segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

FRANCISCO SOUTO NETO no ano 2017 (PARTE 40).

 

FOTO 1 Lúcia Helena Souto Martini e Francisco Souto Neto em noite de autógrafos.

 

===ooOoo===

 

 

2 de setembro de 2023:

80 ANOS ESTA NOITE

PARTE  40

Recordando

o ano 2017

 

 

===ooOoo===

 

O ANO 2017

 

===ooOoo===

  

Para mim o ano de 2017 girou todo como um satélite ao redor da biografia do Visconde de Souto. Transcorreram 11 anos desde que eu e minha prima Lúcia Helena Souto Martini tivemos a ideia de fazermos uma investigação a fundo sobre o nosso trisavô. Na bibliografia da nossa obra nós relacionamos mais de 600 livros pesquisados e fizemos duas viagens ao Rio de Janeiro para irmos aos arquivos das instituições que guardam a memória do Império Brasileiro, notadamente o Segundo Reinado. Contratamos um estagiário em História do Brasil para que ele ficasse pesquisando na Biblioteca Nacional, durante meses, os principais jornais da Capital Imperial entre 1860 e 1880, encaminhando-nos cópia das publicações mencionando o Visconde de Souto, principalmente a partir de setembro de 1864, quando ocorreu a Quebra do Souto, uma falência que naquele tempo remoto chegou a ser noticiada até na Austrália, que era o remotíssimo "novo continente".

Nesta PARTE 40 de minhas memórias, refiro-me à mencionada obra biográfica. Resolvi publicar as fotografias da noite de autógrafos, porém achei melhor fazê-lo num adendo específico que chamarei de "ADENDO À PARTE  40", uma sequência composta exclusivamentge com fotografias das pessoas que compareceram ao Palacete dos Leões naquela noite de autógrafos. Tal "adendo" tem, portanto, o propósito de perenizar a presença de amigos e parentes que tão carinhosamente deslocaram-se de suas residências para irem cumprimentar-nos e comprar o nosso livro. 

O link para que se alcance o "ADENDO À PARTE A PARTE 40" encontra-se após a FOTO 158.

A todos, nossa gratidão infinita. 

 

===ooOoo===

 

PUBLICAÇÕES EM JORNAIS

 

===ooOoo===


 

JORNAL DA RUA XV: A ENTREVISTA E O VISCONDE 

 

FOTO 2 – Jornal da Rua XV - Edição 03 - Nov. 2017 - A capa.

FOTO 3 – Página 13

FOTO 4 Página 14

FOTO 5 Os autores Lúcia Helena Souto Martini e Francisco Souto Neto. Entre ambos, Rubens Faria Gonçalves, revisor da obra.

 

Francisco Souto Neto foi crítico de arte e militante das artes plásticas no Paraná, fundador do Museu Banestado, um importante centro de apoio aos artistas plásticos paranaenses. É escritor e jornalista. Autor, em coautoria com sua prima Lúcia Helena Souto Martini, da biografia do seu trisavô, o Visconde de Souto (1813-1880), ele é o nosso entrevistado deste mês.

 

FOTO 6 A capa da biografia

 

Durante muitos anos Francisco Souto Neto participou como diretor ou conselheiro de órgãos oficiais ligados à Secretaria de Estado da Cultura. Nessa época chegou a assinar textos para a página dos editoriais da Gazeta do Povo, graças ao apoio do diretor do jornal, o saudoso Dr. Francisco Cunha Pereira Filho, de quem foi par de diretorias e de conselhos de algumas instituições, tais como o Conselho de Cultura da Telepar, da Sociedade dos Amigos dos Museus de Curitiba, e outras.

 

FOTO 7   Os autores

 

Em 2014 Francisco Souto Neto recebeu o título de comendador. É membro da Academia de Letras, a cuja diretoria pertence, e onde ocupa a cadeira patronímica nº 26, de Emiliano Perneta.

Nos últimos anos Souto Neto escreveu artigos para o Jornal Água Verde, Folha do Batel e Jornal do Centro Cívico.

 

* * *

 

A  ENTREVISTA

 

 – Como foi o trabalho de pesquisa que resultou no livro Visconde de Souto - Ascensão e "Quebra" no Rio de Janeiro Imperial?

Francisco Souto Neto – Eu e minha prima Lúcia Helena Souto Martini, que reside na cidade paulista da Paulínia, iniciamos as pesquisa sobre nosso trisavô em 2006 e no ano seguinte começamos a escrever a biografia. Além das viagens que fizemos ao Rio de Janeiro para conhecermos as fontes primárias nos registros das instituições que guardam a memória do Brasil, tais como Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e diversos outros, pesquisamos na internet e consultamos o impressionante número de 620 livros graças a "Livros de Google". Também compramos mais de uma centena de livros em sebos, alguns editados no século XIX, através da Estante Virtual, que são parte dos alicerces da biografia do Visconde de Souto. Após uns sete anos de trabalho intenso, contratamos uma ONG, a Unicultura, para enquadrar a obra à Lei Rouanet e publicar o livro através de sua própria editora. O enquadramento foi feito, com publicação no Diário Oficial da União. Essa ONG, entretanto, disse-nos não ter conseguido patrocínio de empresas e que o livro não seria publicado. Sentimo-nos lesados pela tal ONG, e frustrados, pois só tivemos prejuízo, decepção e perda de tempo. Até que surgiu uma editora de Curitiba, a Prismas, que no começo deste ano de 2017 se interessou pela obra e editou o livro com quase 600 páginas.

 

– Fale sobre esse seu parente distante que foi o primeiro banqueiro particular do Brasil.

Francisco Souto Neto – O português António José Alves Souto, o Visconde de Souto, meu trisavô, veio para o Brasil em 1828 aos 15 anos, criou a primeira casa bancária particular do país, conhecida popularmente como Casa Souto, que chegou a rivalizar com o Banco do Brasil. Fundou a Junta de Corretores que se transformou na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, fez parte da primeira diretoria da Caixa Econômica e presidiu a Beneficência Portuguesa. Através de decreto, tornou-se o banqueiro oficial da Casa Imperial do Brasil. Por volta de 1850 formou um jardim zoológico em sua chácara, importando animais de três continentes; foi a primeira vez que os brasileiros viram leões, ursos, elefantes. Aos domingos ele abria o zoológico ao público, sem nada cobrar. Abolicionista, comprava escravos para alforriá-los. Sustentou creches, amparou crianças órfãs e assegurou-lhes a educação. Sua casa bancária faliu em 10 de setembro de 1864, acontecimento noticiado até em países remotos como Nova Zelândia e Austrália. Esse episódio, registrado na História como "Quebra do Souto", é tratado na segunda metade do livro biográfico.

 

– Quais as diferenças entre o banqueiro do Rio de Janeiro Imperial e os atuais? 

Francisco Souto Neto – O que realmente surpreende até a nós que somos os autores do  livro, é que a inculpabilidade e a probidade do Visconde no episódio da "Quebra do Souto" foram enaltecidas pela Comissão de Inquérito, que o inocentou, e confirmadas através de centenas de autores que escreveram sobre o assunto. Nosso livro não teve o propósito de defender o Visconde de Souto, mas apenas tirar do esquecimento um dos mais importantes personagens do Brasil Imperial. Daí, lendo os editoriais dos três jornais do Rio de Janeiro que funcionavam na década de 60 do século XIX, bem como as revistas da época, podemos ter uma certeza: o Visconde de Souto e os outros banqueiros, tais como Gomes & Filho, Montenegro, Lima & Cia, Oliveira & Bello – que foram de roldão nas mais de cem falências arrastadas pelo "Quebra do Souto" – eram extremamente honestos e entregaram às suas respectivas massas falidas todos os seus bens, até mesmo as alianças de casamento, para pagamento aos credores. As diferenças daqueles banqueiros com os atuais "banqueiros usurários" e alguns corruptos, denunciados pela mídia nacional, são de tal modo ululantes que nem precisarei me estender nesta reflexão; basta procurar na internet por "10 banqueiros que se enrolaram nos últimos 15 anos".

 

– Fale sobre o lançamento do livro no Palacete dos Leões em Curitiba. 

Francisco Souto Neto – Graças às gentilezas do BRDE, proprietário do Centro Cultural que funciona no histórico e belo Palacete dos Leões aqui em Curitiba, eu e minha prima tivemos uma notável noite de autógrafos. Foi um sucesso, com a presença de muitos amigos que lá estiveram e participaram do coquetel. Referido palacete é sede da Academia de Letras José de Alencar, da qual sou membro, onde ocupo a cadeira patronímica nº 26, de Emiliano Perneta.

 

– Onde encontrar o livro à venda?

Francisco Souto Neto – Como transferimos os direitos autorais à Editora Prismas para que publicasse o livro, por exigência do contrato nós tivemos que comprar muitos exemplares para revendê-los na noite de autógrafos. Para evitar que faltassem livros naquela ocasião, compramos um número bem grande de exemplares... e grande parte dos que sobraram continuam em nossas mãos. Ainda por exigência do contrato, somos obrigados a revender os livros por no mínimo R$98,00. Se alguém tiver interesse em conhecer a obra, poderá entrar em contato comigo através do Facebook "in box", ou com minha prima, que ficarei muito grato. A editora também o vende pelo mesmo preço.

 

-o-

 

 

===ooOoo===

 

 

EDIÇÃO ESPECIAL DO JORNAL 

"TROFÉU IMPRENSA BRASIL"



FOTO 8   Capa da Edição Especial 2017


No mês passado o jornalista Carlos Queiroz Maranhão lançou uma edição especial do jornal TROFÉU IMPRENSA BRASIL em homenagem às principais personalidades que há décadas vêm sendo apontadas para a outorga do prêmio.

 

Sílvio Santos e o Troféu Imprensa Brasil


Enquanto o empresário Sílvio Santos mantém a marca para uso em São Paulo, onde a premiação é destinada exclusivamente a artistas (principalmente da televisão), Carlos Maranhão, aqui no Paraná, mantém a franquia concedida para áreas de atuação muito mais amplas, porque abrangem uma diversificada premiação a profissionais liberais, e aos setores comercial e industrial. Alcança também políticos, membros do judiciário e as classes social e artística.

Entretanto, a franquia de Carlos Maranhão não é limitada apenas ao Paraná, porque as premiações, que ocorrem uma vez ao ano, destinam-se a valores profissionais e a lideranças de todo o território nacional, por isso mesmo se denomina Troféu Imprensa Brasil. Até 2009 ele realizava apenas o Troféu Imprensa Paraná, mas a partir do ano seguinte obteve os direitos pela realização do evento nacional.

Os critérios para a escolha dos homenageados competem às empresas de jornalismo de Carlos Maranhão, e as indicações passam pela análise de profissionais de todos os segmentos da imprensa que abrangem jornais e revistas, rádio e televisão.

Carlos Maranhão, mestre em Comunicação Social, é jornalista, publicitário e teólogo, formado pela PUC-PR, com diversas especializações. É diretor do jornal O Repórter do Paraná, da Agência de Notícias International Press, e da Paraná Revista. 

No começo da década de 80 ele subintitulava seu evento social como "Noites de Carolina", numa carinhosa alusão à sua cidade natal, localizada no Maranhão. Foi naquela época que eu pela primeira vez fui homenageado pelo meu amigo, por causa do sucesso que alcancei com o Programa de Cultura do Banestado, por mim instituído naquele tempo em que, em minha carreira no extinto banco oficial do Paraná, pude me dedicar ao apoio às artes plásticas, às letras, à música e também ao teatro e cinema. Na qualidade de Assessor para Assuntos de Cultura da Diretoria (depois da Presidência) do Banestado, o resultado do meu trabalho era observado diuturnamente pela imprensa paranaense.  

 

A Edição Especial 2017:


Abaixo, algumas das 24 páginas da Edição Especial 2017:



FOTO 9  Páginas 8 e 9.

FOTO 10   Detalhe da página 9 com homenagem a Francisco Souto Neto.

FOTO 11   As duas páginas centrais, 12 e 13, com mais uma referência a Francisco Souto Neto.

FOTO 12   Detalhe da página 13.

-o- 

===ooOoo===

 

PUBLICAÇÕES EM REVISTAS

 

===ooOoo===

 

Revista Conexão Literária - Academia de Letras José de Alencar (artigo de Dione Souto Rosa).

Revista Conexão Literatura

Janeiro 2017 – ISSN 2448-1068 – Nº 19

Editor Geral: Ademir Pasca

NOTÍCIAS

ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR

Por Dione Souto Rosa

 


FOTO 13  Capa (Página de rosto)



FOTO 14   Página 18



FOTO 15   Página 19


FOTO 16   Última capa

 

       A Academia de Letras José de Alencar com sede em Curitiba, deu posse em data de 22 de novembro de 2016 a seus novos membros efetivos, correspondentes e sócios titulares. A solenidade foi realizada no Palacete dos Leões, belíssima edificação histórica franqueada à Academia para suas reuniões e eventos onde funciona o Centro Cultural BRDE. A Academia de Letras José de Alencar comemora seus 77 anos de existência e é presidida pela jornalista, advogada e escritora Anita Zippin.

       A autora Dione Mara Souto da Rosa, ou apenas Dione Souto Rosa, é indicada para ocupar a cadeira 21, cujo patrono é Uriel Tavares, pertencendo anteriormente a Pedro Saturnino Vieira de Magalhães. Outros sócios efetivos como Cibele Cristina Freitas de Resende, Rosana Andriguetto de Carvalho, Luiz Fernando de Queiroz e Alberto Silva Gomes passaram a ocupar cadeiras patronímicas, sendo que Noilves Araldi, Rubens Faria Gonçalves e Vera Rauta passam a sócios efetivos, bem como Ledir Marques Pedrosa integra o quadro como sócia correspondente, pois é de Campo Grande, MS.

     Nessa distinta cerimônia foi lançada a Antologia de Bolso “INSPIRAÇÃO”, organizada por Anita Zippin e Joatan Marcos de Carvalho numa tiragem de 12 mil exemplares desenvolvida em arte e prosa por dez membros da Academia de Letras José de Alencar: Anita Zippin, Ariadne Zippin, Arioswaldo Trancoso Cruz, Celso de Macedo Portugal, Dione Mara Souto da Rosa, Francisco Souto Neto, Hamilton Bonat, Joatan Marcos de Carvalho, Rosana Andriguetto e Tânia Cascaes. A ideia é a distribuição gratuita da Antologia em lugares públicos como interior de ônibus e inúmeros outros locais, levando e divulgando suas letras a todos. Quem desejar baixar poderá fazê-lo gratuitamente pelo: 

 

http://fsoutoneto.blogspot.com.br/2016/11/livro-inspiracao-antologia-de-bolso.html

 

FOTO 17   Legenda da fotografia publicada:

 “Dione Souto Rosa com seu tio e padrinho Francisco Souto Neto, sócio titular da Academia.”

-o-

 

 

===ooOoo===

 

 

PUBLICAÇÕES EM LIVROS

 

 

===ooOoo===

  

FRANCISCO SOUTO NETO EM VOZES DO PARANÁ:

"MECENAS POR OPÇÃO E CONQUISTA"

 

FOTO 18 Capa do livro VOZES DO PARANÁ - RETRATOS DE PARANAENSES - Volume 9 – “Francisco Souto Neto: Mecenas por opção e conquista”, por Aroldo Murá G. Haygert.

FOTO 19 – Francisco Souto Neto no Palacete Garibaldi com o Volume 9 de VOZES DO PARANÁ.

FOTO 20 – O autor Aroldo Murá fazendo uma dedicatória a Francisco Souto Neto.

FOTO 21 – Francisco Souto Neto e o senador Osmar Dias localizando seus nomes na capa da obra e trocando dedicatórias.

FOTO 22 – Esta é a abertura do capítulo “Francisco Souto Neto mecenas por opção e conquista”.

FOTO 23 – No dia do lançamento do livro, à tarde recebi visita do amigo Erik Kutinskas (proprietário do restaurante Zimbro, onde na época eu almoçava diariamente), trazendo um vaso de orquídeas brancas para homenagear-me, pois faço parte das personalidades que constam do Volume 9 de VOZES DO PARANÁ. 

FOTO 24 – As orquídeas que embelezaram meu apartamento.


ATENÇÃO:

QUEM DESEJAR LER A ÍNTEGRA, OU VER AS FOTOGRAFIAS DO CAPÍTULO “FRANCISCO SOUTO NETO - MECENAS POR OPÇÃO E CONQUISTA”, BASTA CLICAR SOBRE O SEGUINTE LINK:

https://soutoneto.blogspot.com/2020/04/vozes-do-parana-retratos-de-paranaenses.html

 

===ooOoo===



LANÇAMENTO DE "VISCONDE DE SOUTO: ASCENSÃO E 'QUEBRA' NO RIO DE JANEIRO IMPERIAL.


FOTO 25 Este foi o convite para o lançamento de “Visconde de Souto: Ascensão e ‘Quebra’ no Rio de Janeiro Imperial”

FOTO 26 – A capa da biografia com 586 páginas.

FOTO 27 – Contracapa, lombada, capa e orelha da obra.

FOTO 28 – Os autores Francisco Souto Neto e Lúcia Helena Souto Martini.

FOTO 29 – Abrindo qualquer página, aleatoriamente, da volumosa obra.

FOTO 30 – O Palacete dos Leões preparado para a noite do lançamento da biografia.

FOTO 31 – O cartaz na porta central do palacete.

FOTO 32 –Dione Mara Souto da Rosa e Isabelle Edith Aguilar da Rosa, mãe e filha, ajudam atendendo aos convidados que entram ao palacete.

FOTO 33 – Os autores Lúcia Helena Souto Martini e Francisco Souto Neto.

FOTO 34 – Os convidados fazem fila para os autógrafos dos autores na obra adquirida.

 

ATENÇÃO:

SÃO MUITAS AS FOTOGRAFIAS DA NOITE DO LANÇAMENTO DA BIOGRAFIA DO VISCONDE DE SOUTO. POR ISSO, OS REGISTROS FOTOGRÁFICOS DE TODOS OS CONVIDADOS QUE COMPARECERAM PODERÃO SER VISTOS NUM “ADENDO” ESPECIAL, QUE SERÁ A PARTE 41 DESTAS MEMÓRIAS.

 

===ooOoo===

 


FOTO 35 Esta é a capa da revista VAMPIRELLE Nº1, uma história concebida pelos nossos colegas da Academia de Letras Adriano Siqueira, Dione Mara Souto da Rosa e Isabelle Aguilar. As fotografias da historieta foram feitas no meu apartamento e como personagem atuou também Rubens Faria Gonçalves. Isabelle, minha sobrinha, fez o papel de Vampirelle. A história completa, com todos os seus créditos, poderá ser vista no seguinte link: 

https://fsoutoneto.blogspot.com/2017/10/vampirelle-contos-de-vampirelle.html

 

===ooOoo===


 

FOTO 36 A antologia O Sangue dos Vampiros foi organizada por Adriano Siqueira. Dentre outros coautores, participamos eu, Francisco Souto Neto, Dione Mara Souto da Rosa e Rubens Faria Gonçalves. Quem quiser, poderá ver as fotografias de cada um dos coautores, ler os currículos de cada um, mas as transcrições completas, neste blog, são apenas dos três autores acima mencionados. É só clicar neste link:

https://fsoutoneto.blogspot.com/2017/10/livro-o-sangue-dos-vampiros-coletanea.html

  

===ooOoo===


FOTO 37 – Capa do livro de Dione Mara Souto da Rosa, “A Prosa Gótica de Álvares de Azevedo em ‘Noite na Taverna’.”, que eu prefaciei.

FOTO 38 – Esta é a orelha do livro, com fotografia e dados da autora. O prefácio de Francisco Souto Neto poderá ser lido neste link:

 

https://fsoutoneto.blogspot.com/2017/10/livro-prosa-gotica-de-alvares-de.html

===ooOoo===

 

FOTO 39 – Mais um livro lançado por Dione Mara Souto da Rosa neste ano de 2017, “Naga”, que eu também prefaciei. Para ler o prefácio e ter mais informações sobre o livro, é preciso clicar neste link:

 

https://fsoutoneto.blogspot.com/2017/10/livro-naga-de-dione-m-s-rosa-com.html

 

===ooOoo===

FOTO 40 – “Ponta Grossa História Mínima”, de Josué Corrêa Fernandes, é um livro de efemérides. Muito interessante porque relata, cronologicamente, fatos históricos e culturais ocorridos na história de Ponta Grossa, mencionando os nomes das pessoas que participaram desses acontecimentos. O autor faz, assim, registros históricos. Eu, Francisco Souto Neto, e meu pai Arary Souto, estamos ali mencionados. Na minha juventude fiz parte das diretorias do Centro Cultural Euclides da Cunha e na União dos Trovadores do Brasil seção Ponta Grossa. Mas meu pai teve grande importância na História Ponta-grossense, como diretor de redação do diário Jornal do Paraná e diretor geral da Rádio Central do Paraná desde 1955 até à data de seu falecimento em 1963, presidente do Rotary Club de Ponta Grossa e várias outras atribuições “ars gratia artis”, que sugiro incluir na eventualidade de alguma reedição do livro, obviamente enquadrando os fatos a datas específicas, por tratar-se de um livro de efemérides. 

 

 

===ooOoo===


PARA LEMBRAR PACO E TIBÉRIO

 

Paco morreu dois anos antes, em 2015, e Tibério neste 2017. Filmes bem curtinhos para nos lembrarmos dos cachorrinhos: 

https://www.youtube.com/watch?v=5dGhQ_eKrsg

No filme acima, de 1 minuto e 56 segundos, é simplesmente do Tibério bebendo leite ao som de música de Nino Rota chamada “Beba mais leite” cantada em italiano. 

https://www.youtube.com/watch?v=vmGHY8MS1JY

O filme acima tem apenas 13 segundos. Quando Tibério ficou velhinho, já não conseguir pular para a cama. Então o Rubens fez uma escadinha para que ele pudesse subir quando quisesse. 

https://www.youtube.com/watch?v=54KXnixdlWA

Para rir, Rubens fez este filminho de apenas 44 segundos, chamado “DUPLA DINÂMICA”: Tibério Batman e Paco Robin. Muito engraçado!


 ===ooOoo=== 


REFERÊNCIAS A SOUTO NETO NA INTERNET

 

 

===ooOoo===

  

 

FOTO 41 – O PORTAL IZA ZILLI, ao anunciar que Luislinda de Valois foi para o MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS, divulgou uma fotografia em que aparecemos juntos, no dia em que ambos tomamos posse na Academia de Letras José de Alencar, em 2017.

FOTO 42 – A notícia, na página respectiva.

FOTO 43 Mas Aroldo Murá divulga no Diário Indústria & Comércio minha indignação com  o Governo Temer.

FOTO 44 A mesma notícia na internet.

FOTO 45  Na coluna da internet, Aroldo Murá faz quatro chamadas sobre assuntos envolvendo minha pessoa.

FOTO 46 No Diário Indústria & Comércio, Aroldo Murá menciona-me como um dos seus convidados a figurar no Volume 9 de VOZES DO PARANÁ, prestes a ser lançado.

FOTO 47  Aroldo Murá comentando uma publicação minha sobre o glamour do cinema hollywoodiano da década de 50 ao avanço cultural do cinema europeu.

FOTO 48 Aroldo Murá comenta sobre os seus convidados para o Volume 9 de VOZES DO PARANÁ.

FOTO 49 Novo convite para o lançamento do livro.


===ooOoo===


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:


COMO SÃO MUITAS AS FOTOGRAFIAS TIRADAS DURANTE O LANÇAMENTO DE VOZES DO PARANÁ 9 RESOLVI, PARA QUE ESTE BLOG COMPORTE TODAS ELAS, QUE VOU SIMPLESMENTE COLOCÁ-LAS ABAIXO DESTAS PALAVRAS, MAS SEM LEGENDAS E SEM NUMERAÇÃO. 

APÓS ESSE BLOCO DE FOTOGRAFIAS DA NOITE DE AUTÓGRAFOS DE AROLDO MURÁ, A SEQUÊNCIA DESTE BLOG PROSSEGUIRÁ NORMALMENTE COM AS FOTOGRAFIAS DO MEU DIA A DIA QUE ME PARECEREM SIGNIFICATIVAS NESTE ANO DE 2017 e QUE VÃO DO Nº 50 ATÉ 158.

EIS, PORTANTO, A NOITE DO LANÇAMENTO DE VOZES DO PARANÁ VOLUME 9:










































 

===ooOoo===

 

FOTOGRAFIAS REPRESENTATIVAS DO ANO 2017.

  

===ooOoo===


CURITIBA


FOTO 50 – As visitas de Rubens Faria Gonçalves, Dione Mara Souto da Rosa e Adriano, para verem alguns exemplares de meus antigos gibis.

FOTO 51 – A revista que Adriano segura é o TERROR NEGRO nº 1.

FOTO 52 – As antigas revistas de terror.



REUNIÃO DA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR

FOTO 53 – Reunião na Academia de Letras José de Alencar.

FOTO 54 – Reunião na Academia de Letras José de Alencar.

FOTO 55 – Reunião na Academia de Letras José de Alencar.

FOTO 56 – Reunião na Academia de Letras José de Alencar.









EXPOSIÇÃO NA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA






EDITORA PRISMAS COMPROMETE-SE A PUBLICAR A BIOGRAFIA DO VISCONDE DE SOUTO AINDA EM 2017






FOTO 65 – Lembrança do dia em que Adriano Siqueira vem à minha casa, para aqui filmar e fotografar a sequência de uma história com Vampirelle, estralada por Isabelle Aguilar no papel de Vampurelle e Rubens Faria Gonçalves no papel do detetive.



    VISITA DE JOHANNA DI BERNARDI

FOTO 66 – A visita da galerista Johanna Di Bernardi.



    NOVA REUNIÃO DA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR










  TRABALHADORES PROTESTANDO CONTRA TEMER E O GOVERNO DO PARANÁ.  



O PRIMEIRO EXEMPLAR (PELAS EDITORAS CHAMADO DE "BONECO") PARA REVISÃO ANTES DA IMPRESSÃO DEFINITIVA.


O NASCIMENTO DE LEILA

FOTO 81 – Nasce o bebê Leila dos vizinhos Mari e Heberth. A comunicação vem com deliciosos suspiros.

 
CAIOBÁ


FOTO 82 – Passeio a Caiobá.

FOTO 83 – Passeio a Caiobá.

FOTO 84 – Passeio a Caiobá.

FOTO 85 – Passeio a Caiobá.

FOTO 86 – Passeio a Caiobá.

FOTO 87 – Passeio a Caiobá.

FOTO 88 – Passeio a Caiobá.

FOTO 89 – Passeio a Caiobá.

FOTO 90 – Passeio a Caiobá.


CURITIBA


FOTO 91 – Recebo a visita do colega Mustafá Ali Kanso, escritor já consagrado, convidar-me para fazer o prefácio de sua próxima obra. Anita Zippin foi convidada para fazer a apresentação do mesmo livro. Nós escrevemos, Mustafá gostou muito e ia entregar o trabalho à editora. Duas ou três semanas depois, porém, no dia 26 de julho de 2017, Mustafá faleceu repentinamente, vítima de um ataque cardíaco. Tudo muito triste. Fui ao seu velório e havia filas com muitas centenas de pessoas, principalmente alunos, que foram homenageá-lo. Foi um amigo inteligente, gentil, inesquecível.

FOTO 92 – Eu e Rubens vemos um apartamento à venda e vamos olhá-lo por curiosidade.




FOTO 96 – Em passeio a Caiobá, vemos os primeiros quarteirões da Av. Atlântica já reformados.

FOTO 97 – Em passeio a Caiobá, vemos os primeiros quarteirões da Av. Atlântica já reformados.

FOTO 98 – Em passeio a Caiobá, vemos os primeiros quarteirões da Av. Atlântica já reformados.

FOTO 99 – Em passeio a Caiobá, vemos os primeiros quarteirões da Av. Atlântica já reformados.

FOTO 100 – Em passeio a Caiobá, vemos os primeiros quarteirões da Av. Atlântica já reformados.

FOTO 101 – Em passeio a Caiobá, vemos os primeiros quarteirões da Av. Atlântica já reformados.

FOTO 102 – Em passeio a Caiobá, vemos os primeiros quarteirões da Av. Atlântica já reformados.

FOTO 103 – Em passeio a Caiobá, vemos os primeiros quarteirões da Av. Atlântica já reformados.

FOTO 104 – Em passeio a Caiobá, vemos os primeiros quarteirões da Av. Atlântica já reformados.

FOTO 105 – Em passeio a Caiobá, vemos os primeiros quarteirões da Av. Atlântica já reformados.


CURITIBA


Minha prima Lúcia Helena e outros primos vêm a Curitiba para o lançamento da biografia do Visconde de Souto.

FOTO 106 – Minha querida prima Lúcia Helena Souto Martini, minha coautora na biografia do Visconde de Souto, vem a Curitiba para o lançamento do nosso livro.

FOTO 107 – Minha querida prima Lúcia Helena Souto Martini, minha coautora na biografia do Visconde de Souto, vem a Curitiba para o lançamento do nosso livro.

FOTO 108 – Minha querida prima Lúcia Helena Souto Martini, minha coautora na biografia do Visconde de Souto, vem a Curitiba para o lançamento do nosso livro.

FOTO 109 – Minha querida prima Lúcia Helena Souto Martini, minha coautora na biografia do Visconde de Souto, vem a Curitiba para o lançamento do nosso livro.

FOTO 110 – Minha querida prima Lúcia Helena Souto Martini, minha coautora na biografia do Visconde de Souto, vem a Curitiba para o lançamento do nosso livro.

FOTO 111 – Minha querida prima Lúcia Helena Souto Martini, minha coautora na biografia do Visconde de Souto, vem a Curitiba para o lançamento do nosso livro.

FOTO 112 – Minha querida prima Lúcia Helena Souto Martini, minha coautora na biografia do Visconde de Souto, vem a Curitiba para o lançamento do nosso livro.

FOTO 113 – Minha querida prima Lúcia Helena Souto Martini, minha coautora na biografia do Visconde de Souto, vem a Curitiba para o lançamento do nosso livro.

FOTO 114 – Minha querida prima Lúcia Helena Souto Martini, minha coautora na biografia do Visconde de Souto, vem a Curitiba para o lançamento do nosso livro.

FOTO 115 – Minha querida prima Lúcia Helena Souto Martini, minha coautora na biografia do Visconde de Souto, vem a Curitiba para o lançamento do nosso livro.

FOTO 116 – Minha querida prima Lúcia Helena Souto Martini, minha coautora na biografia do Visconde de Souto, vem a Curitiba para o lançamento do nosso livro.


A visita de Ninon Moraes

FOTO 117 – Recebo Ninon, filha de Dona Astrid Lange Batista Rosas, que adquire a biografia do Visconde de Souto.

FOTO 118 – Recebo Ninon, filha de Dona Astrid Lange Batista Rosas, que adquire a biografia do Visconde de Souto.


A visita do calígrafo Ricardo Freire


A visita do jornalista Carlos Queiroz Maranhão

FOTO 127 – O jornalista Carlos Queiroz Maranhão lançou uma edição especial do jornal TROFÉU IMPRENSA BRASIL em homenagem às principais personalidades que há décadas vêm sendo apontadas para a outorga do prêmio, e trouxe para mim alguns exemplares.

FOTO 128 – O jornalista Carlos Queiroz Maranhão lançou uma edição especial do jornal TROFÉU IMPRENSA BRASIL em homenagem às principais personalidades que há décadas vêm sendo apontadas para a outorga do prêmio, e trouxe para mim alguns exemplares.



OBSERVAÇÃO SOBRE O TROFÉU IMPRENSA:


As pessoas geralmente conhecem o Troféu Imprensa divulgado por Sílvio Santos. A explicação do mesmo Troféu Imprensa ser promovido por Carlos Queiroz Maranhão no Paraná é interessantíssima e deve ser lida por todos que queiram entender o que se passa, clicando neste link:



FOTO 129 – O jornalista Carlos Queiroz Maranhão lançou uma edição especial do jornal TROFÉU IMPRENSA BRASIL em homenagem às principais personalidades que há décadas vêm sendo apontadas para a outorga do prêmio, e trouxe para mim alguns exemplares.

FOTO 130 – O jornalista Carlos Queiroz Maranhão lançou uma edição especial do jornal TROFÉU IMPRENSA BRASIL em homenagem às principais personalidades que há décadas vêm sendo apontadas para a outorga do prêmio, e trouxe para mim alguns exemplares.

FOTO 131 – Crianças vizinhas que vêm ao meu apartamento no Dia das Bruxas para ganharem doces.


PONTA GROSSA


FOTO 132 – Vou a Ponta Grossa e visito os lugares da minha juventude. Na Rua XV de Novembro, quase esquina com a Augusto Ribas, a Casa Lange, um prédio art-nouveau que era a residência de Sr. Afonso e Dª Romilda, pais de Astrid, Mildred e Lílian, grandes amigos dos meus pais.

FOTO 133 – Na esquina da Rua XV com a Augusto Ribas ficava a Joalheria Gravina. O Gildo Gravina era amigo de meu irmão e Gisah Gravina amiga de minha irmã.

FOTO 134 – De frente para a Joalheria Gravina estão o Cine Ópera e o Edifício Ópera. Aqui era a bilheteria do cinema.

FOTO 135 – Esta é a fachada do Cine Ópera.

FOTO 136 – Da esquina do Cine Ópera (o toldo verde é da Joalheria Gravina) vê-se a casa cor de rosa que era a residência de nossos vizinhos e amigos da família Ribas. Ao lado estava a casa que era minha residência.

FOTO 137 – Aqui mais de perto dá para ver a casa dos Ribas (agora cor de rosa) e em seguida é a enorme e moderna construção de uma agência do Banco do Brasil, onde estava a minha casa. Na esquina ficava a Assembleia Legislativa (mesma área ocupado pela enorme agência do Banco do Brasil).

FOTO 138 – Do portão da minha casa, olhando para o lado da Rua XV de Novembro, era esta a minha vista... a mesmíssima que continua até hoje sem nada mudar. À direita, um pedacinho do Palacete Vendrami que ficava em frente à minha casa.

FOTO 139 – O Palacete Vendrami em frente à minha casa. Esta pintura do casarão em 2017 estava muito feia. Vendo hoje o imóvel através do Google, vejo que a pintura foi refeita e agora, em 2024,  tem um aspecto bem elegante.

FOTO 140 – No lado oposto, onde a Augusto Ribas é cortada pela Rua Marechal Deodoro, vê-se a casa vermelha que era do general. Acima da casa do general vê-se a torre a atual catedral de Ponta Grossa, que acho feia. A cúpula da antiga catedral era mais bonita.

FOTO 141 – No lugar onde seria em frente ao portão para a entrada da minha casa, vejo mais uma vez que essa vista nunca mudou desde a década de 50. Faz-me parecer que estou olhando o meu passado.

FOTO 142 – Do outro lado da rua, eu olho em direção para onde era minha casa e a casa dos Ribas, e vejo uma porção de prédios atrás. Esses edifícios, sim, não existiam quando aqui residi.

FOTO 143 – Apenas um quarteirão abaixo da fachada do Cine Ópera está o prédio que na minha infância era a Escola de Aplicação, onde estudei no 1º e 2º anos do primário.

FOTO 144 – À noite, eu e Rossana vamos ao jantar para o qual fomos convidados por Aldo Mikaeli, na sua festa anual de homenagem aos radialistas da cidade, e à memória dos que já morreram. A memória de meu pai iria ser homenageada. Aqui, Aldo Mikaeli e sua secretária.

FOTO 145 – Durante o jantar.

FOTO 146 – Eu e Rossana.

FOTO 147 – Eu e Aldo Mikaeli.


CURITIBA


A visita de Mercedes e Elice






A visita de Tânia Dallegrave Góes


FOTO 152 – Minha colega do Banestado, Tânia Dallegrave Góes, e que anos após minha aposentadoria foi uma das minhas sucessoras no cargo de Assessora para Assuntos de Cultura, passou às minhas mãos várias lembranças que guardou do nosso Banco, e alguns preciosos documentos.

FOTO 153 – Minha colega do Banestado, Tânia Dallegrave Góes, e que anos após minha aposentadoria foi uma das minhas sucessoras no cargo de Assessora para Assuntos de Cultura, passou às minhas mãos várias lembranças que guardou do nosso Banco, e alguns preciosos documentos.


Reunião do Núcleo de Literatura e Cinema André Carneiro

FOTO 154 – Reunião do fim de ano no Núcleo de Literatura e Cinema André Carneiro – NLCAC.  

FOTO 155 – Reunião do fim de ano no Núcleo de Literatura e Cinema André Carneiro – NLCAC.  

FOTO 156 – Reunião do fim de ano no Núcleo de Literatura e Cinema André Carneiro – NLCAC.  

FOTO 157 – Reunião do fim de ano no Núcleo de Literatura e Cinema André Carneiro – NLCAC.  

FOTO 158 – Reunião do fim de ano no Núcleo de Literatura e Cinema André Carneiro – NLCAC.  


===ooOoo===

 

Durante todo o ano de 2016 foram estas as matérias publicadas por Francisco Souto Neto no PORTAL IZA ZILLI:

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/01/praga-capital-da-republica-tcheca-por.html

PRAGA, CAPITAL DA REPÚBLICA TCHECA

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/01/rouen-catedral-e-igreja-das-pedras-que.html

ROUEN: JOANA D'ARC, A CATEDRAL E A IGREJA DAS PEDRAS QUE CAEM

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/02/fafa-de-belem-quem-diria-tem-me.html

FAFÁ DE BELÉM, QUEM DIRIA, TEM ME TELEFONADO 

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/02/os-italianos-de-savona-por-francisco.html

OS ITALIANOS DE SAVONA

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/03/dubai-deslumbre-ousadia-e-delirio-por.html

DUBAI - DESLUMBRE, OUSADIA E DELÍRIO

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/03/dois-eventos-culturais.html

DOIS EVENTOS CULTURAIS

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/03/aluminosa-cidade-do-fim-do-mundo-por.html

ALUMINOSA, A CIDADE DO FIM DO MUNDO

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/03/o-que-foi-o-programa-de-cultura-do.html

O QUE FOI O PROGRAMA DE CULTURA DO BANESTADO - APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA 

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/04/acgb-vida-urbana-uma-bencao-sobre.html

ACGB / VIDA URBANA - UMA BÊNÇÃO SOBRE CURITIBA

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/04/zermatt-e-matterhorn-por-francisco.html

ZERMATT e MATTERHORN 

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/05/reuniao-da-academia-de-letras-jose-de.html

REUNIÃO DA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR versus EDITORA PRISMAS versus VISCONDE DE SOUTO

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/05/cultura-hollywoodiana-ponta-grossense.html

CULTURA HOLLYWOODIANA PONTA-GROSSENSE ou O ICÔNICO CINE ÓPERA 

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/05/o-visconde-de-souto-financiou-estrada.html

O VISCONDE DE SOUTO FINANCIOU A ESTRADA UNIÃO E INDÚSTRIA, A PRIMEIRA RODOVIA PAVIMENTADA NO BRASIL

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/06/frogner-park-em-oslo-noruega-com-o.html

OSLO, NA NORUEGA, E SEU INCRÍVEL FROGNER PARK

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/06/os-100-anos-de-wilson-barbosa-martins.html

OS 100 ANOS DE WILSON BARBOSA MARTINS

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/07/a-incrivel-igreja-expiatoria-da-sagrada.html

A INCRÍVEL IGREJA EXPIATÓRIA DA SAGRADA FAMÍLIA, DE GAUDÍ, EM BARCELONA

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/07/madri-e-salamanca-por-francisco-souto.html

MADRI E SALAMANCA

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/07/lembrancas-do-carcere-mamertino-e-sua.html

LEMBRANÇAS DO CÁRCERE MAMERTINO E SUA CRUZ INVERTIDA

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/08/lancamento-de-vozes-do-parana-9-convite.html

LANÇAMENTO DE VOZES DO PARANÁ 9 - CONVITE 

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/08/a-1-literatiba-em-1282017-no-memorial.html

A 1ª LITERATIBA em 12.8.2017 no MEMORIAL DE CURITIBA

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/08/vozes-do-parana-9-as-minhas-paginas-por.html

VOZES DO PARANÁ 9 - AS FOTOGRAFIAS DO LANÇAMENTO

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/08/francisco-souto-neto-em-vozes-do-parana.html

FRANCISCO SOUTO NETO em VOZES DO PARANÁ 9: AS FOTOS PUBLICADAS E AS NÃO PUBLICADAS

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/08/o-sucesso-da-1-literatiba-por-francisco.html

O sucesso da 1ª LITERATIBA

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/08/francisco-souto-neto-falando-sobre-seu.html

MINHA PALESTRA NA ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE IMPRENSA

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/09/lancamento-da-biografia-do-visconde-de.html

LANÇAMENTO DA BIOGRAFIA DO VISCONDE DE SOUTO

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/10/colmar-franca-um-sonho-medieval-por.html

COLMAR (FRANÇA), UM SONHO MEDIEVAL

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/10/a-historia-da-biblioteca-da-alja-por.html

A HISTÓRIA DA BIBLIOTECA DA ALJA

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/10/livro-do-mon-e-ricardo-freire-o.html

Livro do MON e Ricardo Freire, o calígrafo

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/11/o-anjinho-de-petropolis-por-francisco.html

O ANJINHO DE PETRÓPOLIS 

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/11/honfleur-os-impressionistas-e-erik.html

HONFLEUR, OS IMPRESSIONISTAS E ERIK SATIE

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/11/academia-de-letras-jose-de-alencar.html

ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR - NOVOS MEMBROS EM SEU 78º ANIVERSÁRIO 

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/12/strasbourg-bondes-canais-e-catedral.html

STRASBOURG (ESTRASBURGO): BONDES, CANAIS E CATEDRAL

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/12/bela-grafia-e-ma-grafia-por-francisco.html

BELA GRAFIA E MÁ GRAFIA

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/12/jornal-da-rua-xv-entrevista-e-o-visconde.html

JORNAL DA RUA XV: A ENTREVISTA E O VISCONDE

 

https://fsoutone.blogspot.com/2017/12/uma-introspeccao-sobre-minha-biografia.html

UMA INTROSPECÇÃO SOBRE MINHA BIOGRAFIA & POEMAS E MÁXIMAS DE RUBENS FARIA GONÇALVES

 

===ooOoo===

 

LIVRO SOBRE O VISCONDE DE SOUTO - EIS AS

FOTOGRAFIAS DOS CONVIDADOS

 

No adendo a seguir haverá unicamente  fotografias da noite de autógrafos do lançamento da biografia do Visconde de Souto.


===ooOoo===

 

2 de setembro de 2023:

80 ANOS ESTA NOITE

 

Continua em

um adendo

à PARTE  40

do ano 2017

 

===ooOoo===  

 

Francisco Souto Neto em 2023 aos 80 anos.

 

===ooOoo===


Nenhum comentário:

Postar um comentário