9 de Julho, pelo canhão do Clube Militar, pelos maravilhosos afrescos da Galeria Pacífico.

Na xícara de D. Pedro II… os planos culturais permaneceram em primeiro lugar, os valores morais e espirituais aprendidos na casa paterna puderam aparecer bem, uma vez que duas almas parecidas falavam do mundo, como se acreditassem em outras vidas, razão para diminuir as saudades sentidas pelos que já foram morar nas estrelas.

Na xícara de D. Pedro II… os amigos fizeram um brinde à paz mundial, sonhando um dia poder encontrar todos felizes, alegres, sadios, sabedores de que o final do século é um espelho para que os erros do passado jamais se repitam.

Na xícara de D. Pedro II… existiu o até-breve, o abraço fraterno de quem sabe diferenciar amigos de conhecidos, e com um sorriso espontâneo como se no local tivesse ímã, tal era a vontade de ali permanecer para sempre, sentindo um oásis de calmaria no meio da tormenta, ela partiu.

Na xícara de D. Pedro II… ficou a marca daquele momento invejado pelas melhores películas, como o encontro de duas essências que algum dia resolveram se encontrar e nunca mais se desprender, como se já fossem eternos conhecidos.

Na xícara de D. Pedro II… ah!, na xícara de D. Pedro II… ficou o ouro e a prata a simbolizar a sensibilidade que pode unir pessoas estranhas como se fossem os maiores parentes.

Será que ao tomar café naquela xícara, D. Pedro II conseguiu ser tão feliz?

N.A.: dedicado ao advogado e jornalista Francisco Souto Neto, o amigo perfeito para apreciar uma histórica xícara de café. E muito mais…


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Souto Neto em “Expressão & Arte” refere-se ao XIV SBAI

3ª ILUSTRAÇÃO ACIMA – Na coluna “Expressão & Arte” de 11 a 13.9.1998, Francisco Souto Neto refere-se às inscrições abertas para o XIV SBAI – Salão Banestado de Artistas Inéditos:

Abertas as inscrições para o XIV Salão Banestado de Artistas Inéditos

Estão abertas as inscrições para o 14º SBAI – Salão Banestado de Artistas Inéditos, uma promoção anual realizada pelo Banestado através da ACB – Associação Cultural Banestado, com o objetivo de estimular, documentar, integrar, premiar e difundir os artistas plásticos em fase de desenvolvimento.

O 14º SBAI está aberto a quaisquer artistas radicados no Paraná que ainda não tenham realizado exposições individuais em espaços de reconhecido nível e nem tenham sido premiados em certames artísticos oficiais.

Serão aceitas duas obras em quaisquer técnicas, com datas não anteriores a 1997. As obras bidimensionais não poderão ter área superior a um metro quadrado, e as tridimensionais (esculturas) não poderão ultrapassar 0,70 x 0,70 x 0,50 m.

As inscrições serão feitas em fichas próprias fornecidas pelos organizadores, assinadas e acrescidas de currículo do participante. As despesas de transporte correrão por conta do próprio artista, ficando o Banestado isento de responsabilidades.

Serão conferidos três prêmios de aquisição, nos valores de dois mil reais, mais dois de mil reais cada.

O 1º SBAI realizou-se em novembro de 1983, na sala de exposições do SENAC, porque naquela época o Banestado não tinha ainda inaugurado a sua galeria de arte (hoje Espaço Cultural Banestado). Idealizado por Francisco Souto Neto (no que foi coadjuvado por Tadeu Petrin), então assessor da diretoria do Banestado, contou com o apoio do diretor Octacílio Ribeiro da Silva que, por sua vez, obteve o deferimento do então presidente Léo de Almeida Neves. Os três artistas premiados no 1º SBAI foram Heloísa Machado Moreira (de Jacarezinho), Rubens Faria Gonçalves (de Curitiba) e Dorothy de Souza Rocha (de Ponta Grossa), que podem ser vistos na fotografia que ilustra este texto.

A atual diretoria do Banestado e a sua presidência dão mostras de que, mesmo nestes tempos difíceis, o banco oficial paranaense continua dando apoio às causas da cultura, o que faz sem despesas, que conta com o apoio financeiro da ACB e da Lei de Incentivo à Cultura.

Nossos aplausos ao Banestado pelo seu interesse em dar continuidade ao certame, o SBAI, tão importante para os artistas paranaenses em estágio de desenvolvimento, e um voto de louvor ao SENAC que há 15 anos possibilitou a primeira realização do Salão Banestado de Artistas Inéditos.

As inscrições para o SBAI prosseguirão abertas até às 17 horas do dia 8 de outubro. O resultado da seleção dos inscritos será divulgado no dia 22 daquele mês e a abertura do Salão ocorrerá no dia 2 de dezembro de 1998, na Rua Marechal Deodoro, 333.

Ilustração original: Na sala de exposições do SENAC foram premiados em 1983 os três vencedores do 1º SBAI: Heloísa Machado Moreira, Rubens Faria Gonçalves e Dorothy de Souza Rocha.


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Notícia de coluna social

4ª ILUSTRAÇÃO ACIMA – Coluna de Cláudio Manoel da Costa, no jornal O Estado do Paraná de 18.9.1998. Legenda da fotografia: “Os artistas plásticos Wilsinho e Reny Coelho Netto, com o jornalista e crítico de arte Francisco Souto Neto, na mostra coletiva de pintura e desenho, no Espaço Cultural Banestado. (Foto: Alice Varajão)”.

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Fragmento do catálogo do XIV SBAI – Salão Banestado de Artistas Inéditos

5ª ILUSTRAÇÃO ACIMA – Francisco Souto Neto é convidado para compor a comissão julgadora do XIV SBAI. O fragmento do catálogo, acima, contém fotografia dos cinco membros da comissão julgadora (Lirdi Jorge, Dulce Osinski, Francisco Souto Neto, Nilza Procopiak e João Henrique do Amaral). Diz o detalhe: “Francisco Souto Neto – Advogado e jornalista, trabalhou no Banestado como Inspetor, Assessor de Diretor e Assessor cultural da Presidência, quando criou o SBAI e o Museu Banestado. Assina coluna de crítica no Jornal Indústria & Comércio. Foi conselheiro do Sistema Paranaense de Museus e do Conselho de Cultura da Telepar, e Diretor da Sociedade de Amigos dos Museus”.

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Notícias sobre o XIV SBAI

6ª ILUSTRAÇÃO ACIMA – Notícia publicada pelo Jornal do Estado de 2.12.1998, sob o título “Sbai abre as portas para novos talentos” (Caderno Espaço 2, p. d4):

SBAI abre as portas para novos talentos

Salão Banestado de Artistas Inéditos, que começa hoje, teve 519 trabalhos inscritos e 72 selecionados

Começa hoje o 14º Salão Banestado de Artistas Inéditos (SBAI), às 19h, no Espaço Cultural Banestado. Além da abertura da exposição, serão entregues prêmios aos arrtistas escolhidos pelo júri. O SBAI mostra trabalhos de artistas que nunca realizaram exposições. [O correto seria: “O SBAI mostra trabalhos de artistas que nunca foram premiados em certames oficiais ou de reconhecido nível]. O salão acontece anualmente e a única exigência para os artistas se inscreverem é que tenham conta bancária no Banestado.

Neste ano, foram 519 obras inscritas por 263 artistas. Os membros do júri levaram dois dias para realizar a pré-seleção de 72 obras de 38 artistas. A comissão foi composta por Dulce Osinski, Francisco Souto Neto, João Henrique do Amaral, Lirdi Müller [Lirdi Jorge] e Nilza Procopiak.

Entre os 38 artistas selecionados, quatro receberam o prêmio aquisição no valor de 1mil. São eles Ângela Pilotto, Jamile de Paula, João Carlos Weschollek e Maurício Benega. O artista Wagner Costa Lima recebeu uma menção especial.

Ilustração original: Ângella Pilotto fotografa a obra que expõe no Salão Banestado de Artistas Inéditos: a artista foi uma das quatro premiadas neste ano”.


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Notícias sobre o XIV SBAI

7ª ILUSTRAÇÃO ACIMA – Coluna Arte e Cultura, de Enio Puccini (Jornal do Estado de 9.12.1998). Legenda da fotografia: “Francisco Souto Neto, Tânia Góes, Lirdi Müller [Lirdi Jorge], Suzana Lobo, Elizabeth Turin e Ana Cristina Rank na abertura do 14º SBAI. Foto Alice Varajão”.

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Notícias sobre o XIV SBAI

8ª ILUSTRAÇÃO ACIMA – Coluna Anotações, de Alice Varajão (Jornal O Estado do Paraná de 13.12.1998). Legenda da fotografia: “Suzana Lobo (representando a Secretaria de Estado da Cultura), Francisco Souto Neto, Elizabeth Turin dos Santos, Lirdi Jorge, Ana Cristina Rank e Tânia Dallegrave Góes na abertura do 14º Salão Banestado de Artistas Inéditos”.

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Notícias sobre o XIV SBAI

9ª ILUSTRAÇÃO ACIMA – Coluna de Iza Zilli (Jornal do Estado de 17.12.1998). Legenda da fotografia: “Luiz Antônio Guinski, Francisco Souto Neto, Lirdi Jorge”.

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14º Salão Banestado de Artistas Inéditos

10ª ILUSTRAÇÃO ACIMA – A capa do convite e catálogo do 14º Salão Banestado de Artistas Inéditos.

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14º Salão Banestado de Artistas Inéditos

11ª ILUSTRAÇÃO ACIMA – O  convite-catálogo aberto, do 14º Salão Banestado de Artistas Inéditos.

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14º Salão Banestado de Artistas Inéditos


12ª ILUSTRAÇÃO ACIMA – A parte superior do catálogo, que relaciona os membros da comissão julgadora do 14º Salão Banestado de Artistas Inéditos: Lirdi Jorge, Dulce Osinski, Francisco Souto Neto, Nilza Procopiak e João Henrique do Amaral, e transcreve a ata de julgamento.

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14º Salão Banestado de Artistas Inéditos

13ª ILUSTRAÇÃO ACIMA – A parte central do catálogo, onde são relacionados os artistas premiados no 14º Salão Banestado de Artistas Inéditos.

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14º Salão Banestado de Artistas Inéditos

14ª ILUSTRAÇÃO ACIMA – A parte inferior do catálogo, onde são relacionados os artistas selecionados para o 14º Salão Banestado de Artistas Inéditos: Ana Cláudia Garcia Sakae, Ana Íria de Freitas, Ana Paula Nicaretta Beltrame, Ariane Raggio, Camila Ribeiro, Camilla Carpenazzi, Cely Andreola, Christopher Zoellner, Cristina Jardim, Dani, Delza Faria Lima, Elisabete Lacerda, Emerson Oliveira, Fábio Belém, Fábio Gimovski, Fábio José Basile, Henrique Serra, Issam Helou, João Gustavo Garcia, Lemes, Leslie Jacob, Luís Moreira, Marcelo Pereira, Marlon de Azambuja, Marco Antônio Marcon, Mary Stella Penovich, Melissa Gurek, Paulo Sérgio Silvestre, Soraia Savaris, Todt, Vinícius, Wilma Barsotti, Ziothovski.

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14º Salão Banestado de Artistas Inéditos

15ª ILUSTRAÇÃO ACIMA – A contracapa do catálogo-convite do 14º Salão Banestado de Artistas Inéditos, que menciona o nome do presidente do Banestado (Manoel Campinha Garcia Cid), das responsáveis pelo Espaço Cultural Banestado (Ana Cristina Rank e Tânia Dallegrave Góes), do projeto gráfico (Eduardo Nascimento) e crédito fotográfico (Alice Varajão).

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41 FOTOGRAFIAS QUE MARCARAM O ANO DE 1998:


Foto 1:

Jeanine Maria Egg, Rubens Faria Gonçalves e Beatriz Kloss, as primeiras visitas que Francisco Souto Neto recebe em 1998.

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Foto 2:

A visita de Grazinha (Graziela Pinto Maia) e sua filha Márcia Maia da Cunha.

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Foto 3:

Visita de Lourdes (Luh Pinheiro).

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Fotos 4, 5, 6:

Acima há três fotografias sobrepostas: a primeira de 1966, a segunda de 1973 e a terceira de 1989. Trata-se de uma mesma planta, na qual desabrocha geralmente uma vez por ano a flor hata. Na data em que o álbum foi montado, 1998, a planta já existia na casa de Francisco Souto Neto há mais de 40 anos. No ano em que este blog está sendo montado (2023), a mesma planta continua existindo e florescendo anualmente durante o verão. Portanto, a mesma planta continua viva, e produzindo a hata, há cerca de 65 anos. A hata (ou dama da noite) foi o tema do filme “A Flor que não Morreu” (“Green Mansions”) dirigido por Mel Ferrer cuja estreia ocorreu em 1959, estrelado por Audrey Hepburn e Anthony Perkins. Palavras da trilha sonora: “A hata! Vive durante apenas uma lua e depois desaparece… Mas não morre; desabrocha novamente, no mesmo instante, em outra parte da floresta. Quando ela some não há motivo para tristeza; existe ainda, não muito longe”. O filme é norte-americano, com música de Villa-Lobos.

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Fotos 7 e 8:

Em março de 1998 desabrocha uma hata, e Francisco Souto Neto efetua colheita… (vide Fotos 9, 10 e 11).

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Fotos 9, 10, 11:

…e Souto colhe a hata, levando-a à memória dos seus pais.

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Fotos 12, 13, 14:

Francisco Souto Neto recebe a visita de Mazé Mendes. Na foto 13, a tela da autoria da artista plástica, adquirida por Souto nos anos 80. Na foto 14, a tela reproduzida no livro “Mazé Mendes, Traço & Cor – Travessia de um Tempo”, e na contracapa da revista Gráfica nº 5.

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Fotos 15, 16, 17:

As visitas das sobrinhas Dione Mara Souto da Rosa e Rossana Souto da Rosa, com suas respectivas filhas Isabelle Edith Aguilar da Rosa e Marion Souto da Rosa Lemes.

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Fotos 18, 19, 20:

A visita de Ivone Souto da Rosa (irmã de Souto Neto) com sua filha Dione Mara e neta Isabelle.

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Fotos 21, 22, 23:

Francisco Souto Neto recebe Anita Zippin e usam as xícaras que pertenceram ao Visconde de Souto, nas quais D. Pedro II e o Visconde tomavam café.

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Fotos 24, 25, 26:

Francisco Souto Neto, Ivone Souto da Rosa e Rubens Faria Gonçalves vão à Rua Arary Souto (pai de Souto Neto e Ivone) que se inicia na Av. Paraná, em oposição à Rua Fernando de Noronha (Curitiba). Na primeira foto acima, vê-se o primeiro quarteirão da Rua Arary Souto, por onde desce um carro. As duas fotos seguintes são da Av. Paraná, quase esquina com a Rua Arary Souto.

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Foto 27:

Souto Neto recebe o primo Eder Loureiro.

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Foto 28:

Francisco Souto Neto

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Foto 29:

Francisco Souto Neto

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Foto 30:

Francisco Souto Neto

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Foto 31:

Wilson Pereira (com sua esposa Regina) visita Souto para convidá-lo à sua exposição.

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Foto 32:

Durante a exposição de Wilson Pereira e Reny Coelho Netto no Centro Cultural Banestado, Tânia Dallegrave Góes e Ana Cristina Rank, sabendo que aquele dia é aniversário de Francisco Souto Neto, preparam-lhe uma festa-surpresa, incluindo um bolinho e vela (surpresa inesquecível). Foto de Alice Varajão.

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Foto 33:

Francisco Souto Neto apaga a vela na festa-surpresa de seu aniversário (referida na foto 33). A partir da esquerda: Reny Coelho Netto, Francisco Souto Neto, Ana Cristina Rank, Wilson Pereira e Tânia Dallegrave Góes. Alice Varajão fotografou.

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Foto 34:

No dia 7 de setembro, a cavalaria desfilando.

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Foto 35:

A visita de Marlene Sant’Anna.

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Foto 36:

A visita de Janete Mehl. 

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Foto 37:



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Foto 38:

 

Francisco Souto Neto como Papai Noel, com as sobrinhas Marion Souto da Rosa Lemes e Isabelle Edith Aguilar da Rosa.

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Foto 39:

Réveillon, comemorando a chegada de 1999: Souto e Rubens Gonçalves.


 

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2 de setembro de 2023:

80 ANOS ESTA NOITE

CONTINUA NA

PARTE  22

O ano de 1999

 

 

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Francisco Souto Neto em 2023 aos 80 anos.


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