domingo, 10 de setembro de 2023

FRANCISCO SOUTO NETO nos anos de 1980, 1981 e 1982 (PARTE 3).

 

Francisco Souto Neto aos 38 anos em 1981 em sua biblioteca.


 
Comendador Francisco Souto Neto em 2015.

 

===ooOoo===

 

2 de setembro de 2023:

80 ANOS ESTA NOITE

 

PARTE 3

RECORDANDO OS ANOS 

DE 1980, 1981 E 1982

 

 

===ooOoo===

 

Como desviar a corrupção?

 

Até 14 de março de 1979 eu era o assessor do Diretor de Crédito Rural do Banestado Dr. Ivo Meirelles de Almeida, que por sua vez era sucessor de Dr. Mário Saporiti (indicado pelo Governador Jaime Canet Júnior). Quando Dr. Saporiti era o diretor, eu já me encontrava na assessoria técnica da Carteira Rural, que funcionava no 5º andar da Rua Monsenhor Celso nº 256, anexa à diretoria.



FOTO 2 – Dr. Ivo Meirelles de Almeida.

No dia 15 de março de 1979 Ney Braga assumiu o governo do Estado do Paraná – foi o último governador eleito “indiretamente” pelo regime militar – e ele indicou o Sr. Lourival Guebert para assumir a Diretoria de Crédito Rural do Banestado. Um ano antes do fim do mandato, Braga se desincompatibilizou para candidatar-se ao Senado, e então assumiu o governo do Paraná o seu vice José Hosken de Novaes, que conduziria o Estado até 15 de março de 1983. Portanto, o Sr. Lourival Guebert foi diretor do Banestado durante os dois governos mencionados e eu fui por ele mantido no cargo de “assessor de diretor”. Naquela época havia apenas um assessor para cada diretoria.


FOTO 3 – Sr. Lourival Guebert.

Eu tive a sorte de assessorar sempre a diretores que eram e continuaram elogiados por sua honestidade. O Sr. Lourival disse-me logo nos nossos primeiros dias de trabalho: “Eu não estou aqui para atender a políticos!”. Então quando chegavam à diretoria homens importantes, principalmente deputados, para pedir que atendêssemos algum seu amigo não agricultor, mas com os juros baixos destinados a agricultores, seu assessor era a “linha de frente” para resolver o problema. E a solução vinha sempre graças a uma ideia do criador da Diretoria de Crédito Rural (mais tarde “e Agroindustrial”), Dr. Paulo Schulz Filho. O Dr. Paulo era muito respeitado pelo Banco Central porque fez da diretoria um modelo para todo o Brasil. Recebíamos os representantes de outros bancos estaduais e também de bancos particulares que estagiavam no Banestado para criar ou aperfeiçoar os seus respectivos estabelecimentos bancários.

FOTO 4 – Dr. Paulo Schultz Filho.

Para manter a integridade da Diretoria de Crédito Rural e Agroindustrial, o Dr. Paulo fez o seguinte: ele tinha amizade com a diretoria e presidência do Banco Central em Curitiba, mais notadamente através de Domingos Murta Ramalho, e então pediu àquela autarquia federal que mantivesse um inspetor permanentemente no nosso Banco do Estado. Assim, quando recebi, felizmente poucas vezes, a visita de deputados pedindo – para não dizer exigindo – atendermos algum amigo com juros baixos ilegais, o que eu respondi ao ilustre visitante foi mais ou menos isto: “Nós gostaríamos de poder atendê-lo, porém (em tom baixo falsamente confessional) o senhor está vendo aquele homem sentado àquela mesa? Note-se que eu apontava a qualquer colega mais velho e de ar respeitável e dizia: ele é um inspetor do Banco Central. Estamos sob inspeção! Se ele perceber essa irregularidade que o senhor está pedindo, estaremos nós e o senhor em situação muito comprometedora”. Então o infrator alarmava-se, “ah, então não!”, perdia seu ar impositivo e retirava-se conformado.  

A cada 10 anos de trabalho todo funcionário tinha direito a uma licença-prêmio de três meses. Já há alguns anos eu vinha adiando o recebimento de tal generosa licença, mas em 1980 resolvi fazer uma viagem bem longa, que chamavam de “viagem triangular”, porque abrangeria Europa e Estados Unidos, com duração de aproximadamente dois meses. E de fato viajei durante uns 45 dias pela Europa e depois, voando para os Estados Unidos, fui diretamente a Nova York onde moravam meu irmão e esposa, com quem fiquei hospedado.

Em 1981 uma viagem a Buenos Aires – cidade onde estive por várias vezes – foi talvez o fato mais marcante do ano. E o acontecimento mais importante em 1982 foi para mim a inauguração da Rua Arary Souto em Curitiba, feita pelo prefeito Jaime Lerner, graças a proposição do vereador Everaldo Silva.

Selecionarei algumas fotografias mais importantes para ilustrar os principais momentos desses três anos, porém o meu blog denominado “FRANCISCO SOUTO NETO nos anos de 1980, 1981 e 1982, através de velhos recortes de antigos jornais (e de algumas fotografias)” contém recortes de jornais com notícias de vários desses acontecimentos, e que pode ser visto clicando no link abaixo:

https://franciscosoutoneto.wordpress.com/2012/01/20/1102/

Adiante, algumas fotografias relativas aos três anos em referência.

 

1980



FOTO 5 – NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Aqui, a Torre de Belém, em LISBOA, PORTUGAL.

FOTO 6 – NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Aqui no Parque Güell, de Gaudí, em BARCELONA, ESPANHA (Cataluña).

FOTO 7 – NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Aqui tendo à minhas costas a Ponte dos Suspiros, em VENEZA, ITÁLIA.

FOTO 8 – NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Aqui fotografei a janela e a porta da casa onde viveu o poeta Dante Alighieri, autor da Divina Comédia, em FLORENÇA, ITÁLIA.

FOTO 9 – NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Aqui em frente ao Coliseu em ROMA, ITÁLIA.

FOTO 10 – NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Aqui no teto da Basílica de São Pedro no VATICANO.

FOTO 11 – NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Aqui, a Casa do Fauno Dançante, nas ruínas de POMPÉIA, ITÁLIA.

FOTO 12 – NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Aqui, primeiro país que vi onde a pornografia era livre, com objetos escandalosos expostos nas vitrines. E por ali filmei mães com filhos... e até freiras passando por essas ruas, com a maior naturalidade. Em COPENHAGUE, DINAMARCA.

FOTO 13 – NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Aqui, no Castelo de Fredericksborg, em HILLERøD, DINAMARCA.

FOTO 14 – NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Aqui no Castelo de Helsingor, onde Shakespeare ambientou “Hamlet”. Estou segurando a pedra como o personagem na peça teatral segurava um crânio. “To be or not tu be”.  Em HELSINGøR, DINAMARCA.

FOTO 15 – NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Aqui em HELSINGBORG, SUÉCIA.

FOTO 16 – NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Aqui no alto da Torre Eiffel, em PARIS, FRANÇA.

FOTO 17 – NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Aqui, com a querida amiga Kimie Kon em LONDRES, INGLATERRA.

FOTO 18 – NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Aqui na CIDADE DO PORTO, PORTUGAL.

FOTO 19 – NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Aqui em algumas ruínas de volta a LISBOA, PORTUGAL.

FOTO 20 – NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Aqui a bordo de um imenso Jumbo (Boing 747) aravessando o Oceano Atlântico, entre PORTUGAL  e  ESTADOS UNIDOS.

FOTO 21 – NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Chegando a NOVA YORK, encontro-me com meu irmão Olímpio e minha cunhada Aparecida. Acima, o casal em seu apartamento.

FOTO 22  NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Olímpio em sua sala de música.

FOTO 23  NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Eu e minha cunhada.

FOTO 24  NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Aparecida e sua chihuahua Pipoca, que é mãe do Quincas Little Poncho. Em 1980 os outros cachorros do casal (Cutu Poncho e Pipoca) já tinham morrido.

FOTO 25  NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Meu irmão tinha uma pequena obra de Picasso, assinada. Não gostava muito de fotografar essa gravura, mas a meu pedido fotografou-me (segurando a Pipoca), tendo o quadro de Picasso acima de minha cabeça.

FOTO 26  NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Fotografei a obra de Picasso,  com o flash de minha câmera fotográfica refletido na obra.

FOTO 27  NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Atravessando a pé com Olímpio a Ponte de Brooklyn.

FOTO 28  NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Em Brooklyn Hights.

FOTO 29  NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Eu e meu irmão vamos ao Guggenhein Museum e Olímpio me fotografa junto a um dos meus prediletos Delvaux.

FOTO 30  NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Meu irmão adora cozinhar e, quase sempre é ele quem cozinha em casa. Aqui, fotografei-o na cozinha quando preparava nosso jantar.

FOTO 31  NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Eu e Aparecida, já à mesa, aguardando pelo jantar.

FOTO 32  NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Fotografo o Olímpiou usando a mesa auxiliar para começar a servir-nos.

FOTO 33  NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. Levanto-me para fotografar meu irmão e cunhada jantando. Eles fazem isso sempre formalmente, e sempre usando diferentes candelabros com as velas acesas.

FOTO 34  NA VIAGEM A EUROPA E AOS ESTADOS UNIDOS, selecionei aqui apenas uma fotografia de cada cidade em cada país europeu onde estive. Da minha permanência nos Estados Unidos (Nova York), selecionei um número maior de fotografias por envolver meu irmão e cunhada, naturalizados cidadãos americanos. No Aeroporto John Fitzgerald Kennedy, fotografo o Jumbo da PanAm que me levaria de volta ao Brasil, após uma viagem com duração de quase dois meses.
FOTO 35 – Voltando a CURITIBA, encontro minha mãe aos 70 anos muito bem.

FOTO 36 – Eu na minha biblioteca.

FOTO 37 – O Quincas Little Poncho.

FOTO 38 – Minha parede que serviu de modelo para a Exposição de Arte do Cinquentenário do Banestado.

FOTO 39 – A visita de Rubens Faria Gonçalves. No chão, o Quincas.
 

FOTO 40 – Em julho de 1980 o Papa João Paulo II veio a Curitiba. Quando o ônibus transportando-o passou pela Av. Cândido de Abreu, tive a sorte de conseguir fotografá-lo. 

FOTO 41 – Após a celebração com o Papa ocorrida no Centro Cívico, o povo começou a dispersar. Eis o estado em que ficaram os jardins em frente ao Palácio Iguaçu: completamente destruídos.

FOTO 42 – Comprei do meu amigo o artista plástico Alberto Massuda, a tela “Ninfa”. Ele veio à minha casa, trazendo-me a pintura.

FOTO 43 – Massuda apreciando pinturas e desenhos de Rubens Faria Gonçalves.

FOTO 44 – A visita de meu velho amigo Luiz Alberto de Carvalho.

FOTO 45 – Eu não sabia dirigir. Mas como a diretoria do Banestado tinha deixado o centro da cidade e se transferido para o bairro Santa Cândida, percebi que usar ônibus não era confortável. Então aprendi a dirigir comprei um Fusca azul. Quando foi tirada a fotografia, passava ao fundo o casal que foi nosso vizinho durante quase 40 anos: José Bortolo Breda e Sônia Breda.

FOTO 46 – Meu retrato que recebi de presente do amigo Chico Lopes: eu com o Quincas no ombro.

FOTO 47 – Em SÃO PAULO visito meus tios Cecy e Labre. Aqui Cecy ma fotografa em sua casa.

FOTO 48 – Com meus tios Cecy e Labre.

FOTO 49 – Tia Cecy que nesta fase da vida eu achava parecida com a atriz francesa Stéphane Audran em O Discreto Charme da Burguesia.

FOTO 50 – Ainda em SÃO PAULO, visito minha Tia Jurema.

FOTO 51 – Minha tia Jurema me fotografa na sala de música de seu apartamento. No porta-retrato, uma fotografia de minha avó Mãe Nina.

FOTO 52 – Ainda em SÃO PAULO, Cecy me leva à casa de Iraty, minha outra tia. Nesta fotografia, Cecy e Iraty gravavam uma fita para enviar pelo correio ao meu irmão Olímpio em Nova York. Era assim que eles se correspondiam.

FOTO 53 – Ainda em SÃO PAULO, visito meus tios Mariinha e Homero Silva.

FOTO 54 – Tios Homero e Mariinha em casa.

FOTO 55 – Eu entre minha tia Mariinha e sua filha Silvana.

FOTO 56 – Eu com minha priminha Silvana e meus tios Mariinha e Homero Silva.

FOTO 57 – Mariinha e Homero com a filha Silvana.

FOTO 58 – Eu, Francisco Souto Neto, com minha querida tia Mariinha de Salles Souto e Silva.

FOTO 59 – Ainda em SÃO PAULO, visito os queridos tios Iracema e Oscar Hardt. Tia Iracema era a mais velha dos irmãos de meu pai.

FOTO 60 – De volta a CURITIBA, eu e Mamãe recebemos a visita de minha prima Terezinha Macedo.

FOTO 61 – Em CURITIBA, no Centro Administrativo Banestado, uma parte dos colegas ligados à Diretoria de Crédito Rural e Agroindustrial. Na fila de trás, que está em pé, posso reconhecer, da direita para a esquerda: Sr. Flávio Secco, Sr. Lourival Guebert (o diretor de quem eu era o assessor), Luiz Kucaniz, Sílvio de Amorin e Francisco Souto Neto. Entre os abaixados, identifico também da direita para a esquerda: Oscar de Christan e Arnoldo.

FOTO 62 – Viajando entre CURITIBA e MATINHOS, eu paro o Fusca e tiro uma foto com a câmera automática. Eu, Rubens, Mamãe e Tia Pedra.

FOTO 63 – Mamãe, segurando o Quincas, em nosso Natal curitibano.



1981

 

FOTO 64 - No começo do ano, viajamos eu e Rubens a Caiobá e Guaratuba. Nesta foto em CAIOBÁ, onde apareço (quase DESAPAREÇO) em contraluz, é interessante observar o Morro do Boi ao fundo. O Edifício Torre Alta, o mais alto do litoral paranaense, AINDA NÃO EXISTIA.

FOTO 65 - Rubens em GUARATUBA.

FOTO 66 – Em casa, em CURITIBA, Mamãe com Quincas.

FOTO 67 – O ANIVERSÁRIO DE MAMÃE: 70 ANOS. Em CURITIBA, algumas das amigas de Ponta Grossa que participaram do 70° aniversário de Edith Barbosa Souto. Primeiro, Grazinha Maia ao lado de Mamãe. Em seguida: Lourdes Rocha Strozzi (Lourdes está brincando de colocar as pernas no colo de Mimi), Mimi (Noemi Carriel Copacheski), Alice Schmidt Vasconcellos, Marlene Sant’Anna Granville Urban e Lady Grohmann.

FOTO 68 – O ANIVERSÁRIO DE MAMÃE: 70 ANOS. – Graziela Maia, Lourdes Rocha Strozzi e João Abrahão Maia.

FOTO 69 – O ANIVERSÁRIO DE MAMÃE: 70 ANOS. – Mamãe com a filha Ivone e as netas Rossana e Dione Mara.

FOTO 70 – O ANIVERSÁRIO DE MAMÃE: 70 ANOS. – Eu e Mamãe.

FOTO 71 – O ANIVERSÁRIO DE MAMÃE: 70 ANOS. – Rubens e Mamãe.

FOTO 72 – Aparecida vem de Nova York para visitar parentes e amigos em  CURITIBA.

FOTO 73 – Em CURITIBA, Aparecida com a família do Dulci.

FOTO 74 – O ator Carlos Kroeber vem a CURITIBA e me visita.

FOTO 75 – O ator Carlos Kroeber com o Quincas.

FOTO 75 a – Na semana anterior, a revista Manchete comentou o novo filme com Carlos Kroeber. Por coincidência, ele usava a mesma camisa de quando veio à minha casa. Para mim, o melhor filme com Carlos Kroeber foi "Joana Francesa", em que ele contracenou com Jeanne Moreau, feito nas Alagoas e dirigido por Cacá Diegues.

FOTO 76 – VIAGEM DE MAMÃE A NOVA YORK Mamãe foi passar um mês com o filho Olímpio, e Aparecida, em Nova York. Dezenas e dezenas (centenas?) de fotografias foram tiradas naquela ocasião e estão arquivadas em quatro diferentes álbuns. Selecionei somente nove fotos para colocar neste blog, que me pareceram bem representativas. Aqui, no apartamento do filho.

FOTO 77 – VIAGEM DE MAMÃE A NOVA YORK – Mamãe e Olímpio.

FOTO 78 – VIAGEM DE MAMÃE A NOVA YORK – Mamãe apreciando as flores do vaso.

FOTO 79 – VIAGEM DE MAMÃE A NOVA YORK – Mamãe brincando com o Olímpio.

FOTO 80 – VIAGEM DE MAMÃE A NOVA YORK – Olímpio leva nossa mãe a um passeio pelos arredores de Nova York, para ela poder apreciar as cores do Outono do Hemisfério Norte.

FOTO 81 – VIAGEM DE MAMÃE A NOVA YORK – Olímpio numa área onde as árvores já perderam as folhas douradas.

FOTO 82 – VIAGEM DE MAMÃE A NOVA YORK – A maravilhosa cor dourada do Outono em Nova York.

FOTO 83 – VIAGEM DE MAMÃE A NOVA YORK – Mamãe no terraço do World Trade Center.

FOTO 84 – VIAGEM DE MAMÃE A NOVA YORK – Mamãe pronta para viajar de volta ao Brasil.

FOTO 85 – Em CURITIBA, recebemos a visita de Marlene Kroeker e Jeanine Degraf Enei.

FOTO 86 – Em CURITIBA, recebemos a visita de Mercedes Pilati.

FOTO 87 – Mamãe e Quincas.

FOTO 88 – Eu e Mamãe.

FOTO 89 – Mamãe e Quincas.

FOTO 90 – Mamãe e Quincas no Natal, na última fotografia do ano.

 

1982

 

 FOTO 91 – Começando o ano de 1982, eu e meu amigo Rubens fazemos nova VIAGEM A BUENOS AIRES. Aqui em frente a El Cabildo (à esquerda, fora da foto).

FOTO 92 – Começando o ano de 1982, eu e meu amigo Rubens fazemos nova VIAGEM A BUENOS AIRES. Eu na Feira de Antiguidades de San Telmo.

FOTO 93 – Começando o ano de 1982, eu e meu amigo Rubens fazemos nova VIAGEM A BUENOS AIRES. Francisco Souto Neto num dos túmulos do Cemitério Recoleta.

FOTO 94 – Começando o ano de 1982, eu e meu amigo Rubens fazemos nova VIAGEM A BUENOS AIRES. Almoço com Rubens Faria Gonçalves num lugar bem curioso, de frente para a rua (obviamente protegidos pelo vidro).

FOTO 95 – Mamãe, com Quincas, esperando a visita de sua amiga a atriz Henriqueta Brieba.

FOTO 96 – Eu e Mamãe.

FOTO 97 – Eu e Mamãe entre as atrizes Henriqueta Brieba e Yara Amaral.

FOTO 98 -   Henriqueta Brieba, Edith Barbosa Souto e Yara Amaral.

FOTO 99 – FORMATURA DE RUBENS FARIA GONÇALVES EM PSICOLOGIA Na formatura: Rubens, Rita de Cássia Maciel e Carlos Catito Grzybowski.

FOTO 100 – FORMATURA DE RUBENS FARIA GONÇALVES EM PSICOLOGIA – Rubens indo receber o grau de Psicólogo pela UFPR – Universidade Federal do Paraná.

FOTO 101 – FORMATURA DE RUBENS FARIA GONÇALVES EM PSICOLOGIA – Minha mãe oferece um coquetel ao Rubens e seus convidados. No sofá os pais Sr. Alfredo e Dª Amélia, e Derli.

FOTO 102 – FORMATURA DE RUBENS FARIA GONÇALVES EM PSICOLOGIA – Mamãe chama os convidados à mesa.

FOTO 103 – FORMATURA DE RUBENS FARIA GONÇALVES EM PSICOLOGIA – Familiares e amigos do Rubens.
FOTO 104 – FORMATURA DE RUBENS FARIA GONÇALVES EM PSICOLOGIA – Rubens e seus pais. O garoto que aparece olhando-me é Bruno Luup.

FOTO 105 – FORMATURA DE RUBENS FARIA GONÇALVES EM PSICOLOGIA – Eu entre os convidados.
FOTO 106 – FORMATURA DE RUBENS FARIA GONÇALVES EM PSICOLOGIA – No dia seguinte, reunimo-nos todos para um almoço no Palacete Garibaldi.

FOTO 107 – INAUGURAÇÃO DO JARDIM ZOOLÓGICO DE CURITIBA – Na inauguração discursaram Jaime Lerner, Saul Raiz e Ney Braga.

FOTO 108 – INAUGURAÇÃO DO JARDIM ZOOLÓGICO DE CURITIBA – Mamãe entre o povaréu na inauguração.

FOTO 109 – INAUGURAÇÃO DO JARDIM ZOOLÓGICO DE CURITIBA – Atrás de Rubens Faria Gonçalves, o barco que deveria navegar pelo lago funcionando como restaurante... o que nunca aconteceu.

FOTO 110 – INAUGURAÇÃO DO JARDIM ZOOLÓGICO DE CURITIBA – Jaime Lerner inicia um passeio com sua filha Ilana pelo novo zoológico. À esquerda, acompanham-no Mamãe e Rubens. Jaime olha todo contente para mim porque o estou fotografando. Naquele tempo eu admirava o prefeito e suas obras. Mas depois que ele “virou” governador, mudou do vinho para o vinagre. Cometeu horrores no governo e eu me tornei o contrário de amigo.

FOTO 111 – INAUGURAÇÃO DO JARDIM ZOOLÓGICO DE CURITIBA – O ator Wellington Silva (sem camisa) entre os três colegas contratados para “performances” durante a inauguração do Zoológico. Eu já o conhecia dos palcos dos teatros curitibanos, nos quais naquele tempo ele já se destacava. Olhando bem, dentro do ônibus está um quarto participante do grupo.

FOTO 112 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Mandei fazer as placas que seriam colocadas na RUA ARARY SOUTO a ser inaugurada por Jaime Lerner.

FOTO 113 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Mamãe com as placas que a Prefeitura pediu entregar no gabinete do prefeito.

FOTO 113 a – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Entreguei ao prefeito as placas para a prefeitura afixar nos locais adequados na rua a ser inaugurada por ele.

FOTO 113 b – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – O convite para a inauguração da Rua Arary Souto no dia 24 de maio de 1982.

FOTO 114 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – O ato inaugural ocorreu na esquina da Rua Arary Souto com a via rápida no sentido centro-bairro, uma quadra acima da Av. Paraná. À esquerda Esther Carriel Benetti.

FOTO 115 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – O discurso de Francisco Souto Neto.

FOTO 116 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – A garagem e varanda da casa de esquina onde se realizou a inauguração da rua. À esquerda Luiz Alberto de Carvalho e Michel Acras. Quem olha para o fotógrafo é meu primo, o juiz Ronaldt Grohmann.

FOTO 117 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Francisco Souto Neto filma o prefeito Jaime Lerner enquanto este discursa.

FOTO 118 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Após a inauguração, posam para a fotografia: Francisco Souto Neto, Ivone Souto da Rosa, Everaldo Silva, Edith Barbosa Souto, Jaime Lerner e um vereador.



FOTO 119 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – O vereador Everaldo Silva e o prefeito Jaime Lerner cumprimentando Dona Edith Barbosa Souto, viúva de Arary Souto.



FOTO 120 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Ivone Souto da Rosa, Dona Irene (secretária de Everaldo) entrega flores à Dona Edith Barbosa Souto, observadas por Jaime Lerner.



FOTO 121 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Minha tia Iraty Souto Emílio cumprimenta minha mãe.



FOTO 122 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Dona Edith Barbosa Souto entre suas cunhadas Iraty Souto Emílio e Mariinha de Salles Souto e Silva.



FOTO 123 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Dª Romilda Lange e Dª Graziela Maia cumprimentam Dª Edith Barbosa Souto.



FOTO 124 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Dª Edith entre Rubens Faria Gonçalves e Carlos Grabowski.



FOTO 125 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Dª Grací Aguiar Trény e Dª Edith Barbosa Souto.



FOTO 126 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – João José Pinto Maia e Iraty Souto Emílio. À direita, mais ao fundo, Astrid Batista Rosas conversa com Ivone Souto da Rosa. Entre estas, mais ao fundo, vê-se Graziela Maia.

FOTO 127 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Sr. Egon Kaestner, Alberto Massuda, Sr. Schinzel, Luiz Alberto Pinto de Carvalho, e minha colega Sheila Snege que conversa com minha mãe.

FOTO 128 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – As amigas Ivone Souto da Rosa e Marlene Sant’Anna Ribeiro da Silva Granville Urban.

FOTO 129 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Dona Astrid Batista Rosas com Ivone Souto da Rosa. À esquerda, retirando-se, meu amigo João José Pinto Maia.

FOTO 130 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Dona Romilda Lange entrega orquídeas à minha mãe.

FOTO 131 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Ivone Souto da Rosa, Edith Barbosa Souto e Romilda Lange.

FOTO 132 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Em casa: Astrid Batista Rosas, Iraty Souto Emílio, Silvana Salles Fonseca, Edith Barbosa Souto (segurando Quincas) e Francisco Souto Neto.

FOTO 133 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA –  Em casa, em pé Marlene Sant’Anna Granville Urban. Sentadas: Dona Astrid, Iraty e Silvana.

FOTO 134 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Francisco Souto Neo entre Romilda Lange e Astrid Batista Rosas.

FOTO 135 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA Francisco Souto Neto e Marlene Sant’Anna Granville Urban.

FOTO 136 – INAUGURAÇÃO DA RUA ARARY SOUTO EM CURITIBA – Após a saída dos convidados, Dª Edith Barbosa Souto arrumando as rosas.

FOTO 137 – É inaugurado o primeiro shopping center de Curitiba, porém na distante cidade de Pinhais, o SHOPPING CENTER PINHAIS. Era bonito, mas pena que tão distante. Nesta foto com Dione Mara, Rossana e Mamãe.

FOTO 138 – É inaugurado o primeiro shopping center de Curitiba, porém na distante cidade de Pinhais, o SHOPPING CENTER PINHAIS. Nesta foto Ivone, Dione Mara, Rossana e Mamãe.

FOTO 139 – É encenada no Teatro Guaíra a peça AMADEUS.  Eu fotografei os atores no palco: Edwin Luisi (no papel de Amadeus Mozart), Ruy Affonso (Imperador Joseph II) e Raul Cortez (Salieri).

FOTO 140 – É encenada no Teatro Guaíra a peça AMADEUS.  O ator Ruy Affonso, nosso amigo de longa data, vem visitar-nos.

FOTO 140 a - Muito triste o falecimento de meu tio HOMERO SILVA no dia 19.9.1982.

FOTO 141 – Eu e Mamãe vamos a Matinhos para visitarmos ao casal Dª Graci e Monsieur Trény, em sua casa que fica no meio de um belíssimo jardim.

FOTO 142 – Eu e Rubens Faria Gonçalves vamos a PONTA GROSSA, onde visitamos o AEROPORTO, que é um lugar cheio de lembranças da minha infância.

FOTO 143 – Retornamos de Ponta Grossa a Curitiba pela estrada de Palmeira, e paramos para apreciarmos a antiga ponte.

FOTO 144 – Retornamos de Ponta Grossa a Curitiba pela estrada de Palmeira, e paramos para apreciarmos mais uma ponte do caminho.

FOTO 145 – Pouco antes das eleições para governador (as primeiras eleições livres após a ditadura militar, por sufrágio universal, isto é, pelo voto do povo), eis o ataque dos extremistas que temiam o o resultado das eleições. Pois foi eleito José Richa, que fez um governo bom e honesto.

FOTO 146 – Eu e minha mãe damos um passeio pelo Centro Cívico. Assim era, em 1982, a Av. Cândido de Abreu.

FOTO 147 – Minha mãe descendo as escadas da praça. À esquerda, um dos prédios das Secretarias de Estado. O prédio que se vê ao centro da fotografia, são os fundos do Palácio Iguaçu. Esta praça (que não tem nome) é agora cheia de altas árvores. É uma pena que tenha sido eliminado o espelho d’água quadrado que se vê à direita. Na linha do horizonte, do mesmo lado direito, destaca-se o prédio da antiga Telepar, que era a única construção alta naquela região da cidade.

FOTO 148 – Em dezembro eu compro na Galeria de Arte Ida e Anita uma pintura de Scliar.

FOTO 149 – Minhas sobrinhas adolescentes. Aqui a Rossana.

FOTO 150 – E aqui Dione Mara.

FOTO 151 – Um grande presépio é armado no CENTRO CÍVICO. Ao fundo quem está louvando o nascimento de Jesus como personagem do presépio? Veja na FOTO 152.

FOTO 152 – É Francisco Souto Neto, é claro.

FOTO 153 – E aquela senhora rezando na manjedoura? Veja na FOTO 154.

FOTO 154 – É Dª Edith Barbosa Souto, naturalmente.

FOTO 155 – Cartões de Natal que recebemos e que ficam expostos ao lado do porta-retrato de meu pai.

 

===ooOoo===

  

2 de setembro de 2023:

80 ANOS ESTA NOITE

 

CONTINUA NA

PARTE 4

O ANO DE 1983

 

===ooOoo===


Francisco Souto Neto em 2023.


===ooOoo===

Nenhum comentário:

Postar um comentário