sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

FRANCISCO SOUTO NETO em 2018 (PARTE 41).

 

Francisco Souto Neto em 2018 aos 75 anos.

 

===ooOoo===

 

 

2 de setembro de 2023:

80 ANOS ESTA NOITE

PARTE  41

Recordando 

o ano 2018

 

 

===ooOoo===

 

O ANO 2018

 

===ooOoo===

 

Meu amigo Rubens residia no mesmo prédio que eu, no Centro Cívico, ele no apartamento do 5º andar, ambos septuagenários e com os problemas de saúde comuns à nossa idade. Por precaução, fizemos o seguinte: dei uma chave do meu apartamento a ele, e ele me deu uma do seu, para o caso de que um de nós sofresse algum problema súbito e precisasse de socorro.

Pois após alguns meses ocorreu comigo: eu vinha do banheiro para o quarto, quando me senti mal. Difícil explicar, mas percebi que algo de muito errado ocorria comigo. Olhei ao meu telefone, que ficava no outro extremo do quarto. Fui andando em direção ao aparelho, mas eu “via” que as paredes laterais do quarto afastavam-se de mim como se tivessem rodas. Era uma espécie de delírio que me assustou bastante. Eu andava em direção ao telefone e ele parecia afastar-se tal como as paredes. Consegui alcançar o aparelho e lembro-me de ter sentido medo de que o Rubens não estivesse em casa. Disquei o número e... meu amigo atendeu. Eu disse a ele que eu estava passando mal e pedi que me socorresse. Desliguei o telefone e caí de joelhos, e daí apoiei-me no chão com os cotovelos. Rubens nem tomou o elevador. Desceu correndo pelas escadas do prédio com a minha chave na mão e entrou chamando por mim. Encontrou-me no chão, apoiado nos joelhos e cotovelos.

Ele tentava levantar-me para que eu me deitasse na cama ou no sofá que havia no meu quarto, sem o conseguir. Pedi-lhe apenas que pusesse uma almofada sob minha cabeça, ali mesmo no chão, e chamasse por socorro.

Para encurtar a narrativa, eu sofrera uma forte queda de pressão, felizmente nada grave... pois eu naquele momento temia que estivesse desenvolvendo um AVC.

Meses depois, após almoçarmos no restaurante que frequentávamos, quando íamos sair Rubens sentiu-se mal. Perdia o equilíbrio e eu e os presentes (entre os mesmos estava minha amiga Graziela Maia, que me ajudou) sentamo-lo numa cadeira, enquanto o dono do restaurante pediu uma ambulância. Também para não me alongar: meu amigo sofrera o mesmo que eu: uma violenta e súbita queda de pressão arterial.

Foi quando pensamos no seguinte: seria bom se ambos comprássemos casas num condomínio de preferência para idosos, e que fossem casas vizinhas. Achamos que seria melhor para nossa segurança à medida em que ficássemos mais velhos e doentes. E realmente começamos a pesquisar. Descobrimos que existem condomínios mais ou menos como desejávamos, porém... sempre muito distantes do centro de Curitiba. Nós queríamos estar no centro de Curitiba, próximos a tudo: supermercados, restaurantes, cinemas, hospitais, teatros, feira, shopping centers, consultórios...

Casualmente passávamos em frente a um prédio central, dos mais tradicionais da história da arquitetura curitibana, com placas de “vende-se” em dois dos seus andares. O edifício era de um apartamento por andar, onde na década de 60 moraram dois amigos de meu pai: Ercílio Slaviero e João Vargas de Oliveira. Eu sabia que eram apartamentos enormes, muito bonitos, tendo uma vasta sala com um janelão frontal todo de vidro com 12 metros de extensão, 4 quartos e 4 banheiros. Além disso, tinha também quarto grande de empregada e uma despensa de bom tamanho. Avaliamos então a possibilidade de, dividindo as despesas, morarmos num mesmo apartamento que, sendo enorme, poderia nos acomodar muito bem. Cada qual teria sua própria parte íntima no imóvel, e compartilharíamos a mesma área social, copa, cozinha, área de serviço. Por incrível que pareça, as negociações demoraram mais ou menos um ano até que chegamos a um consenso com o dono de um dos apartamentos e o compramos. Já se passaram cinco anos e nossa convivência tem sido muito positiva. Quase não uso mais o meu carro e a localização do imóvel é muito privilegiada. Ademais, a experiência de compartilharmos um mesmo apartamento resultou positiva. Além disso é ótimo aparceirar tanto os cuidados ao imóvel quanto assistirmos a filmes das mais variadas procedências, de diretores considerados os melhores do cinema de todos os tempos. É ótimo ter a constante companhia de pessoa inteligente e de grande cultura.

Agora, no ano de 2024 em que escrevo estas palavras, com a pandemia abrandada em 2023 e agora considerada uma endemia, espero que tenhamos saúde e disposição para ainda fazermos longas viagens, apesar das limitações físicas que vamos começando a enfrentar. Desejo que o futuro continue sendo extenso, positivo e amplo para ambos e para todos os amigos que me leem.

(E.T. - Eu deveria ter comentado, na PARTE 40 destas memórias (mas acabei me esquecendo de fazê-lo) sobre uma experiência muito desagradável ocorrida no ano anterior, 2017, quando precisei passar por uma angioplastia para colocação de "stents" nas coronárias. Se algum amigo desejar conhecer como isso transcorreu, encontrará no meu blog abaixo, sob o título: "PASSO A PASSO DO CATETERISMO, DA ANGIOPLASTIA E DAS ANGÚSTIAS DECORRENTES, ou PLANO DE SAÚDE versus HOSPITAL versus UTI: UMA VIA-CRUCIS").

https://fsoutone.blogspot.com/2018/06/passo-passo-do-cateterismo-da.html

 

===ooOoo===

 

PUBLICAÇÕES DE LIVROS

 

===ooOoo===



FOTO 1 Capa de O Sangue dos Monstros. Participamos com contos (em ordem alfabética): Adriano Siqueira, Bianca Luna, Dione M. S. Rosa, Eduardo B. S. Silveira, Francisco Souto Neto, Rafael Golob, Rubens Faria Gonçalves e Valter Cardoso. O conto de minha sobrinha Dione Mara Souto da Rosa (O Anel Maldito), o meu (O Monstro do Sótão) e de Rubens Faria Gonçalves (Um Paco Insólido) podem ser lidos neste link:

https://fsoutoneto.blogspot.com/2018/07/livro-o-sangue-dos-monstros-antologia.html


FOTO 2 – Segunda orelha.


FOTO 3 – Relação dos autores.


FOTO 4 – Quarta capa: comentário de Dione Mara Souto da Rosa.


 
FOTO 5 – Capa do livro Passageiros do Desconhecido. Os participantes da obra com contos, em ordem alfabética: Bryan Haveroth, Eduardo Brindizi Simões Silveira, Francisco Souto Neto, Liana Zilber Vivekananda, Mc Migliorini, Nicole Sigaud, Osvaldo Meza, Rubens Faria Gonçalves, Valter Cardoso, Vitória Zavattieri. O conto do Rubens (O Homem, a Águia e o Mar) e o de Francisco Souto Neto (O Homem do Ar) poderão ser lidos no seguinte link:

FOTO 6 – Fotografia dos autores reunidos na Feira do Poeta, onde ocorreu o lançamento da coletânea "Passageiros do Desconhecido".


---o--- 



FOTO 7 Capa do fascículo “Saudade”, o Volume 5 da Antologia de Bolso da Academia de Letras José de Alencar. Participaram os acadêmicos  Anita Zippin, Ariadne Zippin, Arioswaldo Trancoso Cruz, Celso de Macedo Portugal, Dálio Zippin Filho, Dione Mara Souto da Rosa, Francisco Souto Neto, Hamilton Bonat, Joatan Marcos de Carvalho, Noilves Araldi, Rosana Andriguetto, Rubens Faria Gonçalves, Vera Lúcia Rauta e Tânia Rosa Ferreira Cascaes. Francisco Souto Neto teve publicado o poema A Velha Amoreira, Rubens participou com o poema Rua de Terra, Dione Mara Souto da Rosa com Casa de Chá na Lua. Entretanto, a obra completa, com os poemas de todos os acima mencionados, poderá ser lida neste link:

https://fsoutoneto.blogspot.com/2018/12/livro-saudade-antologia-de-bolso-volume.html

 

---o--- 


FOTO 8 Rubens Faria Gonçalves com seu livro Um Pouco de Mel e Sal, do qual a Apresentação foi feita por Francisco Souto Neto. Tanto a Apresentação quanto o Sumário estão no link abaixo, que darão uma ideia do conteúdo da obra:

 https://fsoutoneto.blogspot.com/2018/12/livro-um-pouco-de-mel-e-sal-de-rubens.html

 

FOTO 9 – Orelha, capa e quarta capa (ou contracapa) da obra.

FOTO 10 Traços biográficos do autor.

FOTO 11 – Um pensamento de Rubens Faria Gonçalves.

FOTO 12 – Capa do livro Os Barbosas do Sul de Mato Grosso, um vigoroso, rico e consistente trabalho genealógico de Ledir Marques Pedrosa, sobre uma das mais importantes famílias de Mato Grosso do Sul. Edith Barbosa Souto, mãe de Francisco Souto Neto, a avó, a bisavó, a trisavó e a tetravó matriarca explicam a ascendência de milhares e milhares dos descendentes dos colonizadores do referido Estado Federativo.
 

FOTO 13 – Ledir Marques Pedrosa, minha prima, autora do formidável livro.

FOTO 14 – Na página 154, na primeira coluna estão as fotografias de minha avó Izolina Barbosa Macedo, mais uma foto de Izolina com três filhos (a filha da direita é Edith) e uma fotografia de Edith Barbosa Souto em 1962. Na segunda coluna está uma foto 3x4 de Arary Souto, pai de Francisco Souto Neto. E a foto de família e Arary e Edith, composta por Olímpio, Ivone e Francisco (Neto).

FOTO 15 – Na página 155 está a biografia de Arary Souto e sua árvore genealógica que alcança a realeza lusitana. Também refere-se individualmente aos três filhos do casal Arary e Edith.


FOTO 17 – As páginas 156 e 157 abrangem os parentescos de Francisco Souto Neto. As legendas das fotografias fazem as fascinantes correlações.

FOTO 18 – A página 158 faz minuciosas revelações do percurso de vida de Francisco Souto Neto, generosamente estudado pela prima autora Ledir Marques Pedrosa.

FOTO 19 – No começo da página 159 termina a parte de “Francisco Souto Neto”, iniciando ali “Cláudio Barbosa Macedo”, irmão de minha mãe.

FOTO 20 – Na página 424, a cores, Ledir Marques Pedrosa homenageia alguns parentes e ali estou eu com o Paco.

FOTO 21 – Na quarta capa (ou contracapa) do livro, há uma fotografia de Marion Souto da Rosa Lemes, minha sobrinha-neta, então bailarina, usando um tuto cor de rosa, no momento em que executa um salto no palco do Teatro Positivo de Curitiba. Abaixo encontram-se dois links sobre a obra de Ledir Maques Pedrosa:

https://fsoutone.blogspot.com/2018/06/o-livro-de-ledir-marques-pedrosa-os.html

https://soutoneto.blogspot.com/2020/06/os-barbosas-do-sul-de-mato-grosso-de.html

 

===ooOoo===


Foi ótimo ter escrito para o PORTAL IZA ZILLI, e assim transcorreu até que a jornalista enfrentou um grande problema: seu espaço na internet, com seu próprio nome, foi furtado. Desta maneira ela perdeu tudo o que o seu Portal veiculou na web. Minha coluna salvou-se porque eu a preservei como “cópia de segurança”, e agora aí está para continuar sendo lida, já que muito do que escrevi tem alguma importância, seja ela histórica, seja pela simples curiosidade dos pesquisadores da internet.

 

Durante o ano de 2018 foram estas as matérias publicadas por Francisco Souto Neto para a internet:

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/01/historias-do-cemiterio-do-catumbi-parte.html

HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI - PARTE 1 (de 13) por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/01/historias-do-cemiterio-do-catumbi-parte_12.html

HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI - PARTE 2 (de 13) por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/01/historias-do-cemiterio-do-catumbi-parte_91.html

HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI PARTE 3 (de 13) por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/01/historias-do-cemiterio-do-catumbi-parte_7.html

HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI PARTE 4 (de 13) por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/01/historiasdo-cemiterio-do-catumbi-parte5.html

HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI PARTE 5 (de 13) por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/01/historias-do-cemiterio-do-catumbi-parte_67.html

HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI PARTE 6 (de 13) por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/01/historias-do-cemiterio-do-catumbi-parte_38.html

HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI PARTE 7 (de 13) por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/01/historias-do-cemiterio-do-catumbi-parte_86.html

HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI PARTE 8 (de 13) por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/01/historias-do-cemiterio-do-catumbi-parte_72.html

HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI PARTE 9 (de 13) por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/01/historiasdo-cemiterio-do-catumbi.html

HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI PARTE 10 (de 13) por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/01/historias-do-cemiterio-do-catumbi-parte_79.html

HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI PARTE 11 (de 13) por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/01/historias-do-cemiterio-do-catumbi-parte_77.html

HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI PARTE 12 (de 13) por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/01/historias-do-cemiterio-do-catumbi-parte_62.html

HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI PARTE 13 (FINAL) por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/01/historias-bonitas-e-feias-do-cemiterio.html

HISTÓRIAS BONITAS E FEIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI por Francisco Souto Neto

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/01/nucleo-de-literatura-e-cinema-andre_1.html

NÚCLEO DE LITERATURA E CINEMA ANDRÉ CARNEIRO por Francisco Souto Neto 

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/01/ortisei-ou-st-ulrich-ou-urtijei-um-dos.html

ORTISEI, OU ST. ULRICH, OU URTIJËI, UM DOS LUGARES MAIS FASCINANTES DO MUNDO

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/02/os-primordios-do-petroleo-no-brasil-e.html

OS PRIMÓRDIOS DO PETRÓLEO NO BRASIL e UMA HOMENAGEM PÓSTUMA no CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/03/1988-ha-30-anos-uma-ebulicao-cultural.html

1988: UMA AGITAÇÃO CULTURAL HÁ 30 ANOS

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/03/academia-de-letras-jose-de-alencar.html

ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR: PRIMEIRA REUNIÃO DE 2018 

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/04/banco-do-brasil-versus-atendimento.html

BANCO DO BRASIL versus ATENDIMENTO PORCARIA

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/05/aldo-mikaelli-saudade-e-um-livro.html

ALDO MIKAELLI: SAUDADE E UM LIVRO INACABADO

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/05/reuniao-de-maio-na-academia-de-letras.html

REUNIÃO DE MAIO NA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR – ALJA

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/06/o-livro-de-ledir-marques-pedrosa-os.html

O LIVRO DE LEDIR MARQUES PEDROSA: "OS BARBOSAS NO SUL DE MATO GROSSO", por Francisco Souto Neto

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/06/passo-passo-do-cateterismo-da.html

PASSO A PASSO DO CATETERISMO, DA ANGIOPLASTIA E DAS ANGÚSTIAS DECORRENTES, ou PLANO DE SAÚDE versus HOSPITAL versus UTI: UMA VIA-CRUCIS.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/06/reuniao-de-junho-de-2018-da-academia-de.html

REUNIÃO DE JUNHO DE 2018 DA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/07/pre-lancamento-de-o-sangue-dos-monstros.html

PRÉ-LANÇAMENTO DE "O SANGUE DOS MONSTROS", por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/07/o-lancamento-das-antologias-o-sangue.html

LANÇAMENTO DAS ANTOLOGIAS "O SANGUE DOS MONSTROS" E "PASSAGEIROS DO DESCONHECIDO" por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/08/centro-civico-de-curitiba-belezas-e.html

CENTRO CÍVICO DE CURITIBA: BELEZAS E FEIURAS entre a PREFEITURA e o PALÁCIO IGUAÇU por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/08/rua-comendador-araujo-em-curitiba.html

RUA COMENDADOR ARAÚJO EM CURITIBA: PASSADO E PRESENTE por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/12/reuniao-da-academia-de-letras-jose-de.html

REUNIÃO DA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR em OUTUBRO de 2018, por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/12/sessao-solene-da-academia-de-letras.html

SESSÃO SOLENE DA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR em NOVEMBRO de 2018 - Por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutone.blogspot.com/2018/12/confraternizacao-entre-os-coautores-da.html

Confraternização entre os coautores da coletânea PASSAGEIROS DO DESCONHECIDO, por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutoneto.blogspot.com/2018/12/livro-um-pouco-de-mel-e-sal-de-rubens.html

Livro UM POUCO DE MEL E SAL de RUBENS FARIA GONÇALVES. Apresentação por Francisco Souto Neto.

 

https://fsoutoneto.blogspot.com/2018/12/livro-saudade-antologia-de-bolso-volume.html

Livro "SAUDADE" - Antologia de Bolso - Volume 5 - Academia de Letras José de Alencar.

 

https://fsoutoneto.blogspot.com/2018/07/livro-o-sangue-dos-monstros-antologia.html

Livro O SANGUE DOS MONSTROS, antologia organizada por Dione M. S. Rosa e Adriano Siqueira.

 

https://fsoutoneto.blogspot.com/2018/07/livro-passageiros-do-desconhecido.html

Livro PASSAGEIROS DO DESCONHECIDO, antologia organizada por KEETRIN OLIVEIRA e VALTER CARDOSO.

 

https://fsoutoneto.blogspot.com/2018/12/livro-um-pouco-de-mel-e-sal-de-rubens.html

Livro UM POUCO DE MEL E SAL de RUBENS FARIA GONÇALVES. Apresentação por Francisco Souto Neto.

 

===ooOoo===

 

 AS FOTOGRAFIAS MAIS MEMORÁVEIS DE 2018

 

===ooOoo===


FOTO 22 – Reunião em casa com os colegas do Núcleo de Literatura e Cinema André Carneiro. Aqui, Keetrin e Valter.

FOTO 23 – Eduardo e Golob.

FOTO 24 – Valter e Rubens.

FOTO 25 – Mara e Keetrin.

FOTO 26 – Keetrin e Valter.

FOTO 27 – Mara.

FOTO 28 – Dione Mara e Rubens com pinturas deste.

FOTO 29 – Recebo a visita de meu primo Luis Antônio e Mariangela  com o casal Yasmine e Fabrício também meus primos.

FOTO 30 – Visitas de meus primos.

FOTO 31 – Visitas de meus primos.

FOTO 32 – Visitas de meus primos.

FOTO 33 – Esther e Rosalice.

FOTO 34 – Esther e Rosalice.

FOTO 35 – Esther e Rosalice.





















FOTO 57 – Na celebração de Corpus Christi fotografamos os tapetes coloridos feitos com serragem, flores e outros elementos, na Av. Cândido de Abreu.

FOTO 58 – Na celebração de Corpus Christi fotografamos os tapetes coloridos feitos com serragem, flores e outros elementos, na Av. Cândido de Abreu.

FOTO 59 – Na celebração de Corpus Christi fotografamos os tapetes coloridos feitos com serragem, flores e outros elementos, na Av. Cândido de Abreu.

FOTO 60 – Na celebração de Corpus Christi fotografamos os tapetes coloridos feitos com serragem, flores e outros elementos, na Av. Cândido de Abreu.


FOTO 61 – Na celebração de Corpus Christi fotografamos os tapetes coloridos feitos com serragem, flores e outros elementos, na Av. Cândido de Abreu.

FOTO 62 – Na celebração de Corpus Christi fotografamos os tapetes coloridos feitos com serragem, flores e outros elementos, na Av. Cândido de Abreu.

FOTO 63 – Na celebração de Corpus Christi fotografamos os tapetes coloridos feitos com serragem, flores e outros elementos, na Av. Cândido de Abreu.

FOTO 64 – Na celebração de Corpus Christi fotografamos os tapetes coloridos feitos com serragem, flores e outros elementos, na Av. Cândido de Abreu.


FOTO 66 – Na celebração de Corpus Christi fotografamos os tapetes coloridos feitos com serragem, flores e outros elementos, na Av. Cândido de Abreu.

FOTO 67 – Na celebração de Corpus Christi fotografamos os tapetes coloridos feitos com serragem, flores e outros elementos, na Av. Cândido de Abreu.

FOTO 68 – Na celebração de Corpus Christi fotografamos os tapetes coloridos feitos com serragem, flores e outros elementos, na Av. Cândido de Abreu.

FOTO 69 – Na celebração de Corpus Christi fotografamos os tapetes coloridos feitos com serragem, flores e outros elementos, na Av. Cândido de Abreu.

FOTO 70 Recebo Rubens, Dione Mara, Noilves e o casal Arioswaldo de Yara, colegas da Academia de Letras José de Alencar – ALJA.

FOTO 71  Recebo Rubens, Dione Mara, Noilves e o casal Arioswaldo de Yara, colegas da Academia de Letras José de Alencar – ALJA.

FOTO 72  Recebo Rubens, Dione Mara, Noilves e o casal Arioswaldo de Yara, colegas da Academia de Letras José de Alencar – ALJA.

FOTO 73 Recebo Rubens, Dione Mara, Noilves e o casal Arioswaldo de Yara, colegas da Academia de Letras José de Alencar – ALJA.

FOTO 74  Recebo Rubens, Dione Mara, Noilves e o casal Arioswaldo de Yara, colegas da Academia de Letras José de Alencar – ALJA.

FOTO 75  Recebo Rubens, Dione Mara, Noilves e o casal Arioswaldo de Yara, colegas da Academia de Letras José de Alencar – ALJA.

FOTO 76 Esquina da Marechal Hermes com a Mauá. É sempre triste a chuva na cidade; lembra um poema de Rimbaud.

FOTO 77 Chuva na minha rua.

FOTO 78 Chuva na minha rua.

FOTO 79 Assembleia Legislativa e Palácio Iguaçu à noite...

FOTO 80 – ...com o zoom da máquina fotográfica é possível observar.

FOTO 81  Nova reunião da Academia de Letras José de Alencar. Na qualidade de 2º Secretário e depois de Secretário Geral, jamais faltei a uma reunião.

FOTO 82  Nova reunião da Academia de Letras José de Alencar.

FOTO 83 – Nova reunião da Academia de Letras José de Alencar.

FOTO 84 Nova reunião da Academia de Letras José de Alencar.

FOTO 85  Nova reunião da Academia de Letras José de Alencar.

FOTO 86  Nova reunião da Academia de Letras José de Alencar.

FOTO 87 Nova reunião da Academia de Letras José de Alencar.

FOTO 88 Nova reunião da Academia de Letras José de Alencar.

FOTO 89  Nova reunião da Academia de Letras José de Alencar.

FOTO 90 – Nova reunião da Academia de Letras José de Alencar. Nesta foto, estou mostrando o livro de minha prima Ledir Marques Pedrosa, que levei a pedido da autora como presente à biblioteca da Academia.

FOTO 91Nova reunião da Academia de Letras José de Alencar.

FOTO 92 Após a reunião da Academia de Letras, o lanche.

FOTO 93 Nova reunião da Academia de Letras José de Alencar. Este livro é uma coletânea da qual faço parte.

FOTO 94  Filho de meu saudoso amigo Antônio Dönatz, que é um artista plástico, o Marcelo Dönatz.

FOTO 95  Marcelo Dönatz.

FOTO 96  Marcelo Dönatz.



















FOTO 115 – O velho médico, na foto com seu filho, de quem compramos um novo apartamento.

FOTO 116 – Meses depois, as obras avançadas da reforma.

FOTO 117 – Com Farah Diba no imóvel ainda vazio.

FOTO 118 – Meu 75º aniversário, discretíssimo, ainda no endereço da Marechal Hermes.

FOTO 119 – O novo imóvel vai ganhando cores...

FOTO 120 – ...e o começo da mudança dos móveis.

FOTO 121 O apartamento vai tomando forma.

FOTO 122 O arquiteto Wanderei Munhoz Siqueira montando os móveis da cozinha.

FOTO 123 A visita de minhas sobrinhas Mara e Isabelle.

FOTO 124 – Este lado do meu quarto fica pronto.

FOTO 125 – Este outro lado do meu quarto ainda está sendo montado.

FOTO 126 – A visita de minha amiga Sônia Thomaz.

FOTO 127 – A visita de minha amiga Sônia Thomaz.

FOTO 128 – Armada a árvore de Natal.

FOTO 129 – Visita do Robert.

FOTO 130 – Véspera do Natal e a mesa arrumada para a ceia.

 
FOTO 131 Marion na véspera do Natal. 

 

ATENÇÃO:

 

Há uma única fotografia do Natal de 2018, que é da minha sobrinha-neta Marion, que se vê acima.

No lugar de fotografias, fiz um filme com duração de 7 minutos. Primeiro faço um rápido passeio pelo novo apartamento, até à mesa preparada para receber a ceia de Natal, e então há a chegada dos convidados: minhas sobrinhas, as duas sobrinhas-netas e os namorados destas.

Eis o link para assistir ao filminho; é só clicar!


https://www.youtube.com/watch?v=w04uyLPCIhA&t=18s


===ooOoo===

 

FIM DO ANO 2018

 

===ooOoo===

 

 

2 de setembro de 2023:

80 ANOS ESTA NOITE

 

CONTINUA NA

PARTE  42

O ano 2019

 

===ooOoo===

 

 

Francisco Souto Neto em 2023 aos 80 anos.

 

 

===ooOoo===

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário