quinta-feira, 28 de setembro de 2023

FRANCISCO SOUTO NETO no ano 1990 (PARTE 12).

Francisco Souto Neto aos 47 anos.

===ooOoo===

 

 

2 de setembro de 2023:

80 ANOS ESTA NOITE

PARTE  12

RECORDANDO

O ANO 1990

 

 

===ooOoo===

 

 

FRANCISCO SOUTO NETO no ano de 1990, através de antigos recortes de velhos jornais (e de algumas fotografias).

.

O ANO DE 1990

 

Este foi um ano de profundas decepções no Brasil, com a eleição de Fernando Collor de Mello para a presidência da República, que se autocognominava "Caçador de Marajás". No ano anterior, eu e minha mãe assistíamos a um discurso seu pouco antes das eleições, e Collor, entusiasmado com sua própria fala, levantou os dois braços com os punhos fechados e sacudiu-os com vigor. Minha mãe disse-me: "Ai... quando faz assim, não é bom". E não era mesmo. No seu primeiro dia de governo, "confiscou" todas as poupanças depositadas em bancos e também os valores das contas correntes, deixando apenas o equivalente ao que seria, agora em 2023, a uns 5 mil reais à disposição de cada brasileiro. Era um valor insignificante, difícil de acreditar e aceitar: daria para pagar o condomíno, o gás, o telefone, e comer durante menos de um mês. Coitados daqueles que tinham alguma dívida. Eu estava negociando a compra de um apartamento e os meus planos, claro, naufragaram instantaneamente. Tive um enorme prejuízo, pois todas as minhas economias evaporaram. Com a passagem dos meses houve até suicídios no país, tratados posteriormente em livros e até em filmes. Apresentado como "caçador de marajás", como uma espécie de mito para "salvar" o Brasil, Collor mostrou-se mergulhado na corrupção. Além disso, sua infame superministra Zélia Cardoso de Almeida era uma mulher repugnante que dizia coisas absurdas, mais ou menos do tipo: "Estão achando ruim terem o dinheiro 'confiscado'? Bem feito, para aprenderem". Collor, o primeiro presidente eleito após a ditadura militar, foi cassado em apenas dois anos, acusado de corrupção até mesmo pelo próprio irmão. Seria uma dolorosa lição, com muito sofrimento, para os brasileiros aprenderem a não acreditar nas bravatas ultra direitistas e promessas de pretensos "mitos" candidatos às eleições. Até a este 2023 passaram-se mais de 30 anos desde aquele governo doentio... mas é uma pena que o povo não tenha aprendido a lição. Talvez por ignorância, talvez por fanatismo mesmo, o que é uma pena para todos. Ao eleitor brasileiro seria necessário sempre desconfiar da fala enganadora dos tais "mitos". 

Como nos anos anteriores, os recortes de jornais de 1990 começam com notícias sobre o Salão Banestado de Artistas Inéditos, agora em sua sétima edição. No álbum de 1990, os recortes de jornais encontram-se bem mais agrupados do que em anos anteriores, praticamente uns sobre os outros, porque foi a maneira que, naquela época, achei que poderia acomodar um pouco melhor, no álbum de fotografias, o enorme volume de papéis. Outro diretor do Banestado, José Tarcizo Falcão, teve a brilhante ideia de, após o término da mostra na Galeria Banestado, transferir a exposição inteiramente à Pontifícia Universidade Católica onde realizava-se a VIII Assembleia Luterana Mundial, com representação de dezenas de países e milhares de visitantes e com a presença de 80 jornalistas estrangeiros. Assim o SBAI tornou-se, naquele ano, um evento internacional. 

Apesar de exausto pelo excesso de trabalho, realizei o meu programa semanal "Expressão & Arte no Rádio" que fazia sucesso na Rádio Estadual e que ia ao ar, ao vivo, aos sábados. O presidente Sale Wolokita manteve o convite para que eu me preparasse para adaptar o programa radiofônico em televisão. Fatigado, se eu não tinha tempo nem para mim mesmo, como iria apresentar um programa de televisão nas manhãs de sábado ou domingo? Eu não queria interromper a minha coluna nos jornais e na revista Charme, e perguntava-me como conciliar tudo isso ao meu trabalho no Banestado durante os cinco dias úteis da semana? Era um problema que eu precisaria equacionar.

VENCEDOR DE CONCURSO LITERÁRIO

E INDICAÇÃO PARA A SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

Entretanto participei de um concurso literário e fui classificado em 1º lugar. Em 2º lugar ficou Júnia Amaral Correia de Andrade e em 3º lugar Maria da Conceição Soranço Buzelin. Meu amigo o escritor Wilson Bóia, do Centro de Letras do Paraná, não foi classificado, mas recebeu um "prêmio especial".

Mesmo assim, ainda assumi mais um trabalho "ars gratia artis": René Dotti, Secretário de Estado da Cultura, empossou-me como conselheiro do Sistema Paranaense de Museus e passamos a reunir-nos na Secretaria da Cultura com meus demais pares do Conselho. 

Mais surpreendente foi que no fim do ano, quando se aproximava o final do Governo Álvaro Dias e já com Roberto Requião vencedor das eleições, portanto como "governador eleito" (naquele tempo o novo governador assumia em março do ano seguinte à sua eleição), começaram as especulações de  nomes para as Secretarias de Estado.  Para minha surpresa, meu nome começou a ser citado como um dos possíveis candidatos a ocupar a Pasta da Cultura.  

Em média, no ano de 1990, a cada dois dias algum jornal continuou publicando uma nota ou notícia sobre minhas atividades profissionais, meu trabalho ou atividades sociais, e a cada três dias, também em média, uma fotografia minha foi divulgada na imprensa do Paraná (não computadas, obviamente, as minhas fotos que saíam nos cabeçalhos das minhas próprias colunas). Hoje isso parece-me impressionante. 1990 foi um ano emblemático pela exagerada multiplicação dos meus encargos de trabalho, uma fatigante e incessante roda-viva.

Neste ano casou-se minha sobrinha Rossana Souto da Rosa com Iron Lemes e nasceu minha primeira sobrinha-neta, Marion Souto da Rosa Lemes.  

As dez fotografias abaixo, que abrem estas memórias, antecedendo-se aos recortes de jornais, sintetizam os acontecimentos:

 

1 – O SBAI – Salão Banestado de Artistas Inéditos firma-se como um dos mais importantes eventos das artes plásticas no Paraná:


 

===ooOoo===

 

2 – Após um mês de exposição na Galeria de Arte Banestado, Souto Neto prorroga o prazo da exibição do VII SBAI, estendendo-o ao campus universitário da PUC/PR, onde se realizava a VIII Assembleia Luterana Mundial, um evento coberto por 80 jornalistas estrangeiros do mundo todo. Foi, por assim dizer, a internacionalização do Salão Banestado: 



===ooOoo===

 

3 – A sobrinha de Souto Neto, Rossana Souto da Rosa, noiva lindíssima, casa-se em Ponta Grossa com Iron Lemes:


 

===ooOoo===

 

4 – Francisco Souto Neto faz uma careta de desgosto ao ver-se roubado pelo “Plano Collor”, dos infames presidente Fernando Collor de Mello e ministra Zélia Cardoso de Mello: 



===ooOoo===

 

5 – Charles Chaplin (Berlim Júnior) é quem recebe os convidados do Souto na sua festa de aniversário. Na foto estão: Arthur Armellini Júnior, Dione Mara Souto da Rosa, Robert Jan Bowles, Regina Romano Bowles, Berlim Júnior (Charles Chaplin), Linete Armellini, Edith Barbosa Souto, Maria da Graça Aguiar Trény (Grací Trény), Francisco Souto Neto. 



===ooOoo===

 

6 – Francisco Souto Neto no Palácio Iguaçu, após reunião com o governador Álvaro Dias, representando o presidente do Banestado (na foto abaixo, com um assessor do governador):


 

===ooOoo===

 

7 – Nasce Marion Souto da Rosa Lemes, primogênita de Rossana e Iron:


 

===ooOoo===

 

8 – A família da recém-nascida Marion, pelo lado materno: a avó Ivone Souto da Rosa, a bisavó Edith Barbosa Souto, a mãe Rossana Souto da Rosa Lemes, o pai Iron Lemes, a tia Dione Mara Souto da Rosa e o tio-avô Francisco Souto Neto. Na parede, retrato do bisavô Arary Souto em ost do artista plástico e retratista Antonio Macedo:


 

===ooOoo===

 

9 – Ivone Souto da Rosa e Dulci Col da Rosa, avós de Marion. 



===ooOoo===

 

10 – Cartão do Souto no Natal de 1990:


 

===ooOoo===

 

As ILUSTRAÇÕES, abaixo, são páginas dos álbuns de fotografias de nºs 71, 72 e 73, do acervo de Francisco Souto Neto.

 

===ooOoo===

 

RECORTES:

Em azul são palavras de Souto Neto. Em preto são transcrições do que foi publicado. Em vermelho são os nomes das pessoas que aparecem nas fotos. Em verde são os números das ilustrações.

 

===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 1 Abaixo, 1º recorte: Artistas Inéditos do Banestado – Dino Almeida – Gazeta do Povo de 3.1.1990. 2º recorte: Expressão & Arte de Souto Neto – Jornal Indústria & Comércio de 16.12.1989. Aparecem na foto: Dulce Osinski, Lélia Brown, Domício Pedroso3º recorte: Banestado abre hoje 7° Salão de Inéditos. Gazeta do Povo de 5.1.19904º recorte: Salão Banestado inaugura hoje – Wilde Martini – Diário Popular de 5.1.1990. 5º recorte: Salão Banestado abre hoje à noite – Transparência e credibilidade – Jornal Indústria & Comércio de 5.1.1990. 6º recorte: Izza Zilli – O Grupo dos Onze no Salão Banestado – Correio de Notícias de 22.12.1989. Aparecem na foto: Waltraud Sékula, Francisco Souto Neto Osmar Chromiec7º recorte: Natal com arte – BAZAAR – Ruy Barrozo – Jornal do Estado de 3.1.1990. Aparecem na foto: Jorge Carlos Sade, Francisco Souto Neto8º recorte: Izza Zilli – Correio de Notícias, recorte não datado. Aparecem na foto: Lourdes Curto, Francisco Souto Neto, Suzana Lobo, Cristina Petry. 



===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 2 Abaixo, o catálogo do VII SBAI – Salão Banestado de Artistas Inéditos, e a relação dos artistas participantes.

Na ilustração acima, estão os nomes dos participantes do VII SBAI:

Bianca Maria Moschella, Dalton Tadeu R. Santos, Deisy Maria Favoretto, Dilma Bonacordi, Donizethe A. Barbosa, Elani Maria Paludo, Eloísio Ferreira de Souza, Glenda Mara Uhrigshardt Silva, Grace Karin Muller Arrabal, Jandira Abib Zattar, Jasson Passos, José Antônio de Lima, Julmar Rubens Leardini, Jussara Farias de Mattos Salazar, Laércio Redondo, Leony de Souza Diotalevi, Malke Terezinha Edde Lima, Maria Ângela Tassi Simões Teixeira, Maria de Lourdes Brandão Hecke, Maria de Lourdes M. Curto, Maria de Lourdes Zanelatto Barbosa, Maria Monteiro de Almeida, Maria Therezinha de Araújo, Marilza Urban, Marilu Stellfeld Cavalcanti Albuquerque, Marly Cartaxo Garcez, Marta Sansônio de Freitas, Massaharu Fukushima, Mauro Scaramuzza Filho, Michaelaires Catunda, Mirna Marise Pereira de Oliveira, Nelly Undine Steudel Pereira, Nilza Salvador Gomes, Noely Maria Zílio Caldart, Paulo César da Silva, Regina da S. Oliveira, Rosalvo Timótheo Souza Silveira, Rossana Rocio Fabre, Rosângela Andrade, Rose Meri de Castro Speltz, Rubens Faria Gonçalves, Sérgio Monteiro de Almeida, Sílvia Regina Carrano Moreira Pereira, Suene Oliveira Santos, Suzana Dzalaby Almeida, Valmir Natal Rodrigues, Wilma Maria Barsotti, Wilson Pereira.

 

===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 3 Abaixo, detalhe do cartaz do VII SBAI:



===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 4 Abaixo, o texto do convite para a inauguração do VII SBAI – Salão Banestado de Artistas Inéditos, assinado por Francisco Souto Neto, e flashes do ato inaugural:

O texto acima, assinado por Francisco Souto Neto, está adiante transcrito:

O SBAI – Salão Banestado de Artistas Inéditos, carro-chefe dos eventos culturais do Banco oficial paranaense, que se realiza ininterruptamente desde 1983, chega à sua 7ª etapa, contando com o apoio de Carlos Antonio de Almeida Ferreira, presidente do Conglomerado Financeiro Banestado, e aplaudido pelos segmentos culturais paranaenses. Incorporado pelo calendário artístico-cultural de Curitiba, é conhecido em todo o Paraná e nos Estados Federativos onde o Banestado atua, pela transparência e propósitos com que foi concebido.

Destinado a abrigar artistas plásticos em estágio de desenvolvimento, o SBAI vem suscitando crescente interesse nos meios artísticos e, cada vez mais, representa um espaço aberto, sem fins lucrativos ao Banestado, para os novos artistas que estão à espera de uma oportunidade para dar a público a sua obra.

Nesta oportunidade manifestamos nossos agradecimentos ao presidente Almeida Ferreira pelo decidido apoio que vem dando ao nosso Programa de Cultura, ao coordenador de Marketing Dorival Vianna, pela liberdade que nos proporcionou em assuntos do SBAI, ao vice-presidente (e presidente da BCI) Sérgio Miguel de Souza, pelo espaço físico que nos proporcionou para o desenvolvimento do Programa de Cultura do Banestado, e a todos os diretores e colegas que, de algum modo, colaboraram para que o SBAI de tornasse uma realidade.

Agradecemos também à comissão julgadora, formada por Lélia Brown, Dulce Osinski e Domício Pedroso, cujo elevado conceito público ajuda a conferir seriedade e respeitabilidade ao SBAI.

Gratos, também, ao companheiro Tadeu Petrin, que nos prestou grande estímulo nos primeiros salões, e a Octacílio Ribeiro da Silva, que autorizou o I SBAI em 1983, à sempre incansável colega Flávia Moreira Salles que com sua datilografia e estímulo ajuda a concretizar o SBAI, às Gerências Regionais, tão importantes no processo das inscrições; à funcionária do Museu Banestado, Maria Lúcia Gomes, nas inscrições e devoluções de obras; e a todos os Departamentos, colegas e amigos, particularmente os jornalistas que, de algum modo, colaboraram para que alcançássemos o nosso desiderato.

Finalmente, agradecimentos aos artistas plásticos que nos honram com suas inscrições, sem os quais este evento não existiria.

Francisco Souto Neto

Assessor para Assuntos de Cultura

 

===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÕES de 5 a 11 são páginas do álbum de fotografias nº 71 (organizado em 1990, tal como se encontra) de Francisco Souto Neto, páginas estas fotografadas para comporem as ilustrações deste blog, e correspondem à inauguração do VII SBAI ocorrida na noite de 5 de janeiro de 1990:








===ooOoo===

 

Notícias sobre o VII SBAI

ILUSTRAÇÃO 12 Abaixo, 1º recorte: A Festa do Sbai – Cláudio Manoel da Costa – O Estado do Paraná de 14.1.1990. Aparecem nas fotografias: na 1ª fotoCláudio Seto, Rubens Faria Gonçalves, Francisco Souto Neto, Maria de Lourdes Curto, Edilson Viriato; na 2ª fotoMarilu Stelfeldt Cavalcanti de Albuqueque, Aurélio Benítez; na 3ª fotoSílvia Regina Moreira Pereira, Wilson Pereira, Paulo Schwartz Filho, Neila Schwartz; na 4ª fotoMaria Cecília de Araújo Noronha, Vera Munhoz da Rocha Marques, Antônio Lopes Noronha. 2º recorte: Caricatura de Francisco Souto Neto feita por Cláudio Seto. Correio de Notícias de 6.1.1990. Texto da notícia: Supersoutoneto inaugurou ontem mais um Salão Banestado de Artistas Inéditos. Essa sétima edição do SBAI, em exposição na Galeria de Arte Banestado, dá início aos eventos artísticos que serão realizados pelo Banestado nesta década que se inicia. Imperdível!”. 3º recorte: Tucca – Curitiba Hoje de 14.1.1990. Texto da notícia: “Com involuntário atraso (em virtude de nossas férias coletivas) agradeço o atencioso convite do amigo Francisco Souto Netodoublé de expert do mundo das artes e homem de assessoria da diretoria do Banestado, para a solenidade de abertura do VII Salão Banestado de Artistas Inéditos, que rolou no comecinho de janeiro. Merci”. 4º recorte: Mary Schaffer – Gazeta do Povo de 14.1.1990. Texto da notícia: “O assessor de imprensa do Banestado, Francisco Souto Neto, vem realizando um brilhante trabalho de apoio a novos artistas. Mostra disso foi a organização do VII Salão Banestado de Artistas Inéditos, que poderá ser visto até 26 deste, na Galeria de Arte Banestado. Isto é incentivo…”. 5° recorte: Alcy Ramalho Filho – Gazeta do Povo de 9.1.1990.


 

===ooOoo===

 

Notícias sobre o VII SBAI (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum).

ILUSTRAÇÃO 13 Abaixo, 1º recorte: Premiação do SBAI – Alcy Ramalho Filho – Curitiba Hoje de 14.1.1990. 2º recorte: Alcy Ramalho Filho – Curitiba Hoje de 10.1.1990. Aparece na foto: Francisco Souto Neto. Legenda da fotografia: Francisco Souto Neto, criador do VII Salão Banestado, que comandou a abertura da mostra de trabalhos classificados sexta-feira última na Galeria Banestado”. 3º recorte: O VII Salão Banestado de Artistas Inéditos – Publicado diariamente, durante todo o mês de janeiro de 1990, no “Almanaque” do jornal O Estado do Paraná. 4º recorte: VII Salão Banestado premia os melhores – Edna Jankoski. Jornal do Estado de 10.1.1990. 5º recorte: Os vencedores do Salão Banestado – Wilde Martini – Diário Popular de 12.1.1990. Aparecem na foto: Mauro Scaramuzza Filho, Marlene Almeida, Francisco Souto Neto, Massaharu Fukushima, Octacílio Ribeiro da Silva.


 

===ooOoo===

 

Notícias sobre o VII SBAI (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum).

ILUSTRAÇÃO 14 Abaixo, 1º recorte: Salão Banestado abre hoje com 88 obras inéditas – Edna Jankoski. Jornal do Estado de 5.1.1990. 2º recorte: VII Salão Banestado de Artistas Inéditos – Ricardo Rodrigues. Jornal do Estado de 9.1.19903º recorte: Calil Simão. Jornal Indústria & Comércio de 18.1.1990. 4º recorte: BAZAAR – Ruy Barrozo. Jornal do Estado de 17.1.1990. Aparecem na foto: Dione Mara Souto da Rosa, Domício Pedroso, Edith Barbosa Souto. 5º recorte: BAZAAR – Ruy Barrozo – Jornal do Estado de 18.1.1990. Aparecem na foto: Lélia Brown, Dulce Osinski, Dione Mara Souto da Rosa, Edith Barbosa Souto. 6º recorte: Alcy Ramalho Filho – Curitiba Hoje de 13.1.1990. Aparecem na foto: Jaime Lerner, René Ariel Dotti, Heron da Luz Trindade, Francisco Souto Neto. 7º recorte: Renato Toniolo. Gazeta do Povo de 16.1.1990. Aparecem na foto: Marlene Almeida, Francisco Souto Neto, Massaharu Fukushima, Octacilio Ribeiro da Silva. 8º recorte: Alcy Ramalho Filho. Gazeta do Povo de 17.1.1990. Aparecem na foto: Vera Marques, Domício Pedroso, Maria Cecília Araújo de Noronha, Sérgio Miguel de Souza, Francisco Souto Neto, Valmor Pícolo, Octacílio Ribeiro da Silva, Christóvam Soares Cavalcante.


 

===ooOoo===

 

Notícias sobre o VII SBAI (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum).

ILUSTRAÇÃO 15 – Abaixo, 1º recorte: recorte não indentificado, nem datado. Aparecem na foto: Mauro Scaramuzza Filho, Valmor Pícolo2º recorte: recorte não identificado, nem datado. Aparecem na foto: Laércio Redondo Júnior e Armando Falat. 3º recorte: VII Sbai – Galeria Banestado – BAZAAR – Ruy Barrozo. Jornal do Estado de 17.1.1990. Aparecem na foto: Cláudio Seto, Rubens Faria Gonçalves, Francisco Souto Neto4º recorte: Salão Banestado – Jornal Indústria & Comércio de 17.1.1990. 5º recorte: Inauguração do Salão Banestado – O recorte não está identificado, nem datado. Aparecem nas fotografias: na 1ª fotoSérgio Miguel de Souza, Valmor Pícolo, Octacílio Ribeiro da Silva, Christóvam Soares Cavalcante; na 2ª fotoCláudio Seto, Rubens Faria Gonçalves, Francisco Souto Neto, Maria de Lourdes Curto, Edilson Viriato; na 3ª fotoNeila Schwartz, Paulo Schwartz Filho, Vera Marques, Álvaro Borges. 6º recorte: Dino Almeida – Gazeta do Povo de 19.1.1990. Aparecem na foto: Francisco Souto Neto, Nely Almeida. 7º recorte: Izza Zilli – Correio de Notícias de 12.1.1990. Aparecem na foto: Maria Cecília Araújo de Noronha, Marilu Stellfeldt Cavalcanti Albuquerque, Francisco Souto Neto. 8º recorte: BAZAAR – Ruy Barrozo – Jornal do Estado de 26.1.1990. Aparecem na foto:  9º recorte: recorte não datado, nem identificado. Aparecem na foto: Vera Marques, Domício Pedroso, Maria Cecília Araújo de Noronha, Sérgio Miguel de Souza, Francisco Souto Neto, Valmor Pícolo. 10º recorte: BAZAAR – Ruy Barrozo – Jornal do Estado de 16.1.1990. Aparecem na foto: Dulce Osinski Francisco Souto Neto.


 

===ooOoo===

 

Notícias sobre o VII SBAI (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum).

ILUSTRAÇÃO 16 – Abaixo, 1º recorte: Jorge Carlos Sade – Dieffenbachia Sade – Jornal do Estado de 14.1.1990. Sade enumera os “NOSSOS PRAZERES” em 1989: “Os criativos cartões de festas de Souto Neto e do Creso (Christiani) Moraes”. Relaciona também “O Salão Banestado de Artistas Inéditos”. 2° recorte: Expressão & Arte – Souto Neto – Os talentos revelados pelo VII Salão Banestado. Jornal Indústria & Comércio de 13.1.1990. 3º recorte: Inaugurado o VII Salão Banestado de Artistas – Diário Popular de 16.1.1990. Aparecem na foto: Marilu Stelfelldt C. Albuquerque, Francisco Souto Neto, Christóvam Soares Cavalcante, Valmor Pícolo, Octacílio Ribeiro da Silva. 4º recorte: O Salão Banestado – Curitiba Hoje de 16.1.1990. Aparecem na foto: Marcelo José de Andrade, Domício Pedroso, Maria Cecília Araújo de Noronha, Francisco Souto Neto, Armando Falat.


 

===ooOoo===

 

Notícias sobre o VII SBAI e outros eventos. (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum).

ILUSTRAÇÃO 17 – Abaixo, 1º recorte: Visão crítica – O salão dos artistas inéditos – Nilza Procopiak. Jornal não identificado, de 21.1.1990. 2º recorte: Vernissage – Aurélio Benítez – Charme nº 37 de janeiro 1990. Aparecem nas fotografias: na 1ª fotoFernando Velloso, Alfi Vivern, Francisco Souto Neto, Iara Mussak, Domício Pedroso, Vera Jordan; na 2ª foto, Osmar Chromiec, Francisco Souto Neto, Lélia Brown, Juanita Savaski Sabatelli, Ilva Aguiar3º recorte: Salão Banestado – Jornal não identificado e não datado. Aparece na foto: Massaharu Fukushima4º recorte: Destaques – Nilza Procopiak – Jornal não identificado e não datado. Aparece na foto: Marilu Stellfeldt. 5º recorte: Lia Mendonça – Folha de Londrina de 12.1.1990. Aparecem na foto: Laércio Redondo Júnior, Francisco Souto Neto, Massaharu Fukushima. 6º recorte: Alcy Ramalho Filho – Curitiba Hoje de 21.1.1990. Aparecem na foto: Francisco Souto Neto, Edilson Viriato, Rubens Faria Gonçalves.


 

===ooOoo===

 

Notícias sobre o VII SBAI e outros eventos. (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum).

ILUSTRAÇÃO 18 Abaixo, 1º recorte: Artespaço – Alcy Ramalho Filho. Gazeta do Povo de 21.1.1990. 2º recorte: Mary Schaffer – O Estado do Paraná de 21.1.1990. Aparecem na foto: Laércio Redondo Júnior, Francisco Souto Neto, Massaharu Fukushima. 3º recorte: Mary Schaffer – O Estado do Paraná de 21.1.1990. Texto da notícia: “O assessor de cultura do Banestado, Francisco Souto Neto, já foi objeto de elogios desta coluna. Nosso reconhecimento agora é pelo sucesso obtido pelo VII Salão Banestado de Artistas Inéditos. O SBAI é destinado a abrigar e divulgar artistas em estágio de desenvolvimento. Este já pegou…”. 4º recorte: Banestado aponta artistas novos – Tucca – Curitiba Hoje de 21.1.1990. Aparecem na foto: Francisco Souto Neto, Vera Munhoz da Rocha Marques. Texto da notícia: “Não medindo tempo nem esforço na arte de incentivar e abrir novos espaços a gente do mundo das artes, o doublé de executivo e assessor da presidência do Banestado para Assuntos Culturais, Francisco Souto Neto, que enfocamos ladeado por Vera Rocha Marques, fechou com chave de ouro o acontecimento de premiação do VII SBAI – Salão Banestado de Artistas Inéditos. Photo by Alice Varajão”. 5º recorte: Pontos positivos da cultura em 1989. Diário dos Campos (Ponta Grossa), de 14.1.1990. Texto da notícia: “Muito ligado às artes, também poeta e compositor, Álvaro Augusto Cunha Rocha destaca um ponto positivo especial nas atividades de 89. (…) Exemplo disso é o Banestado que, por inspiração de um funcionário, Dr. Francisco Souto Neto (que viveu e estudou aqui por alguns anos), criou as galerias de arte a partir da pioneira em Curitiba (…)”.


 

===ooOoo===

 

Notícias sobre o VII SBAI e sua extensão à VIII Assembleia Luterana Mundial, realizada no campus universitário da PUC/PR. (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum).

ILUSTRAÇÃO 19 – Abaixo, 1º recorte: Divulgação da arte – Calil Simão – Jornal Indústria & Comércio de 6.2.1990. Texto da notícia: “José Tarcizo Falcão, diretor de Câmbio e Operações Especiais do Banestado, teve uma brilhante ideia para divulgar a arte paranaense e a iniciativa do Banestado ao criar o Salão Banestado de Artistas Inéditos. Sugeriu a transferência da exposição [após seu término oficial na Galeria Banestado] para a Pontifícia Universidade Católica, onde [está sendo] realizada a VIII Assembleia Luterana Mundial com a presença de centenas de participantes de todo o mundo. A viabilização foi possível graças aos esforços do coordenador da exposição, Francisco   Souto Neto, que rendeu farta divulgação, principalmente pelos 80 jornalistas estrangeiros presentes ao evento de repercussão mundial”. 2º recorte: Mary Schaffer – O Estado do Paraná de 11.2.1990. 3º recorte: VII SBAI – Alcy Ramalho Filho – Curitiba Hoje de 7.2.1990. Recortes ao centro da página são do catálogo da extensão da exposição, cujo texto de apresentação vai transcrito abaixo da ILUSTRAÇÃO 19:

A PROPÓSITO DO SBAI – SALÃO BANESTADO DE ARTISTAS INÉDITOS

Ao realizar-se em 1983 o I SBAI – Salão Banestado de Artistas Inéditos, o propósito foi de que o Banestado (Banco do Estado do Paraná S. A.) criasse um espaço para que os artistas em estágio de desenvolvimento, e os ainda não consagrados, pudessem dar a público a sua arte, estimulando e premiando a criatividade.

Ao longo de anos consecutivos, o Salão Banestado, carro-chefe dos eventos culturais do banco oficial paranaense, chegou à sua sétima etapa, contando com o apoio de Carlos Antonio de Almeida Ferreira, presidente do Conglomerado Financeiro Banestado, e aplaudido pelos segmentos culturais deste Estado. Incorporado ao calendário artístico-cultural de Curitiba, é conhecido em todo Paraná, e nos Estados Federativos onde o Banestado atua, pela transparência e propósitos com que foi concebido.

Ao tomar conhecimento de que se realizaria em Curitiba a VIII Assembleia Luterana Mundial, José Tarcizo Falcão, diretor de Câmbio e Operações Especiais do Banestado, teve a ideia de estender o VIII SBAI ao campus universitário da PUC/PR, onde realizar-se-á referida Assembleia Luterana, levando aos nossos ilustres visitantes, um pouco daquilo que os artistas plásticos paranaenses (a dizer, brasileiros) estão criando.

Francisco SoutoNeto

Assessor para Assuntos de Cultura

CONCERNING THE SBAI BANESTADO EXHIBIT OF UNKNOWN ARTISTS

When the First SBAI (Banestado Exhibit of Unknown Artists) took place in 1983, its purpose was that Banestado (Bank of the State of Paraná) might give the artists in their development stage and those who hadn’t become famous yet an opportunity to make their art public – encouraging and rewarding their criativity.

After all those consecutive years, this Banestado Exhibit, always on the vanguard of the cultural events of this official Paraná bank, has come to its seventh stage – with the support of Carlos Antonio de Almeida Ferreira, president of the Banestado Financial Conglomerate, and applauded by the cultural segments of the State of Paraná. Incorporated of artistic and cultural calendar of Curitiba, it is know, throughout Paraná and in the other Brazilian States where Banestado is in operation, because of its transparency and the purpose for which it was conceived.

After learning that the 8th World Lutheran Congress would take place in Curitiba, José Tarcizo Falcão, Director of the Banestado Exchange and Special Operations Departament, had the idea of extending the 7th SBAI to the PUC/PR Campus (Pontificial Catholic University of the State of Paraná), where the Lutheran Congress will take place, so that our illustrious visitors could be exposed to a little bit of what the Paraná (or Brazilian) plastic artists are creating.

Francisco SoutoNeto

Cultural Matters Assistant

 

===ooOoo===


ILUSTRAÇÃO 19 a – Notícias sobre o VII SBAI e sua extensão à VIII Assembleia Luterana Mundial, realizada no campus universitário da PUC/PR. Na foto à direita, Rubens Faria Gonçalves com suas obras premiadas em exposição.



===ooOoo===

 

Notícias sobre o VII SBAI e sua extensão à VIII Assembleia Luterana Mundial, realizada no campus universitário da PUC/PR. (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum).

ILUSTRAÇÃO 20 Abaixo, 1º recorte: Banestado leva arte ao campus – Jornal Indústria & Comércio de 3.2.1990. 2º recorte: O Sbai no noticiário internacional. Wilde Martini – Diário Popular de 4.2.1990. Transcrição do texto da reportagem: “A VIII Assembleia Luterana Mundial, que se realiza nesta Capital, está contando com uma atenção especial: o VII SBAI – Salão Banestado de Artistas Inéditos. Tendo encerrado seu período de exposição na Galeria Banestado, o VII SBAI foi integralmente transferido para o campus universitário da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde permanecerá enquanto perdurar a Assembleia, até o dia 9 do corrente. A ideia de estender-se o Salão Banestado de Artistas Inéditos foi do diretor de Câmbio e Operações Especiais, José Tarcizo Falcão, com o objetivo de mostrar aos visitantes um pouco do que se cria no Paraná, no campo das artes plásticas. O coordenador do SBAI, Souto Neto, que é o assessor de diretoria para assuntos culturais do Banestado, e criador do evento, viabilizou a exposição após entendimentos com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Há oitenta jornalistas estrangeiros inscritos para a VIII Assembleia Luterana Mundial, envolvendo rádio, televisão, jornais e revistas. De algum modo, os artistas participantes do Salão Banestado de Artistas Inéditos alcançam, assim, um público extremamente heterogêneo, advindo de diversos pontos do globo, como da Tanzânia, Índia, Japão e dezenas de outros países”. 3º recorte: Salão Banestado no Congresso Luterano. Curitiba Hoje de 4.2.1990. 4º recorte: Destaque – Salão Banestado, uma atração especial. Jornal do Estado de 4.2.1990. 5º recorte: VII SBAI está na VIII Assembleia – Almanaque do jornal O Estado do Paraná de 8.2.1990. 6º recorte: Sbai na PUC – Izza Zilli – Correio de Notícias de 6.2.1990. Trecho do texto: “(…) Quem viabilizou a exposição foi Francisco   Souto Neto, assessor para assuntos de cultura do Banestado e criador do evento. A ideia foi excelente, pois assim os artistas participantes do Sbai podem mostrar as suas obras para pessoas vindas da Tanzânia, Índia, Japão e outros países, além de 80 jornalistas estrangeiros que estão cobrindo a VIII Assembleia Luterana Mundial”.


 

===ooOoo===

 

Notícias diversas

ILUSTRAÇÃO 21 Abaixo, 1º recorte: Reassumindo – Izza Zilli – Correio de Notícias de 29.4.1990. Transcrição do texto: Francisco   Souto Neto, assessor para assuntos de Cultura do Banestado, depois de merecidas férias, retorna novamente a seu posto, com “aquela” simpatia e competência que o caracteriza. Bem-vindo”. 2º recorte: Cláudio Cambé em noite de autógrafos – Izza Zilli. Correio de Notícias de 1º.6.1990. Aparecem na foto: Francisco Souto Neto e Sale Wolokita. 3º recorte: Mary Schaffer – O Estado do Paraná de 1º.4.1990. Texto da notícia: “RECEBIDAS: correspondência do jornalista Francisco Souto Neto, assessor para assuntos de cultura do Banestado, com agradecimentos ao apoio desta coluna ao seu trabalho”. 4º recorte: Paranaense expõe sua “arte-porco” em São Paulo. Jornal do Estado de 13.3.1990. Transcrição do texto: “Utilizando a figura de um porco como tema principal de sua arte, a artista plástica Elani Paludo está conquistando o público paranaense e agora se prepara para encantar os paulistas. Isto porque desde o último final de semana ela está expondo seus trabalhos na Itaugaleria, em São Paulo, sua primeira individual fora do Paraná. Segundo Elani, seu trabalho com porcos teve início com base em charges de amigos que associavam a sua pessoa a porcos devido ao município onde nasceu – Toledo – ser um grande criador desse animal. ‘Histórias contadas por meus pais também me motivaram. Talvez por este motivo não represento o porco de forma pejorativa e sim alegre, ligado muitas vezes ao meu próprio cotidiano transformando animais em porcos’, explica. Para o crítico de arte Francisco Souto Neto, que faz a apresentação da artista, seu trabalho é a própria ‘porcolândia’. ‘Elani nos mostra a terra imaginária onde os porquinhos têm identidade, e estende a sua imaginação também para as instalações que concebe, paralelamente às obras bidimensionais: ora são milharais desidratados ou ressecados, ora são as próprias espigas que, vez ou outra, recebem pés e cabeças… suínas, naturalmente. Ver o trabalho de Elani faz bem ao espírito, porque é feliz nas situações que a autora imagina, nos traços e nos tons que adota’, comenta o crítico. Elani frequentou o curso superior da Escola de Música e Belas Artes, estudou desenho, gravura em metal, frequentou vários ateliês, participou de diversas coletivas e salões, culminando, no final do ano passado, com a menção especial no VII Salão Banestado de Artistas Inéditos”.


 

===ooOoo===

 

Notícias diversas (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum).

ILUSTRAÇÃO 22 – Abaixo, 1º recorte: Conto & poesia – Izza Zilli. Correio de Notícvias de 15.3.1990. Aparecem na foto: José Gil de Almeida, Nilza Procopiak, Francisco Souto Neto. 2º recorte: Salão Banestado: VII SBAI – Ricardo Rodrigues – Jornal de 22.2.1990. Aparecem na foto: Sílvia Regina Carrano Moreira Pereira, Wilson Pereira, Francisco Souto Neto, Paulo Schwartz Filho3º recorte: Dino Almeida. Diário Popular de 6.3.1990. Aparecem na foto: Carlos Antonio de Almeida Ferreira, Francisco Souto Neto. 4º recorte: Léo Pasetti. Diário da Manhã (Ponta Grossa) de 11.5.1990. Aparece na foto: Francisco Souto Neto. Legenda da foto: “Registrando, Francisco Souto Neto”. 5º recorte: Servidor: talento mostrado em livro. Gazeta do Povo de 14.3.1990.


 

===ooOoo===

 

Notícias diversas (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum).

ILUSTRAÇÃO 23 Abaixo, 1º recorte: Izza Zilli. Correio de Notícias de 5.5.1990. Aparecem na foto: Flávia Moreira Salles, Eliana Damico da Fonseca, Francisco Souto Neto, Clóvis Stochero, Rosa de Oliveira. 2º recorte: Coletiva encerra amanhã – Destaques – Wilde Martini. Aparecem na foto: Francisco Souto Neto, Jandira Martini. 3º recorte: Alcy Ramalho Filho – Curitiba Hoje de 7.6.1990. Aparecem na foto: Francisco Souto Neto, Sale Wolokita. 4º recorte: Cláudio Cambé em noite de autógrafos – Izza Zilli. Correio de Notícias de 1º.6.1990. Aparecem na foto: Francisco Souto Neto e Sale Wolokita. 5º recorte: Cláudio Manoel da Costa – O Estado do Paraná de 3.6.1990. Aparecem nas fotografias: na 1ª fotoCláudio Cambé, Hiran, Hermes Fonseca, Sale Wolokita; na 2ª fotoCláudio Cambé, Vera Marques, Francisco Souto Neto.


 

===ooOoo===

 

Notícias diversas (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum).

ILUSTRAÇÃO 24 – Abaixo, 1º recorte: BAZAAR – Ruy Barrozo. O Estado do Paraná de 8.6.1990. Aparecem na foto: Francisco Souto Neto, Vera Marques, Jair Mendes. 2º recorte: GaleriaJ. Cunha Arte – Carlos Queiroz Maranhão. Jornal do Estado de 12.6.1990. Aparecem na fotografia: Rubens Faria Gonçalves e Francisco Souto Neto. 3º recorte: Eles e elas – Izza Zilli – Correio de Notícias de 12.6.1990. Aparecem nas fotografias: na 1ª fotoRubens Faria Gonçalves; na 2ª fotoFrancisco Souto Neto, Jandira Martini, José Augusto Cunha; na 3ª fotoJosé Augusto Cunha, Rubens Faria Gonçalves; na 4ª foto, Luiz Carlos Dalla Vecchia, Wilmar Nascimento, José Augusto Cunha, Rubens Faria Gonçalves. Texto da notícia: “Na semana passada, artistas premiados em diversos SBAI – Salões Banestado de Artistas Inéditos, inauguraram a nova Galeria J. Cunha Arte e Decorações. O proprietário José Augusto Cunha e o gerente Luiz Carlos Dalla Vecchia escolheram seis artistas plásticos que, segundo os críticos Adalice Araújo na coluna “Gazeta nas Artes” e Francisco   Souto Neto em “Expressão & Arte” são considerados como alguns dos nomes mais expressivos da geração oitenta no Paraná. Alba Condessa foi o 2º prêmio, empate, no II SBAI; Edilson Viriato, o 1º prêmio no VI SBAI; Elani Paludo menção especial no VI SBAI; Jandira Martini, o 1º prêmio no III SBAI e Rubens Faria Gonçalves o 3º prêmio no I SBAI. De algum modo, a nova galeria de arte homenageia o próprio Banestado que, graças ao seu Programa de Cultura, criou o Salão Banestado que tantos talentos vem revelando e projetando até ao nível nacional. Alice Varajão fotografou a inauguração do novo espaço.” 4º recorte: Divulgando – Renato Toniolo. Gazeta do Povo de 12.6.1990. Aparecem na foto: Rubens Faria Gonçalves, Jandira Martini, Francisco Souto Neto.


 

===ooOoo===

 

Notícias diversas (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum).

ILUSTRAÇÃO 25 Abaixo, 1º recorte: Página 6 da revista “Charme” nº 38, de Abril de 1990, parte do artigo “Ação comunitária do Banestado”. Texto da notícia: “Salão Banestado de Artistas Inéditos, estando no oitavo ano consecutivo que abre suas portas para a Cultura, sempre com grandes prêmios, ficando as loas para Francisco Souto Neto, que não mede esforços para ali só acontecer o reconhecimento dos bons artistas plásticos”. 2º recorte: Novo espaço-arte – Cláudio Manoel da Costa. O Estado do Paraná de 18.6.1990. Aparecem nas fotografias: na 1ª fotoRubens Faria Gonçalves; na 2ª fotoLuiz Carlos Dalla Vecchia, Francisco Souto Neto, José Augusto Cunha; na 3ª fotoWilde Martini, Jandira Martini, Wilmar Nascimento. 3º recorte: BAZAAR – Ruy Barrozo. Jornal do Estado de 23.6.1990. Aparecem nas fotografias: na 1ª fotoLuiz Carlos Dalla Vecchia, Francisco Souto Neto, José Augusto Cunha; na 2ª foto, José Augusto Cunha e Rubens Faria Gonçalves; na 3ª fotoRubens Faria Gonçalves. 4º recorte: Alcy Ramalho Filho. Curitiba Hoje de 21.6.1990. Aparecem na foto: Rubens Faria Gonçalves e Francisco Souto Neto, em frente à tela “La fleur de tu m’avais jetée”, tela premiada de Rubens Gonçalves.


 

===ooOoo===

 

Notícias diversas (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum).

ILUSTRAÇÃO 26 Abaixo, recortes de apresentações de Francisco Souto Neto a uma exposição de Edilson Viriato. Recorte de jornal da coluna Tabloide, de Aramis Millarch – O Estado do Paraná de 20.6.1990, sob o título “Livros para o acervo da nossa biblioteca”. O autor informa sobre a campanha para doações de livros para a Biblioteca Pública do Paraná, campanha esta desenvolvida pela sua diretora Sônia Maria Breda. A parte final da notícia revela: “Nomes conhecidos estão entre os doadores. Entre eles a poeta Helena Kolody, o ex-deputado Aldo Laval, o escritor Vasco Taborda, o reitor Euro Brandão (da Pontifícia Universidade Católica), o colecionador Francisco Souto Neto, entre outros”.


 

===ooOoo===

 

Notícias diversas (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum). Observação: nesta página do álbum, por equívoco no arquivamento ocorrido em 1990, dois recortes são repetidos de páginas anteriores.

ILUSTRAÇÃO 27 Abaixo, 1º recorte: BAZAAR – Ruy Barrozo – Jornal do Estado de 10.8.1990. Aparecem na foto: Francisco Souto Neto, Vera Marques, Heron da Luz Trindade, Nilza Procopiak. recorteAlcy Ramalho Filho. Curitiba Hoje de 21.6.1990. Aparecem na foto: Rubens Faria Gonçalves, Francisco Souto Neto. 3º recorte: BAZAAR – Ruy Barrozo. Jornal do Estado de 23.6.1990. Aparecem nas fotografias: na 1ª foto, Luiz Carlos Dalla Vecchia, Francisco Souto Neto, José Augusto Cunha; na 2ª fotoJosé Augusto Cunha, Rubens Faria Gonçalves; na 3ª fotoRubens Faria Gonçalves4º recorte: Cláudio Manoel da Costa – O Estado do Paraná de 18.6.1990. Aparecem nas fotografias: na 1ª foto, Rubens Faria Gonçalves; na 2ª foto, Francisco Souto Neto, José Augusto Cunha. 5º recorte: Cláudio Manoel da Costa – Tribuna do Paraná de 21.5.1990. Aparecem na foto: Heron da Luz Trindade, Lirdi Jorge, Francisco Souto Neto.


 

===ooOoo===

 

Notas diversas

ILUSTRAÇÃO 28 – Abaixo, 1º recorte: “Gente – Izza Zilli. Correio de Notícias de 8.7.1990. Aparecem nas fotografias: na 1ª foto, Rubens Faria Gonçalves, com a legenda: “Rubens Faria Gonçalves, um dos artistas com obras na J. Cunha Artes e Decorações (Marechal Deodoro, 1634). Ao fundo, sua obra ‘Falsa morsa e o anjo cosmonauta’.”; na 2ª fotoCarlos Dalla Vecchia, Francisco Souto Neto José Augusto Cunha, com a legenda: “O crítico de arte Souto Neto ladeado pelo gerente Carlos Dalla Vecchia e pelo proprietário da J. Cunha Arte e Decoração, José Augusto Cunha”. 2º recorte: Esculturas de Cynthia Lorenzo na Banestado. Dino Almeida. Gazeta do Povo de 30.6.1990. Aparecem na foto: Vera Marques, Francisco Souto Neto, Cynthia Lorenzo, Heron da Luz Trindade. 3º recorte: Lançamento do Caleidoscópio. BAZAAR – Ruy Barrozo. Jornal do Estado de 24.10.1990. Aparecem na foto: José Wanderley Dias, Francisco Souto Neto, Maria Rosa Cartaxo Moura.

 


===ooOoo===

 

Notas diversas

ILUSTRAÇÃO 29 Abaixo, 1º recorte: “Carta a Berta” – Nelson Padrella – Correio de Notícias de 12.9.1990. Texto da notícia: “Bom dia, canalhas. Você também, aí, ô sem-vergonha, apátrida pútrido, e a senhora também aí, você de buço enorme, é com você mesma que eu estou falando. O garoto ali, que está apertando um fininho, ô babaca, a sua mãe sabe que você fuma? O idiota do seu pai sabe que você cheira? Cumprimentada a ala de lá, essa gentalha que só ocupa espaço, deixa eu me dirigir às estimadas leitoras e diletos leitores que me prestigiam. Bom dia, esse pessoal bonito que lê o Correio. O pessoal da casa aí, Cícero Camargo, Nani, Seto, Mazza, Débora, “seu” Juk. Bomdiarada também pro pessoal da galeria Banestado, Verinha Munhoz, Clarissa, Souto, aí o garoto Fabiano, um bom dia pra turca… Bom dia também, doutor Almeida. Acho que é a primavera”. 2º recorte: Cláudio Seto – Correio de Notícias de 5.8.1990. Aparecem na foto: Vera Marques, Francisco Souto Neto, Leonor Botteri, Anésia Pinheiro Gaia. 3º recorte: Cláudio Manoel da Costa – Tribuna do Paraná de 6.8.1990. Aparecem nas fotografias: na 1ª fotoPedro Ferreira; na 2ª foto, senhor não identificado, Maria Adélia Ferreira, Vera Marques, Francisco Souto Neto; na 3ª foto, Jorge Alberto Remez4º recorte: Gente – Izza Zilli. Correio de Notícias de 5.8.1990. “Carta a Curitiba”, por Souto Neto. Aparece na foto: Francisco Souto Neto.

O texto “Carta a Curitiba”, transcrito por Izza Zilli (Iza Zilli) no Correio de Notícias de 5.8.1990, foi publicada no livro “Cartas a Curitiba”, organizado pela referida jornalista, cujo teor poderá ser lido no seguinte link:

http://fsoutoneto.blogspot.com.br/2011/11/livro-cartas-curitiba-organizado-por.html

 

===ooOoo===

 

Notícias sobre a inauguração do programa radiofônico de Francisco Souto Neto na Rádio Estadual do Paraná:

ILUSTRAÇÃO 30 – Abaixo, 1º recorte: Capa do caderno “Gente”, de Izza Zilli (Iza Zilli). Correio de Notícias de 5.8.1990. Caricatura de Francisco Souto Neto feita por Cláudio SetoTexto da notícia: “A convite de Izza, o advogado, crítico de arte e jornalista Francisco Souto Neto dá o seu recado em ‘Carta a Curitiba’.” 2º recorte: Patchwork – Alcy Ramalho Filho – Gazeta do Povo de 3.8.1990. Texto da notícia: “Amanhã, das 11h30min às 12 horas, o animador cultural Francisco Souto Neto leva ao ar, pela Rádio Estadual do Paraná (630 KHz) mais um ‘Programa Expressão & Arte’ onde entrevista artistas plásticos e comenta as exposições que estiveram acontecendo em Curitiba. Advogado e jornalista, Souto Neto atua como assessor da diretoria do Banco do Estado do Paraná, e foi criador do Salão Banestado de Artistas Inéditos e fundador do Museu Banestado”. 3º recorte: Expressão & Arte também na Rádio Estadual – Rádio – Jornal do Estado de 28.9.1990. Aparece na foto: Francisco Souto Neto. Texto da notícia: “A Rádio Estadual do Paraná estará levando ao ar, todos os sábados, entre as 11h30min e 12 horas, o novo Programa Expressão & Arte de Souto Neto. Trata-se de uma ampliação da coluna Expressão & Arte que é publicada no Jornal Indústria & Comércio todas as segundas-feiras. Agora, o crítico de arte Souto Neto inicia a fase radiofônica daquela coluna, aos sábados, na Rádio Estadual, entrevistando artistas, comentando as exposições que acontecem em Curitiba, e recomendando as mais interessantes. Além de crítico de arte, Francisco Souto Neto é advogado e jornalista, o assessor da diretoria do Banestado. Criou o Salão Banestado de Artistas Inéditos que se realiza há oito anos ininterruptos, e fundou o Museu Banestado. É membro do Conselho Consultivo do Museu de Arte do Paraná. Nos últimos anos, vem atuando como animador cultural em Curitiba, divulgando e promovendo principalmente os novos artistas plásticos”. 4º recorte: Curitiba Hoje de 26.7.1990. Aparecem na foto: René Ariel Dotti Francisco Souto Neto5º recorte: “Expressão & Arte” agora também na Rádio Estadual do Paraná – Coluna Expressão & Arte de Souto Neto. Jornal Indústria & Comércio de 28.7.1990. Aparecem na foto: René Ariel Dotti Francisco Souto Neto. 5º recorte: People – Juril Carnasciali. Gazeta do Povo, recorte não datado.

A notícia constante do 5º recorte acima, “Expressão & Arte agora também na Rádio Estadual do Paraná”, poderá ser lida na íntegra, no seguinte link:

http://fsoutoneto.wordpress.com/2012/03/19/expressao-arte-por-francisco-souto-neto-curitiba-28-e-29-jul-1990-p-14/

 

===ooOoo===

 

Notícias sobre a inauguração do programa radiofônico de Francisco Souto Neto na Rádio Estadual do Paraná:

ILUSTRAÇÃO 31 – Abaixo, 1º recorte: Alcy Ramalho Filho. Gazeta do Povo de 3.8.1990. Aparecem na foto: Francisco Souto Neto René Ariel Dotti2º recorte: Souto Neto – Calil Simão. Jornal Indústria & Comércio de 31.7.1990. Texto da notícia: “O bacharel e crítico de arte Francisco Souto Neto, assessor da diretoria do Banestado, foi um dos criadores do Salão Banestado de Artistas Inéditos, um dos fundadores do Museu Banestado, membro do conselho consultivo do Museu de Arte do Paraná e um grande divulgador e promotor de arte, assina todas as segundas-feiras uma coluna especializada neste jornal. Agora, a convite de Sale Wolokita, diretor da Rádio Estadual do Paraná, passa para a fase radiofônica, divulgando todos os sábados, das 11h30min às 12 horas, fatos e acontecimentos relacionados à arte”. 3º recorte: Tabloide – Aramis Millarch – No campo de batalha. Jornal O Estado do Paraná de 17.8.1990. “Organizadíssimo e com alto sentido de relações públicas, o advogado Francisco   Souto Neto vai expandindo os espaços em que divulga atividades culturais: agora, além da coluna “Expressão & Arte”, que vem editando há três anos no Jornal Indústria & Comércio, iniciou o “Programa Expressão & Arte”, aos sábados, das 11h30 às 12h na Rádio Estadual do Paraná. Sale Wolokita, diretor da rádio, está usando uma estratégia curiosa para melhorar a programação da rádio: como não dispõe de recursos para remunerar profissionalmente os produtores, abre espaço aos idealistas dispostos a colaborarem graciosamente na rádio oficial do governo”. 4º recorte: “Souto Neto, a arte da expressão” – Anita Zippin. Jornal Indústria & Comércio de 25.8.1990. 5º recorte: Divulgando – Renato Toniolo. Gazeta do Povo de 8.8.1990. Aparece na foto: Francisco Souto Neto. Texto da notícia: Souto Neto iniciando através da Rádio Estadual do Paraná (630khz) um programa totalmente dedicado a expressão e arte que está indo ao ar todos os dias das 11h30min às 12 horas. Os clubes que promovem este gênero de exposições podem manter contato para divulgar seus eventos”.

 

O link do Tabloide, objeto do 3º recorte acima, pode ser encontrado neste endereço:

http://www.millarch.org/search/node/Francisco%20Souto%20Neto

O link com a crônica de Anita Zippin,no 4º recorte acima, “Souto Neto, a arte da expressão”, pode ser encontrado ao pé da página do seguinte endereço:

http://fsoutoneto.wordpress.com/2012/03/26/expressao-arte-por-francisco-souto-neto-curitiba-25-e-26-ago-1990-p-14/

 

===ooOoo===

 

Notícias sobre a inauguração do programa radiofônico de Francisco Souto Neto na Rádio Estadual do Paraná (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum):

ILUSTRAÇÃO 32 – Abaixo, 1º recorte: Da coluna de artes ao microfone da rádio. Jornal Indústria & Comércio de 26.7.1990. Aparece na foto: Francisco Souto Neto. 2º recorte: Cláudio Manoel da Costa. Tribuna do Paraná, recorte não datado. Aparecem na foto: Flávia Moreira Salles, Francisco Souto Neto, Clarissa Lagarrigue. 3º recorte: jornal não identificado e recorte não datado. Aparecem na foto: Francisco Souto Neto, Vera Marques, Heron da Luz Trindade4º recorte: O Banestado e a cultura. Jornal “O Banestado” de outubro de 1990. Aparece na foto: Francisco Souto Neto. Teor da notícia: O Banestado tem grande prestígio no meio cultural paranaense. Boa parte desse conceito deve-se ao trabalho e à dedicação de um funcionário interessado em artes: Francisco Souto Neto que seguia o curso normal da sua carreira no Banco, tendo chegado ao cargo de assessor de diretor de Crédito Rural, no qual permanece por vários governos. A sua função de assessor deixou de ser eminentemente técnica quando Octacílio Ribeiro da Silva assumiu aquela carteira com planos de expandir as atividades do Banco no meio cultural, delegando ao Souto a função de criar o Salão Banestado de Artistas Inéditos e de fundar o Museu Banestado. Em 1987, ele expandiu suas atividades, iniciando uma coluna de artes no Jornal Indústria & Comércio do Paraná. Graças à seriedade com que é escrita, ganhou respeito e, agora, é também publicada em todas as edições da revista Charme. Além disso, o Souto apresenta o Programa Expressão & Arte na Rádio Estadual do Paraná (AM, 630 khz) no ar todos os sábados das 11:30 às 12 horas. O rádio está servindo de estágio para um futuro programa de tevê a ser inaugurado ainda no final deste ano. Todo esse trabalho é feito fora do horário de expediente, sem prejuízo das suas atividades no Banco. Embora muitos colegas do Banco liguem o nome do Souto à Galeria de Arte e ao Museu Banestado, ele não trabalha em nenhum desses locais. Ele está ligado à presidência do Banco através da COMAC, no cargo de assessor para assuntos culturais”. 5º recorte: Souto Neto em fase radiofônica – Izza Zilli. Correio de Notícias de 29.7.1990.


 

===ooOoo===

 

Notícias diversas. (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum):

ILUSTRAÇÃO 33 – Abaixo, 1º recorte: Caleidoscópio – Izza Zilli. Correio de Notícias de 21.10.1990. Aparecem na foto: Francisco Souto Neto Olavo Alberto de Carvalho2º recorte: Izza Zilli – Correio de Notícias de 7.10.1990. Aparecem na foto: Esther Braga Côrtes, Vera Munhoz da Rocha Marques, Francisco Souto Neto3º recorte: Dino Almeida – Gazeta do Povo de 9.9.1990. Aparecem na foto: Francisco Souto Neto e Wilson Czerski4º recorte: Destaques – Souto Neto no rádio – Wilde Martini. Diário Popular de 26.7.1990.


 

===ooOoo===

 

Notícias diversas. (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum):

ILUSTRAÇÃO 34 Abaixo, 1º recorte: Desenhos do mestre Poty – “Gente” Izza Zilli. Correio de Notícias de 11.11.1990. Aparecem na foto: Francisco Souto Neto, Sale Wolokita, Vera Marques2º recorte: Vem aí o VIII SBAI – Salão Banestado. Expressão & Arte – Souto Neto. Jornal Indústria & Comércio de 13 e 14.10.1990. Aparecem na foto: Carlos Antonio de Almeida Ferreira, René Ariel Dotti, Francisco Souto Neto, Vera Marques, Rosane Fontoura. Texto da reportagem: “O presidente do Banestado, Carlos Antonio de Almeida Ferreira, acaba de autorizar a realização do oitavo SBAI – Salão Banestado de Artistas Inéditos, que acontece ininterruptamente, todos os anos, desde 1983. Naquele ano, Adão Vilmar de Oliveira e Elzi Zanotto Hohmann sugeriram ao então diretor do Banestado, Octacílio Ribeiro da Silva, que estudasse as possibilidades do apoio cultural do Banestado à realização de algum salão de artes plásticas. Na qualidade de assessor de Octacílio Ribeiro, coube-me idealizar o Salão, ideia que foi aprovada pelo presidente Léo de Almeida Neves. Voltei-o inteiramente ao artista iniciante, àquele que estivesse ainda lutando pela conquista de um espaço e de reconhecimento público. Convidei um colega do Banestado, Tadeu Petrin, para ajudar-me no processo de implantação do primeiro SBAI. As Galerias de Arte Banestado ainda não existiam. Consegui o espaço da Sala de Exposições do SENAC, e ali o I SBAI foi inaugurado pelo então presidente José Brandt Silva. Não foi por acaso que o SBAI cresceu tanto em importância ao longo destes oito anos: projetei-o para que se tornasse um acontecimento artístico de grande relevância, e duradouro. E vi justificado o evento a cada vez que as comissões julgadoras classificaram e premiaram artistas talentosos que, em anos posteriores, prosseguiram em ascensão no mundo das artes plásticas, conquistando novos prêmios em outros Salões, e conhecendo o sucesso de público e de crítica. No dia 5 de novembro vindouro, estarão abertas as inscrições para o VIII SBAI. Os regulamentos ficarão à disposição dos interessados no Museu Banestado e na Galeria de Arte Banestado, em Curitiba. No interior do Paraná, será encontrado nas Gerências Regionais do Banco, cujos endereços serão amplamente divulgados por toda a imprensa paranaense. Vale acrescentar aos interessados, que devem ser inscritas duas obras, obrigatoriamente, cujas dimensões não podem ultrapassar um metro quadrado por unidade. E os prêmios para os três melhores, alcançarão o valor correspondente a 1.000 BTN. A comissão julgadora que apreciará as obras do VIII SBAI será formada pelos artistas plásticos João Osório Brzezinski, Nelson Padrella e Denise Roman”. 3º recorte: Oitavo SBAI – Cláudio Manoel da Costa. O Estado do Paraná de 16.10.1990. Texto da notícia: “Quem está ostentando justificável euforia é Francisco Souto Neto, assessor cultural do Banestado. O presidente da instituição, Carlos Antonio de Almeida Ferreira, acaba de autorizar a realização do 8º Salão Banestado de Artistas Inéditos. Desde 1983, quando aconteceu pela primeira vez, o Sbai tem revelado artistas paranaenses e brasileiros e oferecido oportunidade para novos talentos. Souto Neto já começou a tratar dos detalhes para mais esta realização e brevemente teremos as primeiras informações aos artistas interessados em participar”. 4º recorte: VIII SBAI – Correio de Notícias de 13.11.1990. 5º recorte: VIII SBAI – O Estado do Paraná de 14.11.1990. 6º recorte: Mary Schaffer – Paraná in foco. Gazeta do Povo de 4.11.1990. Texto da notícia: “Recebi e registro com carinho as mensagens de apoio e congratulações por esta coluna e minha entrada para este veículo, dos amigos Álvaro Andrade, Souto Neto (BANESTADO), Mário Celso (líder do PMDB na Câmara Municipal de Curitiba), casal Neuza e Carlos Madalosso, colunista Juril Carnasciali, Wilson de Araújo Bueno, Regina Tizzot, Luiz Carlos Borges da Silveira, e meu querido amigo Dino Almeida”.


 

===ooOoo===

 

Notícias diversas. (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum):

ILUSTRAÇÃO 35 – A fotografia a cores, que não foi notícia jornalística, é apenas uma lembrança de Francisco Souto Neto, de uma das ocasiões em que representou o presidente do Banestado no Palácio Iguaçu, numa das reuniões com o governador Álvaro Dias. Abaixo, 1º recorte: Lançamento do Caleidoscópio – BAZAAR – Ruy Barrozo. Jornal do Estado, 24.10.1990. Aparecem na foto: José Wanderley Dias, Francisco Souto Neto, Maria Rosa Cartaxo Moura2º recorte: Exposição de Chromiec até dia primeiro. Gazeta do Povo de 16.1.1990. 3º recorte: Dino Almeida – Gazeta do Povo de 16.11.1990. 4º recorte: Poty, bíblico – Cláudio Manoel da Costa. O Estado do Paraná de 4.11.1990. Aparecem na foto: Francisco Souto Neto, Poty Anita Zippin. 5º recorte: Frente e verso – Cláudio Manoel da Costa. O Estado do Paraná de 15.11.1990. Aparece na foto: Francisco Souto Neto.


 

===ooOoo===

 

Notícias diversas. (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum):

ILUSTRAÇÃO 36 – Abaixo, 1º recorte: Inscrições para o Salão Banestado de Artistas Inéditos. Folha de Londrina de 20.11.1990. 2º recorte: Expressão & Arte – Souto Neto. Jornal Indústria & Comércio de 3.11.1990. Salão Banestado: oito anos descobrindo novos artistas. Aparecem na foto: Sérgio Miguel de Souza, Francisco Souto Neto, Valmor Pícolo, Octacilio Ribeiro da Silva. Texto da notícia: “No ano de 1983 realizou-se o 1º SBAI – Salão Banestado de Artistas Inéditos, graças à importância que Octacílio Ribeiro da Silva, então diretor do Banestado, sempre soube conferir aos assuntos de cultura. Não foi fácil a Octacílio Ribeiro convencer a diretoria a aprovar a proposta, pois havia correntes contrárias à ideia de o Banestado ‘ter despesas com arte’. Naquele difícil princípio, dois jornalistas ajudaram a dar força ao Salão Banestado: Aramis Millarch e Alcy Ramalho Filho. Suas sucessivas e elogiosas referências ao SBAI provocaram uma reação em cadeia: toda a imprensa passou a dedicar grande espaço aos assuntos do SBAI e aplaudir a iniciativa. Aramis, na coluna Tabloide (O Estado do Paraná) de 24.11.1983, escreveu: ‘Despertar o interesse pela cultura entre os seus servidores deveria ser preocupação de qualquer empresa. Entretanto, raros são os empresários que nestes dias bicudos estão dispostos a considerar qualquer atividade que possa representar despesas extras, embora eventos culturais não signifiquem necessariamente despesas supérfluas e, ao contrário, podem fazer os funcionários sentirem-se mais motivados para o trabalho. (…) Agora o Banestado começa a investir na área, graças à sensibilidade e dedicação de um dos seus mais competentes assessores, Francisco Souto Neto. Uma sugestão levada a Octacílio Ribeiro da Silva, diretor de Crédito Rural e Industrial, no sentido de promover uma exposição de artistas amadores entre funcionários e clientes do Conglomerado, foi aprovada pelo ex-presidente Léo de Almeida Neves e referendada pelo seu sucessor, José Brandt Silva, resultando no Salão inaugurado ontem à noite no SENAC. (…) A comissão julgadora dos trabalhos foi formada pelos artistas Alberto Massuda, Jair Mendes e Mazé Mendes, que premiou os trabalhos de Heloísa Machado Moreira (de Jacarezinho), Rubens Faria Gonçalves (de Curitiba) e Dorothy de Souza Rocha (de Ponta Grossa). Uma homenagem foi prestada à sempre admirável dona Maria Nicolas que, como cliente do Banestado, inscreveu seus trabalhos para esse Salão’. Isto foi o que escreveu Aramis Millarch em 1983, que já transcrevi em 1989, nesta mesma coluna. Vale acrescentar que Alcy Ramalho Filho foi quem, nestes oito anos, maior número de vezes referiu-se ao SBAI. Seguiram-se outros jornalistas que também sempre deram inestimável e precioso apoio ao Salão Banestado: Cláudio Manoel da Costa, Wilde Martini, Izza Zilli [Iza Zilli], Ruy Barrozo, Cláudio Seto, Dino Almeida, Juril Carnasciali, Calil Simão, Renato Toniolo, Mary Schaffer, Tucca, Léo Pasetti, Wilson de Araújo Bueno, Anita Zippin, Ricardo Rodrigues, Edna Jankoski, Carlos Maranhão – e muitos outros. A todos esses amigos, o meu reconhecido e sincero agradecimento. Tendo atravessado três governos ininterruptamente (José Richa, João Elízio e Álvaro Dias), atinge a 8ª etapa fortalecido, oferecendo três prêmios aos melhores concorrentes que somam o equivalente a 1000 BTNs, e reconhecido como um dos mais importantes eventos no Paraná, com a finalidade de projetar novos talentos. As inscrições estão sendo aceitas em todas as Gerências Regionais do Banestado, no interior paranaense. Em Curitiba, na sede do Museu Banestado, na Rua 15 de Novembro, 240 – 2º andar”. 3º recorte: Alcy Ramalho Filho. Gazeta do Povo de 25.11.1990. 4º recorte: Dino Almeida. Gazeta do Povo de 11.11.1990. 5º recorte: Juril Carnasciali. Gazeta do Povo de 25.11.1990.


 

===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 37 – Nesta página de álbum não há nenhum recorte de notícias, mas apenas fotos da coluna Expressão & Arte, e uma foto maior com a capa da revista Charme nº 43, de outubro de 1990, com duas páginas contendo uma reportagem de Francisco Souto Neto sobre quatro importantes galerias de arte de Curitiba, e a própria coluna “Expressão & Arte” publicada na mencionada revista.


 

===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 38 – Nesta página, há apenas um pequeno recorte da coluna de Calil Simão, no Jornal Indústria & Comércio de 19.12.1990. Texto da notícia: “Francisco Souto Neto, membro do Conselho Consultivo do Museu de Arte do Paraná e Assessor para assuntos de cultura do Banestado, é quem recomenda a exposição ‘Máscaras de Veneza’ de Karla Tanto, agora em exposição na Secretaria da Cultura até o dia 18 de janeiro”. As três fotos que completam a página, colocadas em diagonal, fazem referência à camiseta “O Ronco da Solidão”, que Francisco Souto Neto recebeu de presente das artistas Didonet Thomaz e Verônica França. A crítica à exposição de Didonet e Verônica, feita por Souto Neto, poderá ser encontrada no seguinte link:

http://fsoutoneto.wordpress.com/2012/04/19/expressao-arte-por-francisco-souto-neto-curitiba-13-e-14-out-1990-p-14/


 

===ooOoo===

 

Notícias diversas. (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum):

ILUSTRAÇÃO 39 – Abaixo, 1º recorte: Ana Marta – Jornal de Londrina de 14.11.1990. Aparece na foto: Francisco Souto Neto. Texto da notícia: “O crítico de arte Souto Neto (v. foto) também jornalista e advogado, responsável pela criação do Salão Banestado de Artistas Inéditos que realiza há oito anos em Curitiba, assim como a fundação do Museu Banestado, agora iniciando sua fase radiofônica aos sábados, na Rádio Estadual, entrevistando artistas, e comentando as exposições mais interessantes da capital paranaense. O programa é uma ampliação da coluna Expressão & Arte, publicada por Souto no jornal Indústria & Comércio, todas as segundas-feiras”. 2º recorte: Jornal do Estado de 24.11.1990. Aparece na foto: Luiz Antônio Guinski. O desenho que aparece ao lado, de Guinski, pertence à Coleção Francisco Souto Neto. 3º recorte: Meu caminho para Rotary – Cláudio Manoel da Costa. Jornal Tribuna do Paraná de 26.11.1990. Aparecem nas fotografias: na 1ª foto (semi-encoberta por outro recorte), Edith Barbosa Souto e Aline de Carvalho; na 2ª foto, Francisco Borsari Neto, Olavo Alberto de Carvalho e Miceslau Kampe. 4º recorte: Meu caminho para Rotary – Izza Zilli (Iza Zilli). Correio de Notícias de 25.11.1990. Aparecem nas fotografias: na 1ª foto, Francisco Souto Neto, Olavo Alberto de Carvalho, Dione Mara Souto da Rosa; na 2ª fotoMiceslau Kampe, Olavo Alberto de Carvalho, Maria José Vieira; na 3ª fotoAline de Carvalho, Olavo Alberto de Carvalho, Edith Barbosa Souto, Clarissa Lagarrigue, Iza Abreu Lima [Iza de Carvalho Lima]; na 4ª foto, Olavo Alberto de Carvalho entre convidados.

 


===ooOoo===

 

Notícias diversas. (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum):

ILUSTRAÇÃO 40 Abaixo, 1º recorte: Salão Banestado: inscrições abertas. Expressão & Arte – Souto Neto. Jornal Indústria & Comércio de 17.11.1990. O 2º recorte envolve duas notícias mencionando Francisco Souto Neto, com assuntos diferentes, coincidentemente publicadas no mesmo jornal, lado a lado. A 1ª notícia diz “Osmar Chromiec expõe suas pinturas na Casabrannka”, onde se lê: “Casabrannka Galeria de Arte, sob a direção de Letícia Di Bernardi Trauczynski, com o apoio cultural do Banestado, patrocínio do Buffet da Glória, promove a exposição individual ‘Pinturas’ de Osmar Chromiec, no dia 20 de novembro, com vernissage às 21 horas. Osmar Chromiec, segundo Francisco Souto Neto, ‘inovou também em técnica, pesquisas e experiências: a nova textura advém de sucessivas camadas de cores e tons’ (…)”, etc. A 2ª notícia tem o título de “Abertas inscrições para o Salão Banestado de Artistas Inéditos”, ilustrada com fotografia cuja legenda diz: Souto Neto, assessor para Assuntos Culturais do Banestado”. Ambas as notícias foram publicadas na seção ARTES PLÁSTICAS do Jornal do Estado de 17.11.1990. Aparece na foto: Francisco Souto Neto.


 

===ooOoo===

 

Notícias sobre a abertura das inscrições para o VIII SBAI. (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum):

ILUSTRAÇÃO 41 – Abaixo, o 1º recorte envolve duas notícias diferentes, uma em seguida da outra, ambas mencionando Francisco Souto Neto, constantes do Jornal Indústria & Comércio de 15.11.1990. A 1ª notícia tem o título de VIII SBAI abre inscrições. Diz o texto: “Estão abertas as inscrições para o VIII SBAI – Salão Banestado de Artistas Inéditos. Segundo Francisco   Souto Neto, assessor para Assuntos de Cultura do Banestado e idealizador do certame, desta vez os prêmios chegam ao valor correspondente a 1.000 BTNs”. A 2ª notícia tem o título “I&C no Conselho Estadual de Museus”. A notícia começa com o seguinte parágrafo: “O jornalista Francisco Souto Neto, que também é colunista de artes deste jornal ‘Indústria & Comércio’, foi convidado pelo Secretário da Cultura René Ariel Dotti, a integrar o Conselho Consultivo do recém criado Sistema Estadual de Museus. O sistema vem preencher um vazio institucional no universo das ações de colheita, seleção, registro e exposição de bens de notável valor histórico ou social e que devem ser conservados para o conhecimento das gerações do presente e do futuro. Segundo René Dotti, com o sistema ora implantado, se pretende fazer dos museus ‘espaços de ressonância cultural e cenários permanentes de exibição de formas de expressão, dos modos de criar, fazer e viver, de obras, documentos e outros objetos que atravessaram as fronteiras do tempo normalmente assinadas para a sua existência’ ”. Aparece na foto: Francisco Souto Neto2º recorte: Salão Banestado – Clubes e Gentes – Carlos Queiroz Maranhão. Jornal do Estado de 23.11.1990. Aparece na foto: Francisco Souto Neto. 3º recorte: Salão Banestado – Curitiba Hoje de 10.11.1990. 4º recorte: VIII Salão Banestado de Artistas Inéditos – Izza Zilli. Correio de Notícias de 20.11.1990. Aparece na foto: Francisco Souto Neto5º recorte: VIII SBAI grande incentivo – Izza Zilli. Correio de Notícias de 1º.12.1990.


 

===ooOoo===

 

Notícias sobre a abertura das inscrições para o VIII SBAI. (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum):

ILUSTRAÇÃO 42 Abaixo, 1º recorte: “Inscrições para o Salão Banestado em sua última semana” e “O Programa Expressão & Arte, pela Rádio Estadual, agora em novo horário”. Jornal Indústria & Comércio de 25.11.1990. Aparecem na foto: Mauro Scaramuzza Filho, Vera Marques, Valmor Pícolo, Francisco Souto Neto2º recorte: Abertas as inscrições ao Salão Banestado – Léo Pasetti. Diário da Manhã (Ponta Grossa), de 21.11.90. Transcrição parcial da notícia: “(…) É a terceira vez que o SBAI tem a sua realização autorizada por Carlos Antonio de Almeida Ferreira, presidente do Banestado, que prossegue coordenado por Francisco   Souto Neto, Assessor para Assuntos de Cultura do Banestado e idealizador do certame. Souto Neto é filho de Arary Souto, jornalista que residiu aqui em Ponta Grossa de 1948 a 1963, quando veio a falecer, tendo sido redator-chefe do Jornal do Paraná, e diretor da Rádio Central do Paraná, além de presidente de várias entidades filantrópicas, culturais e de serviços, como o Rotary Club. (…)”. 3º recorte: Adalice Araújo – Gazeta do Povo de 25.11.1990.

 


===ooOoo===

 

Notícia sobre a conquista, por Francisco Souto Neto, de 1º lugar em concurso literário. (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum):

ILUSTRAÇÃO 43 Abaixo, 1º recorte: I&C Lazer – João Alceu J. Ribeiro – Souto Neto vence concurso da UCF. Jornal Indústria & Comércio, recorte não datado. Aparece na foto: Francisco Souto Neto. 2º recorte: Alcy Ramalho Filho. Gazeta do Povo de 21.11.1990. Teor da notícia: “Assessor para assuntos de cultura da presidência do Banestado, o jornalista e advogado Francisco   Souto Neto recebeu ontem o primeiro prêmio do concurso literário sobre os cem anos da República e seus vultos, promovido pela União Cívica Feminina Paranaense”. Aparece na foto: Francisco Souto Neto3º recorte: Calil Simão. Jornal Indústria & Comércio de 29.11.1990. 4º recorte: Juril Carnasciali. Gazeta do Povo de 25.11.1990. 5º recorte: Izza Zilli – Gente – Souto Neto é o vencedor do concurso literário. Correio de Notícias de 25.11.1990. Teor da notícia: “Foram entregues na última terça-feira, os prêmios do concurso literário promovido pela União Cívica Feminina Paranaense, que teve como tema os cem anos da República e seus vultos. O primeiro prêmio coube ao advogado e jornalista Francisco Souto Neto. O segundo lugar foi para Júnia Amaral Correia de Andrade e o terceiro para Maria da Consolação S. Buzelin. Parabéns!”. Aparece na foto: Francisco Souto Neto.

 


===ooOoo===

 

Duas notícias: Francisco Souto Neto empossado como conselheiro do Sistema Estadual de Museus, e vencedor de concurso literário:

ILUSTRAÇÃO 44 Abaixo, 1º recorte: Museus: empossados membros do Conselho. Gazeta do Povo de 22.12.1990. Teor da notícia: “Em solenidade realizada no Auditório Antônio Melillo nesta sexta-feira, foram empossados os membros do Conselho Consultivo do recém-criado Sistema Paranaense de Museus. Na mesma ocasião, foi feita a entrega de placas aos integrantes da Comissão de Símbolos do Paraná e de medalhas de agradecimento aos que tiveram participação na criação da Coordenação do Sistema Estadual de Museus. Durante a cerimônia, que foi presidida pelo secretário René Ariel Dotti, da Cultura, tomaram posse Ubaldo Martini Puppi, Mário de Mari, Francisco Souto Neto, Maria das Dores Wouk e Márcia Kersten, na qualidade de representantes da comunidade. Em nome do Conselho Regional de Museologia assumiu Mauri Rodrigues da Cruz; e representando a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia, Heloísa Mont Serrat Bindo. São membros natos do Conselho o secretário da Cultura, o diretor geral da Secretaria da Cultura e o coordenador do Sistema Estadual de Museus, cargos que ora são ocupados por René Ariel Dotti, Vilson Dietrich e Jair Mendes. Os homenageados pela participação na comissão que alterou e corrigiu os símbolo do Paraná foram: Ernani Straube, Henrique Morozowicz, José Luís Ungaretti, Edwino Tempski, José Tadeu Motta, Sebastião Ferrarini, Fernando Straube, João José Bigarella, Vinalto Graff, Armando Cervi, Tereza de Rezende, Lígia Vieira César, Ivens Fontoura, Sérgio Todeschini Alves. Por sua vez, um representante da comissão – Edwino Tempski – entregou uma placa ao secretário da Cultura pelo apoio dado à iniciativa pela mudança dos símbolos. COMEMORAÇÃO DUPLA – No discurso que encerrou a solenidade, Dotti observou que a homenagem aos membros da Comissão dos Símbolos e a posse do Conselho Consultivo do Sistema Estadual de Museus foram realizadas na mesma data e na antevéspera do Natal de forma propositada. ‘A partir do momento em que o Estado do Paraná possui nova simbologia – agora adequada e correta – ele é também o único Estado a contar com um Sistema Estadual de Museus, aliando a preocupação com os símbolos do povo e a conservação das atividades museológicas’, disse. Lembrou que os museus do Paraná não exitem para serem ‘depósitos de coisas antigas’, mas centros dinâmicos da preservação do patrimônio físico e espiritual da comunidade e como espaço para novas ideias e debates. Enfatizou ainda o papel do governo estadual no combate ao obscurantismo ‘que grassa na área federal nos campos da cultura sob o pretexto de combater a inflação e a crise’.” Aparecem na foto: senhor da Comissão de Símbolos sendo cumprimentado por René Ariel Dotti. Sentado, à direita, Francisco Souto Neto2º recorte: Souto Neto é vencedor de concurso literário da U. C. F. Jornal do Estado de 21.11.1990. Teor da notícia: “Foram entregues ontem os prêmios do concurso literário promovido pela União Cívica Feminina Paranaense, que teve como tema os cem anos da República e seus vultos. A comissão julgadora esteve a encargo de Quintina Ferreira (Secretaria de Estado da Educação), Dirce Merlin Cleve (União Cívica Feminina), e Maria Sarita Trzaskacz (Banestado) que avaliou os textos, todos sob pseudônimos, já que a identificação dos participantes, mantidas em envelopes lacrados, só foi conhecida após o julgamento dos trabalhos. O primeiro prêmio coube ao advogado e jornalista Francisco Souto Neto. O segundo lugar foi para Júnia Amaral Correia de Andrade e o terceiro para Maria da Consolação Soranço Buzelin. Um prêmio especial coube a Wilson Bóia. O vencedor do concurso, Souto Neto, é assessor para assuntos de Cultura da presidência do Banestado e membro do Conselho Consultivo do Museu de Arte do Paraná. Como crítico de arte, mantém colunas fixas no jornal Indústria & Comércio e na revista Charme, sob o título de Expressão & Arte, e comanda um programa de cultura na Rádio Estadual do Paraná. Os prêmios serão entregues às 14 horas na sede social da U. C. F., na Praça João Cândido, e contará com a presença de autoridades e personalidades ligadas às letras e à literatura”. Aparece na foto: Francisco Souto Neto.


 

===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 45 – Abaixo, um único recorte de jornal: Mary Schaffer – Paraná in Foco. VIM, VI, VENCI. Texto da matéria: Francisco Souto Neto, assessor para assuntos de Cultura do Banestado, vem esbanjando energia e tornando-se a cada dia mais conhecido pelo belíssimo trabalho que realiza na área das artes plásticas. Souto Neto veio de Presidente Wenceslau, e já é prata da casa”. Aparece na foto: Francisco Souto Neto. Os dois outros recortes são textos escritos por Francisco Souto Neto, constantes dos catálogos de exposições, o primeiro do artista plástico Osmar Chromiec, o segundo da fotógrafa Karla Tanto.


 

===ooOoo===

 

Notícias diversas. (Os recortes foram arquivados sobrepostos em 1990, porque eram excessivos para as páginas do álbum):

ILUSTRAÇÃO 46 – Abaixo, 1º recorte: Posse: Conselho Consultivo de Museus. Diário Popular, Edição “Os Melhores do Ano de 1990”, de 23 e 24.12.1990. Trecho da notícia: “(…) Durante a cerimônia, que foi presidida pelo secretário René Ariel Dotti, da Cultura, tomaram posse Ubaldo Martini Pupi, Mário de Mari, Francisco Souto Neto, Maria das Dores Wouk e Márcia Kesrton (…)“.  2º recorte: Empossados membros do Sistema de Museus. Jornal não identificado e recorte sem data3º recorte: Sistema de Museus empossa. Jornal Indústria & Comércio de 28.12.1990. 4º recorte: Banestado divulga resultado do VIII SBAI. Jornal do Estado de 23.12.1990. Teor da notícia: “O Banestado está divulgando o resultado dos serviços de seleção e julgamento do VIII SBAI – Salão Banestado de Artistas Inéditos, que esteve a encargo da comissão julgadora composta por Denise Roman, João Osório Brzezinski e Nelson Padrella. Dos 236 trabalhos inscritos, foram selecionadas 63 telas de 44 artistas inscritos. Os nomes dos artistas premiados, porém, como ocorre tradicionalmente desde o primeiro Salão Banestado, só serão conhecidos na noite de 4 de janeiro de 1991, por ocasião da inauguração que será feita por Carlos Antonio de Almeida Ferreira, presidente do Banestado, e René Ariel Dotti, secretário de Estado da Cultura. A coordenação do evento está a encargo de Francisco   Souto Neto, que idealizou e criou o Salão Banestado há oito anos. São os seguintes, os artistas plásticos selecionados: Cecília Marcondes Fortes, Cláudio de Azeredo, Clélia Saldanha de Almeida, Devanir Massami Tominaga, Dulcirene Montanha Moletta, Elani Paludo, Eliane Kowalski Viana, Elieder Corrêa da Silva, Eloísio Ferreira de Souza, Félix Wojciechowski, Gil César de Macedo Gracia, Glenda Mara Uhrigshardt Silva, Henriqueta Sibila Pepin Ferreira, Idovel Massaranduba Ribeiro, Ieda de Camargo Coelho, Juliana Leonor Kudlinski, Jussara Farias de Mattos Salazar, Laércio Redondo, Léa Innocêncio Bueno, Leda Maria Veneri, Leônida da Luz Moreira, Luciano José Antunes, Luciano Parreira Buchmann, Maria Cássia P. Custódio, Maria Cristina Etcheverry, Maria de Lourdes Brandão Hecke, Maria Thereza de Araújo, Marilisa Cruz Destro, Marilu Stellfeld C. de Albuquerque, Mauro Roberto Nichele, Nelly Undine S. Pereira, Noely Maria Zílio Caldart, Olavo Tenório Cavalcante, Osmar Delgado, Roberto Pereira da Silva, Rosângela Fátima de Andrade, Rubens Faria Gonçalves, Rubens Marques Curi, Salete Lottermann Forneck, Sérgio Monteiro de Almeida, Sônia Tramujas Vasconcellos, Túlio Márcio Gomes Andrade, Valdívia Alves Dalpósito, Valdomiro Moreira”.

 


===ooOoo===

 

Os cartões de Natal de Francisco Souto Neto

ILUSTRAÇÃO 47 – Embora haja três recortes nesta página de álbum, eles são parte de uma só reportagem feita por Ivens Fontoura, contando a história dos cartões de Natal de Francisco Souto Neto.  DESIGNDESIGNER – Ivens Fontoura – O Estado do Paraná de 30.12.1990. Adiante, o inteiro teor da matéria da ilustração abaixo: As melhores edições de design – Entre várias edições de design no país, Designdesigner homenageia nesta edição retrospectiva duas revistas de fama nacional e internacional, e uma edição privada de cartões de Natal. Primeiramente, a revista Gráfica, mais quente neste número 30, após suas premiações na categoria ‘Artes Gráficas e Editoração’ da série produto da I Bienal Brasileira de Design. Depois, a revista Design & Interiores, cada vez melhor, principalmente pela sua edição nº 19, verdadeiro mostruário dos profissionais do país. E o destaque especial pelo trabalho de Francisco   Souto Neto na produção de uma edição super simpática de seus cartões de Natal. – Os cartões de Souto Neto – Desde o Natal de 1987, algumas pessoas têm tido o privilégio de receber Cartões de Natal com originalidade e bom design gráfico. Trata-se de edições do advogado Francisco Souto Neto, assessor cultural do Banestado e recém-empossado membro do Conselho Consultivo do Sistema Estadual de Museus do Paraná. As edições têm sido crescentes, variam de 100 a 200 exemplares numerados. O primeiro era um cartum assinado por [Rubens] Gennaro, com Souto Neto, sua mãe Edith e seu chihuahua Quincas Little Poncho sentados no sofá da sala. O segundo, também em sua sala, Souto Neto, sua mãe Edith com o Quincas no colo e suas divas hollywoodianas de sua adolescância (Marilyn Monroe, Rita Hayworth, Julie London, Doris Day, Juliette Greco, Monica Vitti, Marlene Dietrich (em pé), Elizabeth Taylor e Kim Novak (ajoelhadas). O colorido foi feito com lápis de cera violentamente artificial para evidenciar o caráter da fantasia da farsa. O terceiro, uma capa da revista francesa ‘Paris Match’ com mensagem em francês ao povo brasileiro; no canto esquerdo, a fotografia da sua sobrinha Mara com o Quincas (morto antes do Natal). Certamente este foi o cartão mais intelectualizado de todos. Finalmente, Souto Neto, sua mãe Edith, Mara e Carlitos, e a mensagem do ano: “Feliz 1991, apesar do Plano [Collor]!”.

 


===ooOoo===

 

Os cartões de Natal de Francisco Souto Neto

ILUSTRAÇÃO 48  Comentário de Aramis Millarch ao cartão natalino de Francisco SoutoNeto: Tabloide – Aramis Millarch. O Estado do Paraná de 25.12.1990. Texto da notícia: “(…) O advogado Francisco   Souto Neto, assessor de assuntos culturais do Banestado e colunista de artes plásticas do Jornal Indústria & Comércio, como cinéfilo aproveita sempre o Natal para dar asas às suas fantasias hollywoodianas. No ano passado fez uma montagem em que aparecia ao lado de divas do star sistem. Este ano, como sempre ao lado de sua mãe, Edith – e convidando dois amigos – o mímico Luiz Berlim Júnior, vestido como Chaplin, e a bela morena Mara – externa os votos de que ‘em 1991, apesar do Plano [Collor], continuemos mantendo vivos a arte e os sonhos em nossas vidas’ (…)”.


 

===ooOoo===

 

Os cartões de Natal de Francisco Souto Neto

ILUSTRAÇÃO 49 – Abaixo, 1º recorte: O Natal [de 1990] e o ano de 1991 – Expressão & Arte – Souto Neto. Jornal Indústria & Comércio de 22.12.1990. Aparecem na foto: Edith Barbosa Souto, Charles Chaplin (Luiz Berlim Júnior), Francisco Souto Neto, Dione Mara Souto da Rosa2º recorte: Juril Carnasciali. Gazeta do Povo de 30.12.1990. 3º recorte: BAZAAR – Ruy Barrozo – Jornal do Estado de 4.1.1991. 4º recorte: Mary Schaffer. Gazeta do Povo de 30.12.1990. 5º recorte: Originalidade – Izza Zilli. Correio de Notícias de 6.1.1991. Teor da nota: “O amigo Francisco Souto Neto se destaca todos os anos com suas ideias originalíssimas ao idealizar o cartão de Natal. Bem antes do evento ele já se prepara para saudar os amigos com criatividade. Confiram o cartão deste ano. Sensacional”. Aparecem na foto: Edith Barbosa Souto, Charles Chaplin (Luiz Berlim Júnior), Francisco Souto Neto, Dione Mara Souto da Rosa. 6º recorte: Premiação do VIII Sbai – Wilde Martini. Diário Popular de 4.1.1991.


 

===ooOoo===

 

Notícias diversas

ILUSTRAÇÃO 50 – Abaixo, 1º recorte: Resultado do VII Salão Banestado de Artistas. Diário Popular de 27.12.1990. Aparecem na foto: Carlos Antonio de Almeida Ferreira, Francisco Souto Neto, René Ariel Dotti. 2º recorte: A seleção do 8º Sbai – Destaques – Wilde Martini. Edição “Os Melhores do Ano de 1990”. Diário Popular de 23.12.1990. Aparecem na foto: João Osório Brzezinski, Francisco Souto Neto, Denise Roman e Nelson Padrella.


 

===ooOoo===

 

Notícias diversas

ILUSTRAÇÃO 51 Abaixo, 1º recorte: Os selecionados do VII SBAI. O Estado do Paraná de 28.12.1990. 2º recorte: Programe-se – Fátima Miriam Bortot. Correio de Notícias de 4.1.1991. Aparecem na foto: Nelson Padrella, Francisco Souto Neto, Denise Roman, João Osório Brzezinski. 3º recorte: Hoje a inauguração do VIII Salão Banestado de Artistas. Diário Popular de 4.1.1991. Aparecem na foto: Carlos Antonio de Almeida Ferreira, Francisco Souto Neto. 4º recorte: Izza Zilli – Gente. Correio de Notícias de 3.1.1991. Aparecem na foto: Clélia Moraes, Francisco Souto Neto.


 

===ooOoo===

 

Notícias diversas

ILUSTRAÇÃO 52 Abaixo, 1º recorte: Dieffenbachia Sade – Jorge Carlos Sade – Gostáveis de 1990. Jornal do Estado de 30.12.1990. No texto: “(…) SALÕES: o SBAI (Souto Neto) e o Curitiba Arte (Alcy Ramalho) (…)”. 2º recorte: As expectativas pelo julgamento do VIII SBAI. Expressão & Arte – Souto Neto. Jornal Indústria & Comércio de 22.12.1990. Aparecem na foto: João Osório, Denise Roman, Nelson Padrella. 3º recorte: 44 artistas selecionados para o Salão Banestado. Expressão & Arte – Souto Neto. Jornal Indústria & Comércio de 29.12.1990. Aparecem na foto: Nelson Padrella, João Osório, Denise Roman.

 


===ooOoo===

 

A última notícia de 1990: lançado o nome de Francisco Souto Neto para ocupar a pasta da Cultura do Estado do Paraná.

ILUSTRAÇÃO 53 – Abaixo, o recorte do Jornal do Estado de 27.12.1990 traz a manchete: “Só um nome é certo. Todos os outros cargos estão vagos”. Era em março o final do governo (o governador era Álvaro Dias), quando então assumiria o governador eleito Roberto Requião. Alguns parlamentares e intelectuais ligados às letras e à mídia lançaram o nome de Francisco Souto Neto para assumir a Secretaria de Estado da Cultura no novo governo. Diz o trecho assinalado da notícia: “Na Secretaria de Cultura a disputa é acirrada. Pode ser mantido o atual secretário René Dotti, ou nomeado um novo que seria o ex-secretário de Cultura de Requião na prefeitura, Carlos Marés, ou o jornalista Souto Neto, assessor para Assuntos de Cultura do Banestado”. O Governador eleito ficou em dúvida e somente se decidiu por um nome para a Cultura, na véspera da sua tomada de posse, em março de 1991. Decidiu-se por Gilda Poli.




 

===ooOoo===

 

PARA ENCERRAR, SEGUE, ABAIXO, O REGISTRO DE 16 PÁGINAS DE ÁLBUNS QUE SINTETIZAM ALGUNS ACONTECIMENTOS DE 1990 NO DIA-A-DIA DE FRANCISCO SOUTO NETO:

ILUSTRAÇÃO 54 – Abaixo, logo após todos os brasileiros terem sido roubados pelo famigerado “Plano Collor”, arquitetado pelos infames presidente Collor e sua ministra Zélia Cardoso de Mello, Francisco Souto Neto passa a olhar desconfiado por todos os séculos dos séculos…


 

===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 55 – Abaixo, dona Edith Barbosa Souto prepara-se para o casamento da sua neta Rossana Souto da Rosa.

 


===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 56 – Abaixo, o casamento de Rossana Souto da Rosa com Iron Lemes.

 


===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 57 – Abaixo, no dia do 79º aniversário de dona Edith Barbosa Souto, ela recebe a visita dos recém-casados Rossana e Iron.


 

===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 58 – Abaixo, na primeira foto, Francisco Souto Neto na Galeria de Arte Banestado, na companhia de quatro amigos: Alice Varajão, Marly Meyer Araújo, Poty e Vera Munhoz da Rocha Marques. Na segunda foto, Souto Neto entre Vera e Clarissa Lagarrigue, que está com a mão repousando sobre um dos álbuns de fotos do Souto.  Atrás, a “parede da Vera”, na Galeria Banestado, ilustrada por grandes amigos artistas plásticos. 


===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 59 – Abaixo, Charles Chaplin (Berlim Júnior) vai ao aeroporto levando um “telegrama vivo” de Francisco Souto Neto e Edith Barbosa Souto para Marlene Sant’Anna Granville Urban e sua filha Annette Granville Urban, que iniciavam longa viagem de passeio à Europa e Oriente.


 

===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 60 – Abaixo, Marlene e Annette recebem homenagens de Charles Chaplin.


 

===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 61 – Abaixo, em setembro, Charles Chaplin (Luiz Berlim Júnior) é quem recebe os convidados para o aniversário de Francisco Souto Neto. Na 1ª foto estão Dione Mara Souto da Rosa, Regina Romano Bowles, Edith Barbosa Souto, Charles Chaplin (Luiz Berlim Jr.), Grací Armellini Trény, Linete Armellini. Na 2ª foto, além dos já mencionados, somam-se Robert Jan Bowles e Luiz Alberto Pinto de Carvalho. Na 3ª foto: Francisco Souto Neto, Arthur Armellini Júnior, Robert Jan Bowles, Charles Chaplin (Luiz Berlim Júnior) e Rubens Faria Gonçalves. Na 4ª foto, Carlitos entre Edith Barbosa Souto, Dione Mara Souto da Rosa e Francisco Souto Neto.


 

===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 62 – Abaixo, convidados à festa de aniversário de Souto Neto.


 

===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 63 – Abaixo, Charles Chaplin entretendo os convidados ao aniversário de Souto Neto. 


===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 64 – Abaixo, Carlitos entretendo os convidados ao aniversário de Souto Neto.


 

===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 65 – Abaixo, dona Edith Barbosa Souto e Francisco Souto Neto viajam a Ponta Grossa para conhecer a linda recém-nascida Marion Souto da Rosa Lemes, sua bisneta e sobrinha-neta, respectivamente.


 

===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 66 – Abaixo, ainda na casa de Ivone Souto da Rosa e seu marido Dulci Col da Rosa (ausente nas fotos). Na 1ª foto, Marion com sua mãe Rossana e a bisavó Edith Barbosa Souto. Na tela ao fundo, o bisavô Arary Souto. Na 2ª foto, as quatro gerações: Marion Souto da Rosa Lemes com a mãe Rossana Souto da Rosa Lemes, a avó Ivone Souto da Rosa e a bisavó Edith Barbosa Souto. 



 ===ooOoo===


ILUSTRAÇÃO 67 – Abaixo, na 1ª foto: Ao centro, Marion Souto da Rosa Lemes com seus pais, tendo à esquerda da foto a avó Ivone e a bisavó Edith, e à direita da foto a tia Dione Mara Souto da Rosa e o tio-avô Francisco Souto Neto.


 

===ooOoo===


ILUSTRAÇÃO 68 – Minha mãe e minha irmã Ivone recebem as queridas Dona Maria Rosa Carriel e sua filha Esther Carriel Benetti, nossas amigas desde a década de 40 em Ponta Grossa.



===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 69 – Abaixo, o bebê Marion recebe as visitas de queridas amigas da sua bisavó Edith Barbosa Souto: Argentina Vargas de Oliveira, Romilda Lange e Astrid Lange Batista Rosas. 


===ooOoo===

 

ILUSTRAÇÃO 70 Na página do álbum abaixo, reunião de Francisco Souto Neto com seus colegas do curso de Direito, em dezembro, por ocasião do 20º ano de formatura: Emílio, Mauro, Guataçara Navarro Messias, Jane Maria Mello Paczkowski, Wille, Orlando de Luca, Reusing e Norivaldo Furtado.


 

===ooOoo===


CIDADE DE MATINHOS EM 1990


A cidade de Matinhos, no litoral do Paraná, passa por uma grande revitalização no ano de 2023, quando escrevo estas memórias. Em 1990 eu tinha lá um pequeno apartamento para fins de semana. As páginas abaixo, com fotografias que tirei naquela época, têm agora um sentido histórico. Em 23 anos o "skyline" da cidade mudou bastante. Mas nem tanto, se compararmos cidades do litoral de Santa Catarina, como o Balneário Camboriú, que no mesmo espaço de tempo transformou-se numa verdadeira metrópole de aspecto internacional. Matinhos e seu balneário de Caiobá evoluíram muito timidamente. Agora o litoral paranaense teve a ampliação, através de aterros, da largura de suas praias; a avenida a beira-mar, ou Av. Atlantica de Matinhos, ganhou significativos melhoramentos. O que me parece faltar é a liberação para a construção de edifícios mais altos no litoral. Tenho grande respeito pelos cuidados que envolvem a ecologia, porém é preciso reconhecer que o matagal existente no ponto mais nobre da Praia Brava, nas proximidades do Morro do Boi, seja removido e mantida apenas a verdadeira restinga (esta necessária). O matagal exótico lá existente neste ano de 2023 é absolutamente absurdo. 


===ooOoo===


ILUSTRAÇÕES 71 A 75 – Assim era a cidade de Matinhos em 1990. Na terceira página, abaixo, a vista é de Caiobá. Na última página do álbum estamos eu e meu amigo Rubens Faria Gonçalves em "La Madrague" (apelido do meu apartamento do litoral). 





 

===ooOoo===


OBSERVAÇÃO

 

Minha coluna EXPRESSÃO & ARTE no Jornal Indústria & Comércio e na revista CHARME estão todas no meu blog específico. Abaixo, a primeira publicada no ano de 1990 e a última do ano em 30.12.1990. Entrando em qualquer um dos links abaixo, quem se interessar encontrará TODAS as publicadas em 1990.


Minha primeira coluna EXPRESSÃO & ARTE do ano (2 de janeiro de 1990):

https://fsoutoneto.wordpress.com/2011/09/28/expressao-arte-por-francisco-souto-neto-curitiba-30-dez-1989-a-2-jan-1990-p-20/

 

Minha última coluna EXPRESSÃO & ARTE do ano (30 de dezembro de 1990):

https://fsoutoneto.wordpress.com/2012/06/13/expressao-arte-por-francisco-souto-neto-curitiba-29-e-30-dez-1990-p-c1-2/

 

===ooOoo===


Francisco Souto Neto em 2023 no seu aniversário de 80 anos.

 

===ooOoo===

 

 

 

2 de setembro de 2023:

80 ANOS ESTA NOITE

CONTINUA NA

PARTE  13

O ANO 1991

 

 

===ooOoo===