quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

FRANCISCO SOUTO NETO no ano 2016 (PARTE 39).

 

 

 
Francisco Souto Neto em 2016 aos 73 anos, na gravação ao “Instituto Memórias Paraná”, de Luiz Renato Ribas Silva, uma instituição por sua importância bastante parecida com a do “Museu da Pessoa” do Rio de Janeiro.

 

===ooOoo===

 

 

2 de setembro de 2023:

80 ANOS ESTA NOITE

PARTE  39

Recordando

o ano 2016

 

 

===ooOoo===

 

 

O ANO 2016

 

 ===ooOoo===

  

Os jornais impressos em papel estavam desaparecendo nesta época e poucos ainda subsistem à medida em que avançamos no século 21 A internet impera nas comunicações em todo planeta. Não somente os jornais, mas também as livrarias estão fechando, o que é uma lástima. São novos tempos e obrigamo-nos a uma atualização. Sou talvez um pouco rebelde às inovações e não uso telefone celular. Sou mesmo do bom e velho computador sobre a mesa e do telefone fixo. E ainda: não uso cartão de crédito.

Entretanto, habituei-me à internet. Minha amiga de longa data, Iza Zilli, ao convidar-me a escrever para o seu PORTAL (apresentado como o maior portal de comunicação social do Paraná), mostrou-me que o novo jornalismo na web é mais atraente e produtivo do que a imprensa tradicional.

2016 foi politicamente um ano bizarro. Inconformado por perder as eleições presidenciais para Dilma Rousseff, Aécio Neves iniciou uma violenta campanha contra o governo. Em síntese e na sequência dos meses, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, acolheu um pedido de impeachment contra Dilma Rousseff e autorizou a criação de uma Comissão Parlamentar Especial para julgá-la. Na verdade, segundo a Folha de São Paulo, Cunha acatou denúncias sem a ocorrência de crime de responsabilidade, como ficou depois provado. Esse deputado, Cunha, acolheu o pedido de impeachment como "retaliação" contra o partido político de Rousseff. O que se passou no julgamento, principalmente na Câmara dos Deputados, foi um bizarro exemplo para a própria História do Brasil de um julgamento nocivo e desastroso. Minha análise é honesta e lógica:

https://fsoutone.blogspot.com/2016/12/a-situacao-politica-que-ai-esta-por.html

O problema foi que o pífio vice-presidente Temer conduziu o país por um caminho que possibilitou a posse, nas eleições presidenciais seguintes, de Bolsonaro, o mais esdrúxulo, incompetente, ignorante e desastroso presidente que vi desde que acompanho política (dos tempos de Getúlio Vargas) e que conseguiu ser pior do que os generais dos Anos de Ferro.

Ressalte-se que Eduardo Cunha foi posteriormente julgado e condenado à prisão, na qual ficou encarcerado durante alguns anos; poucos anos, infelizmente. E as denúncias de crimes contra Temer foram aceitas pelo Congresso Nacional, porém decidiu-se que esse presidente seria julgado após as eleições para não se tumultuar o processo eleitoral (as eleições presidenciais seriam no fim de 2018). Porém... resolveram em 2019 "esquecer" Temer completamente, e ele continua impune até hoje.

“E nestas ondas eu vou”.

 

 

===ooOoo===

 

PUBLICAÇÕES EM LIVROS

 

===ooOoo===

 

 

 
FOTO 1 Capa de Rubens Faria Gonçalves sobre tela de A. Wainer.

 

 O livreto INSPIRAÇÃO é o Volume 1 da Antologia de Bolso da Academia de Letras José de Alencar – ALJA, que contou com o apoio técnico de Dulce de Queiroz Piacentini na revisão, Jéssica Regina Petersen na produção gráfica, de Rubens Faria Gonçalves – membro da Academia – na foto de uma tela de A. Wainer e na criação da capa, e da Nexo Desingn na diagramação.

Esta coleção foi projetada para ter dez pequenos volumes para leitura rápida, organizada por Anita Zippin e Joatan Marcos de Carvalho, e começou com uma sugestão do editor Luiz Fernando de Queiroz, presidente da Editora Bonijuris que, ars gratia artis, fez uma tiragem de 12 mil exemplares do Volume 1 que tem “inspiração” como tema, desenvolvido em prosa e poesia por dez membros da Academia de Letras José de Alencar, de Curitiba: Anita Zippin, Ariadne Zippin, Arioswaldo Trancoso Cruz, Celso de Macedo Portugal, Dione Mara Souto da Rosa, Francisco Souto Neto, Hamilton Bonat, Joatan Marcos de Carvalho, Rosana Andriguetto e Tânia Cascaes.

O conteúdo de “Inspiração” será encontrado no seguinte link:

https://fsoutoneto.blogspot.com/2016/11/livro-inspiracao-antologia-de-bolso.html

 

===ooOoo===

 

 

PUBLICAÇÕES EM JORNAIS

 

===ooOoo===

 

 

FOTO 2 – Capa do Jornal Centro Cívico de março de 2016 com reprise da crônica de Souto Neto: “Professoras da minha infância: os inocentes e as bruxas".


FOTO 3 – “Professoras da minha infância: os inocentes e as bruxas".

FOTO 4 – Capa do Jornal Centro Cívico de abril de 2016 com reprise da crônica de Souto Neto: “Quem ainda não recebeu aquele texto cabotino que se propõe a dar uma ‘belíssima aula' sobre a palavra ‘presidenta’?”.


FOTO 5 – Republicação do texto “Quem ainda não recebeu aquele texto cabotino que se propõe a dar uma ‘belíssima aula" sobre a palavra ‘presidenta’?”, uma vez no próprio Jornal Centro Cívico e duas em outros jornais.


FOTO 6 – Minha publicação no jornal BOLSA DE VALORES sob o título de “O FIO DE ARIADNE”, referindo-me às atividades de Ariadne Zippin.

FOTO 7 – O FIO DE ARIADNE”, por Francisco Souto Neto.

 


===ooOoo===

 

REFERÊNCIAS A SOUTO NETO NA INTERNET

 

===ooOoo===



FOTO 8 – As matérias acima, do jornalista Aroldo Murá, foram também publicadas no Diário Indústria & Comércio.


FOTO 9 – Aqui o jornalista cometeu um pequeno equívoco, pensando que eu fosse o criador da Galeria de Arte Banestado. Informei a Aroldo Murá que não fui eu, mas Christóvam Soares Cavalcanti, presidente da Banestado Crédito Imobiliário.  Eu apenas lutei por fazer com que a Galeria de Arte se mantivesse ao longo de diversos governos e de “mandatos-tampões” de governadores passageiros...

FOTO 10 Aqui, Aroldo Murá divulga que eu consegui disciplinar uma fila que se formava na fachada do prédio do TJPR, de funcionários para tomarem os elevadores, fila esta que se estendia por dezenas de metros pela calçada, atrapalhando a passagem de transeuntes. Meu artigo em questão foi este:

https://fsoutone.blogspot.com/2016/03/filas-para-que-vos-quero-ou-fila-mal.html

 

FOTO 11Neste depoimento, revelei ao jornalista como era o funcionamento da Galeria de Arte Banestado, que funcionava como um dos itens do meu Programa de Cultura que criei para o Banestado e que funcionou com sucesso enquanto o Banco existiu, e até muito além da minha aposentadoria.

 

As matérias acima, da autoria do jornalista Aroldo Murá, poderão ser vistas e lidas diretamente nos links abaixo: 


https://muraldoparana.com.br/as-artes-plasticas-do-parana-no-seculo-20-decima-parte/ 

https://muraldoparana.com.br/dos-leitores-novos-tempos-em-comunicacao/ 

https://muraldoparana.com.br/artes-plasticas-do-parana-no-seculo-20-decima-primeira-parte/

  

Eu havia publicado em dois capítulos um extenso trabalho a respeito do saudoso Dino Almeida, que o jornalista Aroldo Murá republicou em sua coluna do Diário Indústria & Comércio.

Escrevi ao jornalista agradecendo e, ao mesmo tempo, enviei-lhe um filme contendo uma entrevista com Dino Almeida com duas horas e meia de gravação. Eu encontrara tal documento, que estava acéfalo, isto é, sem informações sobre os entrevistadores, cujas vozes eram apenas ouvidas, mas seus rostos não eram mostrados porque o cinegrafista centrou-se apenas do rosto de Dino Almeida, o entrevistado. Depois disso, uma equipe de Aroldo Murá localizou o filme inteiro ou conseguiu incluir nele as palavras de apresentação, tal como pode ser visto atualmente.

Aroldo Murá ficou vivamente impressionado com minha descoberta e então ele fez uma publicação a respeito, tanto no seu jornal quando na internet, que terminou escrevendo o seguinte:

 

“Souto, você é mesmo incansável. Seria meu primeiro candidato a ocupar uma instituição cultural voltada à memória paranaense. Grato pela ‘descoberta’.

O vídeo deve ter sido feito lá por 1988. Acho que foi para o projeto Memória Histórica Bamerindus, do qual eu participava, com outros jornalistas: João DeDeus Freitas Neto (coordenador), Aramis Millarch, Renato Schaitza, Hélio de Freitas Puglielli, Luiz Geraldo Mazza.

Levantamos depoimentos de cerca de 250 personalidades paranaenses, em vídeo profissional.

O material, se a lei está sendo obedecida, deve estar no Museu da Imagem e do Som, a quem o acervo levantado pelo Bamerindus para o projeto citado foi encaminhado, quando o banco entrou em liquidação (decisão foi do Banco Central, de encaminhar esse acervo ao Museu).

Gratíssimo por sua atenta presença”.

Abaixo, está uma foto da coluna de Aroldo Murá acima referida. Por ser muito extensa, dividi a fotografia em duas partes para poder ser apreciada.


FOTO 12 A coluna de Aroldo Murá em toda a sua extensão. Nas duas fotos abaixo, repito-a dividida em duas partes.  


FOTO 13 – A primeira metade da coluna acima.


FOTO 14 – segunda metade da coluna.


FOTO 15 – Esta foi a diagramação para a inclusão das fotografias, tanto no jornal quanto no link da internet.


FOTO 16 Detalhe da tripla fotografia: Francisco Souto Neto, Dino Almeida, Luiz Geraldo Mazza.

 

Entretanto, no link abaixo, o texto do jornalista está todo bem claro e legível. Além disso, ali está anexo o filme de duas hora e meia com a entrevista raríssima de Dino Almeida. É só clicar aqui:

 

https://muraldoparana.com.br/dos-leitores-lembrando-dino-almeida-com-um-video-rarissimo/

-o- 

FOTO 17 – No dia 14 de janeiro contei ao jornalista Aroldo Murá que Iza Zilli me convidara para assinar um dos “três espaços destinados a colunistas fixos” no PORTAL cibernético que ela estava prestes a inaugurar e que seria “o maior portal de comunicação social do Paraná”. Aroldo Murá, como sempre, gentilmente divulgou a notícia na sua coluna do Diário Indústria & Comércio e no seu blog da internet. Ele ilustrou a matéria com duas fotografias justapostas, minha e de Iza, por ele encontradas na internet.

FOTO 18 – Logo que comecei a escrever para o PORTAL IZA ZILLI, ela sempre se referia aos meus textos na “capa” do blog, como se vê acima.


FOTO 19 Além disso, Iza também às vezes divulgava minhas crônicas que eu publicava no Jornal Centro Cívico, como se vê assim. Entretanto, os meus escritos para o PORTAL IZA ZILLI durante o na o de 2016 poderão ser vistos e lidos a partir da FOTO 20 abaixo.

 

===ooOoo===

 

PORTAL IZA ZILLI

 

===ooOoo===

  

 Não me recordo quando, talvez no começo da década de 80, minha amiga Iza Zilli tinha oito páginas no Jornal do Estado para publicar as suas matérias. Como tal espaço jornalístico era vastíssimo, convidou-me a inserir ali um apêndice da minha coluna “Expressão & Arte”. Assim, durante certo tempo eu e Iza somamos nossos trabalhos.

No fim do ano de 2016, Iza convidou-me para escrever, a partir de 2017, uma matéria por semana para o seu novíssimo “PORTAL IZA ZILLI – O MAIOR PORTAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO PARANÁ”. Com a liberdade de escrever à vontade sobre o que eu quisesse, aceitei. No ano anterior, 2015, eu tinha aberto um blog a que denominei "Crônicas e artigos não publicados em jornais e revistas", o que foi um marco da primeira vez em que escrevi num blog para ali colocar crônicas, artigos e até assuntos pessoais, SEM QUE TIVESSEM SIDO anteriormente publicados na imprensa em papel. Dei início ao meu blog escrevendo apenas 4 assuntos em novembro e dezembro de 2015, que foram estes:

 

https://fsoutone.blogspot.com/2015/09/introducao-ao-que-vira-ser-o-blog.html  -

INTRODUÇÃO AO BLOG “CRÔNICAS E ARTIGOS NÃO PUBLICADOS EM JORNAIS E REVISTAS”


https://fsoutone.blogspot.com/2015/09/eu-um-comendador.html -

Eu, um Comendador?!

 

https://fsoutone.blogspot.com/2015/09/helio-serejo-vasco-taborda-ribas-arary.html -

HÉLIO SEREJO, VASCO TABORDA RIBAS, ARARY SOUTO e FARIS MICHAELE num mesmo Balaio de Bugre

 

https://fsoutone.blogspot.com/2015/11/esquina-da-rua-maua-com-rua-euzebio-da.html  -

Esquina da Rua Mauá com Euzébio da Motta requer urgentes providências


A partir de 2016, passei a utilizar este meu blog como "cópia de segurança" para tudo o que, a partir dali, publiquei no PORTAL IZA ZILLI. Abaixo da FOTO 20 estão relacionadas as 42 matérias publicadas em 2016, com os liks para quem quiser "clicar" e ler o que escrevi. É uma sorte que eu tenha preservado essas matérias, o que continuei fazendo nos anos posteriores, até que, de repente, Iza sofreu um inesperado revés e teve o seu Portal "furtado" (pelo que ela me contou) por aqueles que o administravam em seu nome. Assim, seu rico e interessantíssimo Portal desapareceu, para a indignação e tristeza de todos que o seguiam.

 

FOTO 20 A jornalista e colunista social Iza Zilli. Abaixo, os links das matérias que publiquei no seu PORTAL em 2016.

 

Eis as 42 matérias publicadas por mim no PORTAL IZA ZILLI em 2016:


https://fsoutone.blogspot.com/2016/01/portal-iza-zilli-coluna-do-comendador.html

"AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ"

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/01/portal-iza-zilli-coluna-do-comendador_18.html

"OS CÃES EM NOSSAS VIDAS"

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/01/portal-iza-zilli-igreja-de-santo-inacio.html

“IGREJA DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA EM ROMA: AS PINTURAS ILUSIONISTAS DE ANDREA POZZO E OUTRAS RIQUEZAS”

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/01/em-hellbrunn-as-fontes-magicas-do.html

"EM HELLBRUNN, AS FONTES MÁGICAS DO PRÍNCIPE-ARCEBISPO MARKUS SITTIKUS"

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/02/bernini-o-mais-extraordinario-escultor.html

"BERNINI, O MAIS EXTRAORDINÁRIO ESCULTOR DA ITÁLIA"

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/02/comendador-francisco-souto-neto-familia.html

"A FAMÍLIA MÉDICI DE FLORENÇA E SEU INCRÍVEL CORREDOR VASARIANO" 

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/02/maria-antonieta-um-casamento-sem-amor-e_19.html

"MARIA ANTONIETA: UM CASAMENTO SEM AMOR E LE HAMEAU DE LA REINE" (1ª parte)

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/02/maria-antonieta-prisao-e-guilhotina-2.html

"MARIA ANTONIETA: PRISÃO E GUILHOTINA” (2ª parte - Final)

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/02/a-regiao-do-jungfrau-no-oberland-bernes.html

"A REGIÃO DO JUNGFRAU NO OBERLAND BERNÊS (SUÍÇA), O LUGAR MAIS BONITO DO MUNDO"


https://fsoutone.blogspot.com/2016/03/filas-para-que-vos-quero-ou-fila-mal.html

"FILAS, PARA QUE VOS QUERO? ou A FILA MAL ORIENTADA PARA OS ELEVADORES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ"


https://fsoutone.blogspot.com/2016/03/o-palacio-de-vaux-le-vicomte-e-festa.html

“O PALÁCIO DE VAUX-LE-VICOMTE E A FESTA IMPRUDENTE DE NICOLAS FOUQUET”

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/03/meu-encontro-com-os-mortos-em-roma-e.html

"MEU ENCONTRO COM OS MORTOS EM ROMA E PALERMO"

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/03/o-incrivel-cemiterio-pere-lachaise.html

"O INCRÍVEL CEMITÉRIO PÈRE-LACHAISE (PARIS)"


https://fsoutone.blogspot.com/2016/04/um-sonho-surrealista-com-juarez-machado.html

"UM SONHO SURREALISTA COM JUAREZ MACHADO E A MUDANÇA DO CURSO DA MINHA VIDA"

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/04/pompeia-sombra-do-vulcao-do-comendador.html

"POMPEIA À SOMBRA DO VULCÃO" 

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/04/a-casa-e-os-jardins-de-claude-monet-do.html

"A CASA E OS JARDINS DE CLAUDE MONET"

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/04/29-de-abril-de-2016-1-aniversario-da.html

"Em 29 DE ABRIL DE 2016, o 1º ANIVERSÁRIO DA AGRESSÃO DO GOVERNADOR BETO RICHA AOS PROFESSORES DO PARANÁ" 

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/05/barbara-hutton-e-seu-iate-vanadis-hoje.html

"BARBARA HUTTON E SEU IATE VANADIS, HOJE HOTEL FLUTUANTE MÄLARDROTTNINGEN, EM ESTOCOLMO"

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/05/a-presidenta-uma-questao-de-semantica.html

"A PRESIDENTA", UMA QUESTÃO DE SEMÂNTICA... OU UMA PROVA DE BOA OU MÁ EDUCAÇÃO

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/05/pera-palas-oteli-em-istanbul-um-dos-dez.html

"PERA PALAS OTELI EM ISTANBUL, UM DOS MAIS ICÔNICOS HOTÉIS DO MUNDO: SEUS HÓSPEDES, HISTÓRIAS E LENDAS"

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/06/tunis-e-sidi-bou-said-belezas-e.html

TÚNIS E SIDI-BOU-SAID: BELEZAS E ESQUISITICES DA TUNÍSIA

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/06/portal-iza-zilli-iza-zilli-comendador.html

PARIS NA SINGELEZA DE UM DIÁRIO DE VIAGEM

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/06/prefeitura-de-curitiba-pretende.html

PREFEITURA DE CURITIBA PRETENDE IMPLANTAR CINCO LINHAS DE BONDE: MARAVILHAS ESTRANGEIRAS E BALELAS CURITIBANAS

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/06/portal-iza-zilli-iza-zilli-comendador_29.html

O SOL DA MEIA-NOITE NO CÍRCULO POLAR ÁRTICO

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/07/dino-almeida-e-sua-caioba-divina-1-parte.html

DINO ALMEIDA E SUA "CAIOBÁ, A DIVINA": HISTÓRIAS DA CRÔNICA SOCIAL (1ª Parte)

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/07/dino-almeida-e-sua-caioba-divina.html

DINO ALMEIDA E SUA "CAIOBÁ, A DIVINA": HISTÓRIAS DA CRÔNICA SOCIAL (2ª Parte – Final)

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/08/visitando-olimpia-onde-nasceram-as.html

VISITANDO OLÍMPIA, ONDE NASCERAM AS OLIMPÍADAS

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/08/cemiterios-de-la-chacarita-e-resoleta.html

CEMITÉRIOS DE LA CHACARITA E RECOLETA NA HISTÓRIA DO ABSURDO SEQUESTRO DO CORPO EMBALSAMADO DE EVITA PERÓN

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/08/o-jornal-da-manha-de-ponta-grossa-nos.html

O JORNAL DA MANHÃ, DE PONTA GROSSA, NOS PASSEIOS DA MINHA MEMÓRIA

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/08/reuniao-da-academia-de-letras-jose-de.html

REUNIÃO DA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR EM AGOSTO DE 2016

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/08/os-misterios-do-monte-saint-michel-por.html

OS MISTÉRIOS DO MONTE SAINT-MICHEL

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/09/10-de-setembro-de-1864-quebra-do-souto.html

10 de setembro de 1864, a QUEBRA DO SOUTO, 152 anos depois.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/09/homero-silva-inaugura-televisao-no.html

HOMERO SILVA INAUGURA A TELEVISÃO NO BRASIL EM 18 DE SETEMBRO DE 1950

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/09/memorias-desvendadas-da-academia-de.html

MEMÓRIAS DESVENDADAS NA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/10/haroldo-mura-e-as-vozes-do-parana-por.html

AROLDO MURÁ E AS "VOZES DO PARANÁ"

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/10/meu-depoimento-ao-instituto-cultural.html

MEU DEPOIMENTO AO INSTITUTO CULTURAL MEMÓRIAS PARANÁ

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/11/portugal-meu-vovozinho-por-francisco.html

PORTUGAL, MEU VOVOZINHO

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/11/aldo-mikaelli-e-festa-dos-radialistas-e.html

ALDO MIKAELLI E A FESTA DOS RADIALISTAS e ARARY SOUTO REMEMORADO

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/11/novos-membros-da-academia-de-letras.html

NOVOS MEMBROS DA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR E O LANÇAMENTO DA ANTOLOGIA DE BOLSO "INSPIRAÇÃO"

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/11/recebo-o-premio-cidade-de-curitiba-o.html

RECEBO O PRÊMIO CIDADE DE CURITIBA, O TROFÉU IMPRENSA BRASIL 2016 E O TOP OF MIND QUALITY GOLD

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/12/nauseabundas-calcadas-de-curitiba.html

NAUSEABUNDAS CALÇADAS DE CURITIBA 

 

https://fsoutone.blogspot.com/2016/12/a-situacao-politica-que-ai-esta-por.html

A SITUAÇÃO POLÍTICA QUE AÍ ESTÁ

 

===ooOoo===

 

FOTOGRAFIAS DO ANO

 

===ooOoo===


CURITIBA:


FOTO 21 – visita que recebi de Bruno Luup e familiares no primeiro dia do novo ano de 2016. Na foto: Bruna, Bruno, Edson (Papa) e Beatriz (Bia).


FOTO 22 – Meu amigo e vizinho Rubens com seus familiares.


FOTO 23 – Bia no meu quarto com a Deusa do Sono.


FOTO 24 – Rubens com sua sobrinha e afilhada Bia.


FOTO 25 – Bia



O livro do MON onde sou mencionado:

FOTO 26 – Ricardo Freire, assessor da diretora Teca Sandrini do Museu Oscar Niemeyer - MON traz para mim de presente o livro onde está em palavras e fotografias a exposição que no ano anterior foi inaugurada relatando o meu papel na formação do acervo do extinto Banestado e na promoção de artistas plásticos. 


FOTO 27 Eu com o belo livro.


FOTO 28 – Rubens, meu vizinho, traz o Tibério para figurar nas fotografias.


FOTO 29 – Eu, segurando o Tibério, com Ricardo Freire.


FOTO 30 – O maravilhoso livro.



O presente de Farah Diba:


FOTO 31 – Nossa amiga Farah Diba, de Balneário Camboriú, envia de presente para Rubens Faria Gonçalves e para mim, duas canecas com Tibério e Paco nas mesmas.



A hora da "hata":


FOTO 32 – Neste verão nascem várias "hatas" na minha sacada.


FOTO 33 – À meia-noite Rubens vem apreciar as flores abertas e traz o Tibério, que nesta foto aparece cheirando as flores.


FOTO 34 – Faço como minha mãe no passado: colho uma das flores e levo-a... agora à fotografia dela mesma.Na base do porta-retato de meu pai, está a comenda da Ordem da Rosa que pertenceu ao Visconde de Souto. Entre as fotos de meus pais, estão as dos meus irmãos já falecidos: Olímpio (com a Aparecida) e Ivone (com o Dulci).



CAIOBÁ:


FOTO 35 – Vamos passear em Caiobá. "Los Perros" aparece entre as árvores.


FOTO 36 – Eu pintando os móveis da sala.


FOTO 37 – Fim de tarde.


FOTO 38 – Tibério esticando-se.


FOTO 39 – Tibério esticando-se.


FOTO 40 – Eu com Tibério.


FOTO 41 – A mesa enfeitada para comemorarmos o aniversário do Tibério.


FOTO 42 – Rubens com Tibério.


FOTO 43 – Rubens com Tibério.


FOTO 44 – Rubens com Tibério.


FOTO 45 – Tibério.


FOTO 46 – Início da reforma da Av.Atântica programada para alcançar toda a orla de Matinhos.


FOTO 47 – Início da reforma da Av.Atântica programada para alcançar toda a orla de Matinhos.



CURITIBA:


FOTO 48 – Meu amigo Luiz Arthur Montes Ribeiro veio buscar uma das minhas coleções, aqui The National Geographic Magazine, que dei a ele e que ele direcionou a uma das bibliotecas que sua família disponibiliza gratuitamente ao público para consulta.

FOTO 49 – Na sala da minha biblioteca, que uso como escritório.

FOTO 50 – Na sala da minha biblioteca, que uso como escritório.

FOTO 51 – Memorabilia.

FOTO 52 – Memorabilia.

FOTO 53 – Meu avô Francisco Souto Júnior e meu pai Arary Souto.

FOTO 54 – Minha mãe e meu pai.


===ooOoo===


Meu depoimento ao Instituto Memórias Paraná


O Instituto Memórias Paraná, que considero equivalente ao Museu da Pessoa do Rio de Janeiro, foi criado em Curitiba pelo memorialista Luiz Renato Ribas, para gravar os depoimentos de  personalidades consideradas importantes em suas respectivas áreas, tais como alguns ex-governadores do Paraná, famosos artistas plásticos, arquitetos, atores, escritores, músicos, poetas, jornalistas, médicos, radialistas, enfim, pessoas que se destacaram em dezenas de profissões e em todas as áreas de atividades e do conhecimento, que compõem essa impressionante amálgama de valores humanos que constrói a História do Paraná.

Num estúdio muito confortável, com poltronas de veludo, são colhidos os depoimentos dos convidados. Não há diálogos e a gravação não é posteriormente editada. Rômulo, assessor de Luiz Renato, faz a pergunta inicial: “Quem é você?”, e a pessoa passa a contar a sua história sem limitação de tempo. A média das falas é de cerca de uma hora, mas o convidado é livre para terminar quando quiser, a seu bel prazer. Não se trata de uma entrevista, mas de um depoimento, tal como informei acima.

Meu depoimento durou 47 minutos e eu me senti muito honrado e agradecido pela oportunidade de deixar minhas palavras gravadas para a posteridade.



FOTO 55 Luiz Renato Ribas com sua neta Renata Pinheiro Machado Ribas Silva e o assessor Rômulo José Lima.

FOTO 56 – Rômulo José Lima, Francisco Souto Neto e Luiz Renato Ribas.

FOTO 57 – Luiz Renato Ribas e Francisco Soujto Neto.

FOTO 58 Francisco Souto Neto e Rômulo José Lima.

FOTO 59 – Francisco Souto Neto em alguns momentos da gravação.

FOTO 60 – Francisco Souto Neto em alguns momentos da gravação. 

FOTO 61 – Francisco Souto Neto em alguns momentos da gravação.

FOTO 62 – Francisco Souto Neto em alguns momentos da gravação.

FOTO 63 – Francisco Souto Neto em alguns momentos da gravação.

FOTO 64 – Francisco Souto Neto em alguns momentos da gravação.



A gravação de meu depoimento durou 47 minutos e poderá ser vista e ouvida simplesmente "clicando" no link abaixo, do Instituto Memória Paraná:


Dia das Bruxas:


FOTO 65 – Crianças nossas vizinhas, no Dia das Bruxas vêm ganhar chocolates e doces.

FOTO 66 – Crianças nossas vizinhas, no Dia das Bruxas vêm ganhar chocolates e doces.

FOTO 67 – Crianças nossas vizinhas, no Dia das Bruxas vêm ganhar chocolates e doces.


Maravilhosa cachorradinha:


FOTO 68 – Minha vizinha Tânia Maria Schaykoski, passeando com seus vários cachorros, encontra-se com outras pessoas que também têm diversos pets, e a nossa rua ganha uma movimentação muito agradável de gente e animais confraternizando. A cena era tão bonita que não resisti a tirar algumas fotografias. 

FOTO 69 – Minha vizinha Tânia Maria Schaykoski, passeando com seus vários cachorros, encontra-se com outras pessoas que também têm diversos pets, e a nossa rua ganha uma movimentação muito agradável de gente e animais confraternizando. A cena era tão bonita que não resisti a tirar algumas fotografias. 

FOTO 70 – Minha vizinha Tânia Maria Schaykoski, passeando com seus vários cachorros, encontra-se com outras pessoas que também têm diversos pets, e a nossa rua ganha uma movimentação muito agradável de gente e animais confraternizando. A cena era tão bonita que não resisti a tirar algumas fotografias. 

FOTO 71 – Minha vizinha Tânia Maria Schaykoski, passeando com seus vários cachorros, encontra-se com outras pessoas que também têm diversos pets, e a nossa rua ganha uma movimentação muito agradável de gente e animais confraternizando. A cena era tão bonita que não resisti a tirar algumas fotografias. 



Academia de Letras José de Alencar e a posse de Rubens Faria Gonçalves como sócio efetivo:


FOTO 72 – Dia em que meu amigo e vizinho Rubens Faria Gonçalves foi diplomado como "sócio efetivo" em seu ingresso formal na Academia de Letras José de Alencar. Rubens foi convidado e apadrinhado pela vice-presidente Anita Zippin.

FOTO 73 –  Dia em que meu amigo e vizinho Rubens Faria Gonçalves foi diplomado como "sócio efetivo" em seu ingresso formal na Academia de Letras José de Alencar. Rubens foi convidado e apadrinhado pela vice-presidente Anita Zippin.

FOTO 74  Dia em que meu amigo e vizinho Rubens Faria Gonçalves foi diplomado como "sócio efetivo" em seu ingresso formal na Academia de Letras José de Alencar. Rubens foi convidado e apadrinhado pela vice-presidente Anita Zippin.

FOTO 75 –  Dia em que meu amigo e vizinho Rubens Faria Gonçalves foi diplomado como "sócio efetivo" em seu ingresso formal na Academia de Letras José de Alencar. Rubens foi convidado e apadrinhado pela vice-presidente Anita Zippin.

FOTO 76 –  Dia em que meu amigo e vizinho Rubens Faria Gonçalves foi diplomado como "sócio efetivo" em seu ingresso formal na Academia de Letras José de Alencar. Rubens foi convidado e apadrinhado pela vice-presidente Anita Zippin.

FOTO 77 –  Dia em que meu amigo e vizinho Rubens Faria Gonçalves foi diplomado como "sócio efetivo" em seu ingresso formal na Academia de Letras José de Alencar. Rubens foi convidado e apadrinhado pela vice-presidente Anita Zippin.

FOTO 78 –  Dia em que meu amigo e vizinho Rubens Faria Gonçalves foi diplomado como "sócio efetivo" em seu ingresso formal na Academia de Letras José de Alencar. Rubens foi convidado e apadrinhado pela vice-presidente Anita Zippin.

FOTO 79 –  Dia em que meu amigo e vizinho Rubens Faria Gonçalves foi diplomado como "sócio efetivo" em seu ingresso formal na Academia de Letras José de Alencar. Rubens foi convidado e apadrinhado pela vice-presidente Anita Zippin.

FOTO 80 –  Dia em que meu amigo e vizinho Rubens Faria Gonçalves foi diplomado como "sócio efetivo" em seu ingresso formal na Academia de Letras José de Alencar. Rubens foi convidado e apadrinhado pela vice-presidente Anita Zippin.

FOTO 81 –  Dia em que meu amigo e vizinho Rubens Faria Gonçalves foi diplomado como "sócio efetivo" em seu ingresso formal na Academia de Letras José de Alencar. Rubens foi convidado e apadrinhado pela vice-presidente Anita Zippin.

FOTO 82  Dia em que meu amigo e vizinho Rubens Faria Gonçalves foi diplomado como "sócio efetivo" em seu ingresso formal na Academia de Letras José de Alencar. Rubens foi convidado e apadrinhado pela vice-presidente Anita Zippin.
 
FOTO 83 –  Dia em que meu amigo e vizinho Rubens Faria Gonçalves foi diplomado como "sócio efetivo" em seu ingresso formal na Academia de Letras José de Alencar. Rubens foi convidado e apadrinhado pela vice-presidente Anita Zippin.

FOTO 84 –  Dia em que meu amigo e vizinho Rubens Faria Gonçalves foi diplomado como "sócio efetivo" em seu ingresso formal na Academia de Letras José de Alencar. Rubens foi convidado e apadrinhado pela vice-presidente Anita Zippin.


Como é que eu tenho os pratos da "Collectible Prate Elvis Presley"? E o Natal de 2016:


FOTO 85 – Ceia de Natal em minha casa. Os porta-guardanapos (estou tocando num deles) foi presente de Anita Zippin. O prato é de uma coleção de 12 unidades comprados pelo meu irmão em Nova York (não foi em leilão, mas uma compra direta com certificado de autenticidade) são pintados à mão e pertenceram a "Elvis Collectible Prate Elvis Presley", que eram usados pelo "Rei do Rock" em sua mansão Graceland. Meu irmão deu-os de presente à nossa mãe quando ela esteve visitando-o em Nova York e trouxe esse peso no colo, durante o vôo Nova York - São Paulo.

FOTO 86 – Este não é o certificado de autenticidade, mas uma referência à coleção que eu encontrei na internet.

FOTO 87 – Este não é o certificado de autenticidade, mas uma referência à coleção que eu encontrei na internet.

FOTO 88 – Esta é a parte de baixo de um dos pratos, que são numerados e controlados.

FOTO 89 – A mesa arrumada para a ceia, com os pratos da coleção Elvis.

FOTO 90 – A mesa arrumada para a ceia, com os pratos da coleção Elvis.

FOTO 91 – Esperando pelos convidados.

FOTO 92 – Detalhe da árvore de Natal.

FOTO 93 Isabelle vestida de "Mamãe Noel" com seu namorado Guilherme Cofortin e sua mãe Dione Mara.

FOTO 94 – Minha sobrinha Dione Mara.

FOTO 95 – Guilherme e Isabelle.

FOTO 96 – Rossana e Dione Mara, minhas sobrinhas.

FOTO 97 – Marion e seu marido Felipe Bill.

FOTO 98 – Rubens e Dione Mara.

FOTO 99 – Eu e minhas duas sobrinhas-netas Isabelle e Marion, antes de começarmos a jantar.

FOTO 100 Como digo todas as vezes, "o melhor é sempre a sobremesa".

FOTO 101 – Isabelle e a árvore de Natal.

FOTO 102 – Minhas quatro sobrinhas.

FOTO 103 – Depois da ceia, Rubens convida a todos para subirmos ao seu apartamento, andares acima do meu, para tomarmos licores.

FOTO 104 Noutro dia, recebo familiares do Rubens.

FOTO 105 Souto e Edson "Papa".

FOTO 106 Souto e Edson "Papa" com sua neta Bia.

FOTO 107 Olga Juraitis (mãe de Bruna), Bruna Lupp e Bia. 


===ooOoo===

 

FIM DO ANO 2016

 

===ooOoo===

 

 

2 de setembro de 2023:

80 ANOS ESTA NOITE

 

CONTINUA NA

PARTE  40

O ano 2017

 

===ooOoo===

  

 

Francisco Souto Neto de "Papai Noel" em 2023 aos 80 anos.

 

===ooOoo=== 

Nenhum comentário:

Postar um comentário